Assim como Ronaldinho Gaúcho, João Mendes, de 19 anos, é jogador de futebol e já tem passagem pelo ex-clube do pai, o Barcelona. O atacante canhoto (diferentemente de seu pai, que é destro), começou sua carreira no Cruzeiro. Hoje, defende o Burnley, time da segunda divisão inglesa, que tem grandes chances de voltar à elite do futebol inglês.
A seguir, saiba quem é o filho do Ronaldinho Gaúcho que defende o clube inglês.
Quem é João Mendes, único filho de Ronaldinho Gaúcho
Único filho do “Bruxo“, oriundo do relacionamento do ex-jogador com a ex-bailarina do Faustão, Janaína Mendes, João defende atualmente o time sub-21 do Burnley, que está na terceira colocação da Liga Profissional de Desenvolvimento.
Primeiramente, nascido no dia 25 de fevereiro de 2005, na cidade do Rio de Janeiro, João Mendes começou sua carreira de jogador de futebol defendendo as categorias de base do Flamengo, passou também por Vasco e Boavista, antes de chegar ao Cruzeiro. Foi lá que deslanchou para o futebol e defendeu os times sub-13, sub-15 e sub-17, onde conquistou alguns títulos.
Ademais, na Raposa, ele ficou entre setembro de 2018 e fevereiro de 2022, mas não chegou a ter grande destaque e oportunidade de subir ao elenco profissional.
Ida ao Velho Continente
Ao perceber que poderia perder tempo ao esperar uma chance no elenco principal do clube mineiro, Ronaldinho Gaúcho levou seu filho para fazer um teste no Barcelona e logo em seguida foi aprovado.
Ademais, após sua passagem pelo time Catalão, que durou de março de 2023 a agosto de 2024, onde inclusive treinou no time profissional, João teve contratação pelo Burnley, time que atualmente está na segunda divisão inglesa e detém dois títulos ingleses. O primeiro foi na temporada 1920-21 e o segundo, e último até aqui, em 1959-60.
Outrossim, após realização de exames médicos, João já assinou seu contrato com os britânicos até 2006 e já ficou à disposição do treinador da equipe.
Inclusive, a negociação se deu a partir do intermédio dos agentes Marcelo Sander e Marcelo Marchese.
Ronaldinho Gaúcho feliz com decisão feita pelo filho
Em entrevista ao documentário sobre a vida de João Mendes, Ronaldinho Gaúcho falou sobre o prazer que tem em saber que seu filho seguiu seus passos e se tornou jogador de futebol.
“Para mim, foi uma alegria ver que ele queria também se tornar jogador. Tenho um pouco de medo, como todo o pai fica. Fico lisonjeado, claro, de ele fazer uma coisa que eu amo e amei a minha vida toda. Mas dá um medinho normal de pai pelas comparações que vão existir a vida toda”, disse Ronaldinho.
O que faz Ronaldinho Gaúcho hoje em dia?
Ronaldinho Gaúcho, pai de João Mendes, atualmente é embaixador do Inter Miami para o Mundial de 2026, e também do Barcelona, onde é ídolo do clube Catalão.
No Barcelona, clube que teve mais destaque em sua carreira, o craque brasileiro fez parte da equipe durante cinco temporadas e conquistou uma UEFA Champions League, duas La Ligas e duas Supercopas da Espanha.
Clubes que defendeu
Ronaldinho Gaúcho começou sua carreira no Grêmio e anos depois foi defender o PSG, onde ficou de 2001 a 2003, quando foi para o Barcelona. Após cinco temporadas, foi contratado pelo Milan (2008-2010), antes de voltar ao Brasil para jogar no Flamengo e Atlético Mineiro. Perto do fim de sua carreira, foi para o México, onde jogou no Querétaro e finalizou sua “obra” no Fluminense.