Evair Aparecido Paulino, simplesmente conhecido como Evair pela maioria, foi um dos jogadores brasileiros mais importantes. Ele marcou principalmente o Palmeiras, mas teve outras passagens importantes. A trajetória de Evair no Atalanta, por exemplo, foi um dos marcos de sua carreira. Neste artigo, vamos falar um pouco desse legado e sua trajetória no time italiano.
Como foi a trajetória de Evair no futebol?
Desde criança, Evair nutria o sonho de jogar futebol e finalmente teve a chance no Guarani em 1980. Antes disso, ele tentou ingressar no São Paulo, mas infelizmente não foi aprovado. Foi então que seu pai, em sua cidade natal de Ouro Fino, entrou em contato com um amigo que tinha conexões com o diretor do Guarani, Clóvis Cabrino.
Por conta disso, ele teve a oportunidade de jogar pelo time de Campinas. Já em 1984, foi promovido para a categoria profissional. Antes ele era meio-campista, mas passou a jogar de atacante quando entrou para o Guarani profissional. Sua estreia foi em um jogo contra o Internacional de Limeira.
Sua carreira começou a ascender e ele foi até convocado para a Seleção Brasileira. Foi então que ele ganhou os Jogos Pan-Americanos de 1987. Seus resultados chamaram a atenção do time italiano Atalanta, abrindo as portas para sua primeira grande oportunidade no futebol internacional. Assim, Evair realizou o sonho de jogar no Atalanta e começou a escrever uma nova página em sua carreira.
Evair no Atalanta: como foi sua passagem no time?
Evair foi para a Itália defender o Atalanta em 1988, após o time chegar à Série A. Além de Evair, a diretoria estava contratando vários reforços. Um deles era o sueco Glenn Strömberg, que se tornou outro ídolo da torcida.
Em 1989, Evair fez uma dupla de ataque com o argentino Claudio Caniggia. Durante sua época no time, ele conseguiu levar a equipe nerazzurra ao sexto lugar na Serie A. Essa foi a segunda melhor posição da história do Atalanta no torneio.
Quantos gols Evair fez pelo Atalanta?
Durante 89 partidas pelo time, Evair balançou as redes 30 vezes, sendo o artilheiro do time em duas temporadas. Em 1988–89 e 1990–91, ele levou esse prêmio individual, se tornando destaque do time.
Apesar do sucesso de Evair no Atalanta, a sua estadia no time durou apenas três anos. O jogador resolveu voltar para o Brasil em 1991. Foi então que ele entrou no Palmeiras e fez história no time alviverde, se tornando um dos maiores craques do clube.
Sua passagem pelo time italiano não foi esquecida. Em 2008, Evair foi convidado pelo clube para a sua festa de cem anos, por conta do impacto que teve no time no passado.
Quantos títulos Evair teve em sua carreira?
Além de balançar as redes várias vezes, o jogador também conta com um legado de títulos em sua carreira. Apesar do sucesso de Evair no Atalanta, ele não levou nenhum título pelo time. Estas foram as conquistas nos outros clubes por onde passou:
Palmeiras
- Campeonato Paulista: 1993 e 1994
- Campeonato Brasileiro: 1993 e 1994
- Torneio Rio–São Paulo: 1993
- Copa Libertadores da América: 1999
Yokohama Flügels
- Supercopa Asiática: 1995
Vasco da Gama
- Campeonato Brasileiro: 1997
- Troféu Bortolotti: 1997
São Paulo
- Campeonato Paulista: 2000
Seleção Brasileira
- Torneio Pré-Olímpico Sul-Americano: 1987
- Jogos Pan-Americanos: 1987
No total, o jogador ganhou 12 títulos ao longo de sua carreira. Ele se aposentou em 2014 e atualmente é treinador de times menores.