A seleção da Eslovênia foi mais uma a soltar sua lista de convocados para a Eurocopa 2024. Em grupo difícil com Inglaterra, Sérvia e Dinamarca, o time de Matjaz Kek tem a difícil missão de surpreender o mundo e fazer boa campanha. Para isso, o treinador conta com alguns nomes de atletas de nível mundial como o goleiro Jan Oblak, do Atlético de Madrid.
Com mais de 30 esportistas na pré-divulgação, após os bons jogos contra a Bulgária e a Armênia, o técnico cortou quatro jogadores para a lista final do torneio. Nos confrontos, foram um empate por 1 a 1 e uma vitória por 2 a 1, respectivamente. Quer saber mais sobre como a seleção da Eslovênia vem para a Euro 2024 e os atletas que foram chamados? Acompanhe a leitura.
O elenco da seleção da Eslovênia para a Eurocopa 2024
Com destaques para Jan Oblak e os atacantes Andraz Sporar e Benjamin Sesko, a maior surpresa da lista de convocados para a seleção da Eslovênia é do ex-Atalanta Josip Iličić. O atacante de 36 anos não era chamado por Matjaz Kek desde 2021. Nesse período, o esloveno sofreu de depressão e precisou se afastar dos jogos do país, bem como de clubes.
O artilheiro, que teve muitos holofotes na temporada 2019/2020 no clube italiano, atualmente joga no Maribor, que disputa a PrvaLiga Telekom Slovenije. Neste ano, o esloveno tem nove gols e 12 assistências em 36 partidas. Em seu auge, o atleta teve 21 bolas na rede e nove assistências na equipe italiana.
Confira agora a lista completa divulgada pela federação da seleção da Eslovênia que disputa a Euro 2024:
- Goleiros: Jan Oblak (Atlético de Madrid), Vid Belec (Apoel), Igor Vekić (Vejle Boldklub).
- Defensores: Jure Balkovec (Alanyaspor), Jaka Bijol (Udinese), Miha Blažič (Lech Poznań), David Brekalo (Orlando City), Vanja Drkušić (Sochi), Erik Janža (Górnik Zabrze), Žan Karničnik (Celje), Jon Gorenc Stanković (Sturm Graz), Petar Stojanović (Sampdoria)
- Meio-campistas: Timi Elšnik (Olimpija Ljubljana), Adam Gnezda Čerin (Panathinaikos), Tomi Horvat (Sturm Graz), Josip Iličić (Maribor), Jasmin Kurtić (Südtirol), Sandi Lovrić (Udinese), Benjamin Verbič (Panathinaikos), Adrian Zeljković (Spartak Trnava), Nino Žugelj (Bodø/Glimt).
- Atacantes: Žan Celar (Lugano), Jan Mlakar (Pisa), Benjamin Šeško (Leipzig), Andraž Šporar (Panathinaikos), Žan Vipotnik (Bordeaux), Luka Zahovic (Pogon Szczecin).
Destaques do time
Entre os destaques da seleção da Eslovênia, o principal holofote está para o jogador do Atlético de Madrid, Jan Oblak. Visto por muitos como o melhor goleiro do mundo, o jogador de 31 anos teve 16 clean-sheets em 54 jogos e terminou a temporada com 68 gols sofridos. Ele já disputou 64 partidas pela seleção de seu país e é o capitão desta.
Além do ídolo dos Colchoneros, os atacantes Andraz Sporar e Benjamin Sesko são os outros grandes nomes do país. O camisa 9 do Panathinaikos tem 13 gols e três assistências no ano. Pela equipe de seu país, ele tem 11 gols anotados.
Já o centroavante do RB Leipzig de 20 anos é uma das maiores promessas do país e tem 18 bolas na rede e duas assistências em 42 jogos. Além disso, Sesko tem 11 gols pela Eslovênia em menos de 30 jogos disputados.