O assunto Fluminense SAF em 2025 se tornou ainda mais popular após o presidente do clube, Mário Bittencourt, afirmar, em uma coletiva de imprensa, que mudou de ideia sobre os investimentos. Se, antes, a ideia seria não passar o total controle a investidores, ou seja, não ultrapassar os 50% dos investimentos, agora, é possível que a busca seja voltada para aqueles que também tenham interesse em ultrapassar tal porcentagem.
Em todo caso, a procura continua em andamento, mas, ao que tudo indica, é provável que, no próximo ano, o time carioca entre na lista de clubes que aderiram a este novo modelo de gestão e negócio.
Quais clubes podem virar SAF em 2025?
Além do Fluminense, outros clubes também podem ser tornar SAF no próximo ano. Entre eles, temos:
- Ituano
Em 2024, o clube estava realizando reuniões para se tornar SAF e a previsão era que, a partir de outubro, tudo estaria formalizado. Porém, a votação que ocorreu não teve o número de aprovações necessárias. Assim, os responsáveis pediram mais tempo para analisar a proposta e é possível que uma nova assembleia aconteça.
- Botafogo-PB
Um dos clubes tradicionais do Nordeste também está em processo para se tornar SAF. Neste caso, alguns contratos já foram formatados em 2024, mas ainda faltam alguns detalhes para que a aprovação aconteça. Aliado a isso, há algumas dúvidas em relação a uma dívida com o Governo do Estado, que precisa deve se resolver antes do firmamento do contrato. Desse modo, é provável que até 2025 tudo esteja resolvido.
Fluminense SAF: qual a dívida do clube em 2024?
Além da busca por investimentos em estrutura, o Fluminense SAF pode se tornar uma realidade por conta da dívida que o time possui. Isso porque, caso ele se torne Sociedade Anônima do Futebol, é possível que parte do investimento se volte para o pagamento de contas.
Atualmente, a dívida da equipe está acima de R$ 822,993 milhões. Entretanto, a equipe passou por alguns períodos em que conseguiu elevar os ganhos, o que pode ter trazido uma dose de esperança ao clube. Este aumento da receita tem ligação com alguns fatores, como direitos de transmissão, programa sócio-torcedor, bilheteria e patrocínio.
Mas, mesmo com este cenário, o time ainda precisa buscar meios para quitar esta dívida, e o SAF pode ser um caminho para regularizar a situação e ainda trazer mais investimentos em outros setores.
Quanto vale o Fluminense?
Diante de tanta especulação sobre o Fluminense se tornar SAF, é provável que uma dúvida tenha surgido neste meio tempo, que é: quanto vale o Fluminense?
De acordo com o levantamento feito pelo Sports Value, o time está avaliado em R$ 1,4 bilhão. Isso o coloca como o oitavo clube mais caro do país, perdendo para equipes como: Atlético-MG, São Paulo, Internacional e Athletico-PR. O time mais caro, ainda conforme os dados divulgados, é o Flamengo.
Obviamente, este valor tende a mudar com o passar do tempo e, principalmente, se o time carioca assinar realmente o contrato para se tornar Sociedade Anônima do Futebol.