Início » Futebol » História do Fluminense Feminino: qual é a origem da equipe?

História do Fluminense Feminino: qual é a origem da equipe?

Publicado em:

Última atualização:

Jogando na Série A do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino ou Brasileirão Feminino, o Fluminense é um time em ascensão no futebol brasileiro. Com fundação recente, a equipe batalha para consolidar seu nome no futebol nacional.

No cenário nacional, o time enfrenta rivais como as Guerreiras Grenás do Ferroviária, as Brabas do Corinthians e as Sereias da Vila de Santos. Contudo, as Guerreiras do Fluzão têm um território com equipes de destaque na conquista de títulos. 

Quer conhecer a história do time? Então acompanhe o artigo!

Como começou a história do Fluminense Feminino?

O departamento de futebol feminino do Fluminense foi criado em 11 de outubro de 2018, após o clube firmar uma parceria com o Daminhas da Bola, de Duque de Caxias. No entanto, vale notar que equipes paulistas, como o Corinthians e o Santos, que são destaques na competição, foram fundadas na década de 1990. Aliás, um dos maiores rivais do Fluminense na modalidade masculina, o Flamengo Feminino teve sua fundação em 1995.

Muitas equipes sofreram um período de dissolução entre os anos 2000 e 2010. Além disso, o Brasileirão Feminino teve um relançamento em 2013.

Desse modo, em muitos anos nos quais já havia equipes ativas e o cenário do futebol feminino já ganhava movimentação o Fluminense ainda não contava com um time de mulheres atletas. 

A criação dessa modalidade foi impulsionada por uma exigência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e da Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL). Dessa maneira, passando a vigorar em 2019, a regra obriga as equipes da Série A do Brasileirão a terem times femininos de futebol.

Quais são as principais conquistas das Guerreiras do Fluzão?

No seu primeiro ano, o clube alcançou as oitavas de final da Série A2 e foi vice-campeão do Campeonato Carioca de Futebol Feminino. Em sequência, esse desempenho se repetiu em 2020 e 2021.

As Guerreiras do Fluzão conquistaram o primeiro título da história da equipe feminina do Fluminense, vencendo o Internacional nos pênaltis pelo Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino Sub-18 em 2020. 

Em seguida, o segundo título na base veio no ano seguinte, ao vencer o Flamengo nos pênaltis pelo Campeonato Carioca de Futebol Feminino Sub-18. Ainda na base, o terceiro título foi o Carioca Feminino Sub-17, conquistado nos pênaltis em 2022.

Após uma campanha de destaque, as Guerreiras conquistaram o acesso à Série A do Brasileirão Feminino em 2023, após se tornarem as vice-campeãs da Série B da edição daquele ano. Em 2024, a equipe feminina do Fluminense disputa com a elite da maior disputa nacional na busca pelo primeiro título nacional. 

Na história do Brasileirão, os destaques são as Brabas do Corinthians, líderes com cinco títulos, e as Guerreiras Grenás do Ferroviária, com dois títulos na conta. Flamengo, Santos, Rio Preto e Centro Olímpico são as equipes que já conquistaram uma vitória da principal competição nacional. 

A história do Fluminense Feminino é uma jornada marcada por desafios, conquistas e um compromisso contínuo com a excelência esportiva e a igualdade de gênero. Desse modo, ainda conquistando seu espaço no cenário nacional, a equipe continua em busca de títulos