Início » Futebol » Fábio no Fluminense: relembre a trajetória do goleiro ídolo do Cruzeiro e do Tricolor das Laranjeiras

Fábio no Fluminense: relembre a trajetória do goleiro ídolo do Cruzeiro e do Tricolor das Laranjeiras

Publicado em:

Última atualização:

O ídolo do Cruzeiro, Fábio, agora defende as cores grená, verde e branco, do Fluminense. Após 16 temporadas pelo clube mineiro, o goleiro Fábio chegou ao Tricolor das Laranjeiras em 2022 e já conquistou títulos importantes pela equipe. Revelado pelo União Bandeirante do Paraná, o atleta já passou também por Athletico Paranaense e Vasco da Gama, além da convocação para a Seleção Brasileira.

Continue a leitura e conheça a trajetória do goleiro Fábio do União Bandeirante ao Fluminense, bem como seus números e conquistas ao longo da carreira.

Fábio no Fluminense

Após uma longa e vitoriosa carreira no Cruzeiro, Fábio chegou ao Fluminense em 2022. O jogador veio com status de craque ao time por grande parte da torcida, apesar de algumas críticas dada a idade do atleta (hoje, com 44 anos).

Entretanto, rapidamente o arqueiro conquistou a confiança da torcida tricolor. Com uma trajetória que inclui grandes atuações, o goleiro se tornou parte essencial da equipe, sendo titular inquestionável.

Desde a chegada ao Fluminense, Fábio já disputou 181 jogos e foi decisivo quando a equipe precisou. A primeira conquista com o clube foi o Campeonato Carioca de 2022, no qual teve um papel de destaque na vitória sobre o Flamengo na final.

Já em 2023, Fábio teve a melhor temporada com o Fluminense até aqui, conquistando novamente o Campeonato Carioca, bem como a Taça Guanabara e a Copa Libertadores da América.

Veja todos os títulos de Fábio com o Fluminense:

  • Campeonato Carioca (2022 e 2023)
  • Taça Guanabara (2022 e 2023)
  • Copa Libertadores da América (2023)
  • Recopa Sul-Americana (2024)

Trajetória de Fábio antes de chegar ao Fluminense

Fábio Deivson Lopes Maciel nasceu em 30 de setembro de 1990, em Nobres, Mato Grosso. Desde pequeno, sonhava em se tornar jogador de futebol. Por isso, começou a carreira nas categorias de base do União Bandeirante, onde jogou de 1997 a 2000. No entanto, o talento do não-tão-pequeno Fábio logo chamou a atenção de clubes maiores.

Athletico Paranaense (1998)

Em 1998, Fábio teve o primeiro grande desafio ao ser emprestado ao Athletico Paranaense. No Furacão, conquistou o primeiro título profissional, o Campeonato Paranaense. Ao todo, ele jogou 16 vezes pela equipe sulista.

Primeira passagem pelo Cruzeiro (1999-2000)

No final de 1999, o goleiro chegou ao Cruzeiro. Com uma primeira passagem breve, mas significativa, ele conquistou a Copa do Brasil em 2000, mesmo jogando apenas quatro partidas pelo clube. Fábio retornou ao União Bandeirante, sendo posteriormente adquirido pelo Vasco da Gama.

Vasco da Gama (2000-2005)

Muitos podem não lembrar, mas o goleiro Fábio foi essencial no Vasco da Gama. Pelo Gigante da Colina, jogou 150 vezes, conquistando a Copa João Havelange e o Campeonato Carioca em 2003. Com boas atuações, voltou ao Cruzeiro, o que seria o começo da idolatria do goleiro.

Segunda passagem pelo Cruzeiro (2005-2021)

Fábio retornou ao Cruzeiro em 2005, onde se tornaria o maior ídolo do clube. Ao longo de 16 temporadas, o goleiro passou por muito mais altos do que baixos pela Raposa.

O arqueiro se destacou em 976 partidas e conquistou diversos títulos, incluindo o Campeonato Brasileiro em 2013 e 2014, além da Copa do Brasil em 2017 e 2018. A saída de Fábio do Cruzeiro atleta se deu quando Ronaldo, que havia recém-adquirido o clube, não renovou o contrato do atleta. Com uma saída bastante sentida pelos torcedores, o jogador deixa saudades até hoje.

Fábio e Fluminense em 2024: em qual situação o goleiro e o clube se encontram?

Atualmente, o Fluminense passa por um momento delicado no Campeonato Brasileiro de 2024. O clube está na 13ª posição, com 36 pontos, apenas dois pontos acima da zona de rebaixamento.

Além disso, a equipe sofreu com a eliminação precoce na Copa Libertadores da América para o atual finalista, Atlético Mineiro, saindo da competição nas quartas de final. Isso porque, apesar da vantagem no jogo de ida, com 1 a 0 marcado por Lima, Fábio tomou dois gols na partida de volta, com dois deles marcados pelo centroavante Deyverson.

Mesmo assim, na Libertadores, Fábio alcançou um feito individual histórico: 37 pênaltis defendidos, igualando-se a Cássio, que coincidentemente hoje defende o gol cruzeirense.

Já na Copa do Brasil, o Tricolor das Laranjeiras foi eliminado por um time considerado mais fraco, o Juventude. No primeiro jogo, o Juve abriu vantagem por 3 a 2, e a equipe de Fábio não conseguiu reverter o placar na volta, empatando em 2 a 2.

O goleiro, que hoje é um dos pilares do time, vai buscar a recuperação do Flu na competição, buscando garantir a permanência do clube na elite do futebol brasileiro.

Próximos jogos de Fábio com o Fluminense

O Fluminense do goleiro Fábio tem partidas difíceis pela frente. Em situação delicada no Brasileirão, ainda que melhor do que antes, quando estava na zona de rebaixamento, o clube enfrentará outras equipes em confronto direto, além de times que protagonistas no G4. Confira:

  • Internacional x Fluminense (8 de novembro, às 19h)
  • Fluminense x Fortaleza (20 de novembro, horário a confirmar)
  • Fluminense x Criciúma (24 de novembro, horário a confirmar)
  • Athletico Paranaense x Fluminense (1 de dezembro, horário a confirmar)
  • Fluminense x Cuiabá (4 de dezembro, horário a confirmar)
  • Palmeiras x Fluminense (8 de novembro, horário a confirmar)