Início » Futebol » Expectativas para a temporada 2024 do Criciúma

Expectativas para a temporada 2024 do Criciúma

Publicado em:

Última atualização:

Na temporada do futebol de 2024, o Criciúma voltará a disputar a primeira divisão do Campeonato Brasileiro. A última vez que a equipe esteve no maior escalão foi em 2014, quando ficou na 20ª posição, fazendo apenas 32 pontos. Nesse período em que ficou longe da elite, o clube acabou vivendo dias difíceis. Agora que voltou, a torcida tem expectativa de ao menos se manter nela. Será que isso pode acontecer?

Projeções para a temporada 2024 do Criciúma

O elenco do Tigre ainda precisa de reforços. O Criciúma trouxe diversos jogadores, e também perdeu vários. A média de idade dos atletas é superior aos 27 anos de idade, mostrando que esse é um grupo de jogadores mais experiente.

O elenco 2024

A equipe conta com boas opções para sua linha defensiva. O principal destaque é o goleiro Gustavo, que já se tornou ídolo do clube. Outro nome que se sobressai é o de Claudinho, lateral direito. 

No entanto, é no meio de campo que a equipe começa a ter dificuldades. Ela tem volantes experientes, mas faltam meias criativos. Se Matheusinho conseguir ser esse jogador, esse problema será superado. Porém, é bom ressaltar: o atleta de 26 anos não vem de uma boa temporada.

Por fim, o ataque carece de jogadores que consigam atuar nas pontas. Yannick Bolasie, reforço mais comentado do clube, pode ajudar, mas já está com a idade avançada. O trio de centroavantes do Criciúma, formado por Éder, Felipe Vizeu e Renato Kayzer não deve ser um problema.

O técnico Cláudio Tencati é o nome ideal para comandar essa equipe. Ele está no Criciúma desde 2021 e participou de um processo de reformulação no clube, que culminou na volta para a Série A. Ele tem o elenco na palma de sua mão, e isso deve ajudá-lo.

A temporada 2024 do Criciúma até aqui

O Criciúma fez um ótimo Campeonato Catarinense. A equipe venceu oito jogos, empatou um e perdeu dois na primeira fase. No mata-mata, perdeu apenas um dos seis jogos disputados e se sagrou campeã estadual.

Já na Copa do Brasil, a equipe disputou a competição desde sua primeira fase. Avançou ao empatar contra o Operário, do Mato Grosso. Na segunda fase, superou o Brasiliense nos pênaltis.

O que esperar do Criciúma no Brasileirão?

O Criciúma talvez tenha o grupo mais fraco da primeira divisão. O elenco é envelhecido, carece de jogadores mais criativos e não tem grande profundidade. Com isso, o Tigre é um dos times mais cotados para ser rebaixado.

A equipe terá que brigar muito para conquistar pontos em seus domínios. Com os times do topo cada vez mais fortes, o Criciúma terá que montar uma forte defesa, pois ela pode trazer valiosos pontos para o time, que não tem um grande ataque para conquistá-los.

Mesmo assim, é muito difícil imaginar o Criciúma conseguindo a permanência na Série A. Dessa forma, sua disputa deve ser para conseguir um sofrido 16° lugar, o que já seria uma conquista e tanto.

E na Copa do Brasil?

O Criciúma aguarda o sorteio da terceira fase da Copa do Brasil. A equipe está no pote 2 e irá enfrentar um clube do pote 1. É no pote 1 que estão as equipes mais fortes, como Palmeiras, Flamengo e São Paulo. Poucos adversários são acessíveis para o Criciúma, porém, um duelo contra Cuiabá, Ceará ou Atlético Goianiense pode fazer com que o torcedor sonhe com uma classificação para as oitavas de final.