Freddy Adu, um prodígio do futebol estadunidense, ingressou no Benfica, um dos clubes mais prestigiados de Portugal, em julho de 2007. Na época, o atleta tinha apenas 18 anos quando se juntou ao clube, vindo do Real Salt Lake da Major League Soccer (MLS). Relembre, agora a trajetória de Freddy Adu no Benfica.
Quando Adu chegou ao clube português?
Adu chegou com grande expectativa por parte do público, sendo visto como uma futura estrela do futebol mundial. Desse modo, durante sua primeira temporada, em 2007/2008, Freddy Adu teve oportunidades limitadas no Benfica, acumulando apenas 11 aparições no Campeonato Português de Futebol, conhecido como Liga Portugal ou Primeira Liga.
Apesar do tempo de jogo restrito, Adu mostrou flashes de seu talento, marcando alguns gols, inclusive em competições da Taça da Liga Portuguesa e na Liga dos Campeões (Champions League). No entanto, enfrentou dificuldades para se adaptar ao estilo de jogo europeu e à competitividade do elenco do Benfica.
Após a primeira temporada, ele foi por empréstimo a vários clubes para ganhar mais experiência e tempo de jogo, incluindo AS Monaco, na França, Belenenses, em Portugal, Aris Thessaloniki, na Grécia, e Çaykur Rizespor, na Turquia. Apesar das esperanças iniciais, Adu não conseguiu se firmar no Benfica ou em qualquer dos clubes para os quais se mudou.
Eventualmente, Freddy Adu deixou o Benfica em 2011, retornando aos Estados Unidos e continuando sua carreira em vários clubes ao redor do mundo. Ausente dos campos desde 2021, o jogador recebeu a alcunha de “novo Pelé” pelos estadunidenses, seus compatriotas.
Quantos títulos Freddy Adu conquistou com o Benfica?
Durante sua passagem pelo clube da Liga Portugal, Freddy Adu não conquistou títulos. O atleta teve poucas oportunidades de jogo e foi emprestado a vários outros clubes durante seu contrato com o Benfica. De acordo com as estatísticas do TransferMarkt, o jogador fez 4 gols pelo clube português.
Freddy Adu foi por empréstimo do Benfica para o AS Monaco, na França, durante a temporada 2008/2009, mas não marcou nenhum gol. Já em 2009, o meio-campista foi por empréstimo ao Belenenses, em Portugal, onde também deixou sem marcar gols.
Em 2010, Adu também integrou o Aris Thessaloniki, na Grécia: jogou 5 partidas e marcou 1 gol. Embora tenha tido um pouco mais de sucesso no Aris, sua passagem foi curta e ele não conseguiu um impacto significativo na equipe.
O empréstimo ao Çaykur Rizespor, da Turquia, aconteceu em 2011, antes de o jogador retornar ao Benfica e deixá-lo no mesmo ano. Depois do clube espanhol, Adu seguiu para o Philadelphia Union, da MLS.
Quantos títulos Freddy Adu conquistou em sua carreira?
Apesar do extenso currículo, Freddy Adu conquistou um título de destaque em sua carreira pelo D.C. United: a MLS em 2004. Relembre a trajetória do jogador pelos inúmeros clubes de sua carreira.
Trajetória de Freddy Adu
O meio-campista estadunidense Freddy Adu começou sua carreira profissional no D.C. United em 2004, com apenas 14 anos, e jogou lá até 2006. Em 2007, transferiu-se para o Real Salt Lake. Além disso, ainda em 2007, Adu se mudou para a Europa, ingressando no Benfica, um dos clubes mais prestigiados de Portugal.
Durante sua permanência no Benfica até 2011, Adu foi por empréstimo a vários clubes europeus para ganhar experiência. Após sua passagem pelo Benfica, Freddy Adu retornou aos Estados Unidos para jogar pelo Philadelphia Union até 2013, quando deixou os Estados Unidos para jogar pelo Bahia, do Brasil.
Das terras brasileiras, Adu seguiu para o Jagodina, na Sérvia, em 2014. No ano seguinte, Adu se juntou ao KuPS, na Finlândia, e foi por empréstimo ao KuFu-98, outro clube finlandês. De 2015 a 2016, o estadunidense jogou pelo Tampa Bay Rowdies do Campeonato da Liga Unida de Futebol (USL Championship).
Em 2018, atuou pelo Las Vegas Lights, outra equipe da USL Championship. Por fim, em 2021, o jogador teve uma breve passagem pelo Österlen FF, na Suécia, último clube pelo qual atuou profissionalmente.
O que aconteceu com o jogador?
Quando Freddy Adu, então com 14 anos, assinou seu primeiro contrato na MLS, tornando-se o jogador mais bem pago da liga, com um salário de 500 mil libras esterlinas, isso gerou repercussão mundial.
Aos 16 anos, Adu já jogava regularmente e recebeu a convocação para a seleção dos Estados Unidos. Inclusive, ele também recebeu convite do Manchester United para um período de testes em 2006.
Infelizmente, o jogador prodígio não conseguiu obter uma permissão de trabalho e não pôde participar de nenhum jogo competitivo. Após perder a oportunidade de se transferir para Old Trafford, as coisas só pioraram para ele.
Uma série de decisões ruins o levaram a deixar o DC United pelo Real Salt Lake e depois pelo Benfica. Adu então optou por se juntar ao Monaco por empréstimo, uma decisão que ele descreveu como o pior erro de sua carreira, em entrevista ao The Mail.
Quando retornou ao Benfica, o jogador relatou que “não era desejado” e foi enviado por empréstimo outras três vezes para times em Portugal, Grécia e Turquia. Nenhuma dessas experiências funcionou, e as transferências de Adu começaram.
O último clube de sua carreira foi o Osterlen, na terceira divisão da liga sueca. Como em outras passagens, Adu deixou o clube sem jogar um único minuto de uma partida oficial. Ao longo de sua trajetória profissional, o meia marcou 33 gols, considerando todos os times.