Início » Futebol » Eurocopa » Descubra os convocados de Portugal para a Euro 2024 e a possível escalação do time

Descubra os convocados de Portugal para a Euro 2024 e a possível escalação do time

Publicado em:

Última atualização:

Após ter uma Copa do Mundo decepcionante e sair nas quartas de final para Marrocos, a Seleção Portuguesa demitiu o técnico Fernando Santos e contratou o espanhol Roberto Martínez. Isso alterou o estilo de jogo da equipe e a escalação de Portugal passou a ter um viés mais ofensivo, algo bastante cobrado do antigo técnico lusitano.

Com um time de excelentes jogadores e um futebol bem mais atraente, os portugueses viraram um dos favoritos para chegar na Final da Euro em Munique e levantar o troféu de campeão. A convocação feita recentemente só atesta a qualidade que a equipe tem. Além disso, mostra que, não importa o adversário, Portugal será um problema.

Dessa forma, leia o texto a seguir para saber quais os jogadores convocados por Roberto Martínez e veja qual possível escalação de Portugal pode ser montada.

Os convocados

A convocação tem 26 nomes e conta com vários conhecidos do fã de futebol internacional:

  • Goleiros: José Sá (Wolverhampton), Rui Patrício (Roma) e Diogo Costa (Porto).
  • Defensores Danilo Pereira (PSG), António Silva (Benfica), Diogo Dalot (Manchester United), João Cancelo (Barcelona), Nélson Semedo (Wolverhampton), Nuno Mendes (PSG), Rúben Dias (Manchester City), Gonçalo Inácio (Sporting) e Pepe (Porto).
  • Meio-campistas: Bruno Fernandes (Manchester United), João Neves (Benfica), João Palhinha (Fulham), Matheus Nunes (Manchester City), Rúben Neves (Al-Hilal) e Vitinha (PSG).
  • Atacantes: Cristiano Ronaldo (Al-Nassr), Diogo Jota (Liverpool), Bernardo Silva (Manchester City), Francisco Conceição (Porto), Gonçalo Ramos (PSG), João Félix (Barcelona), Pedro Neto (Wolverhampton) e Rafael Leão (Milan).

Vale destacar que no comando de Martínez na seleção de Portugal antes da disputa da Euro, foram 15 jogos com 13 vitórias e somente duas derrotas. Os dois reveses vieram contra os times da Eslováquia e da Croácia.

Possível escalação de Portugal

Não há dúvidas da força que Portugal tem. Sendo assim, é possível formar um 11 inicial bem forte para disputar o evento. Uma possível escalação a se fazer, já realizada por Martínez nas Eliminatórias da Euro, é a seguinte:

  • Goleiro: Diogo Costa
  • Defensores: João Cancelo, Antonio Silva, Rúben Dias e Diogo Dalot
  • Meio-campistas: João Palhinha, Bruno Fernandes, Bernardo Silva e Rafael Leão
  • Atacantes: Cristiano Ronaldo e Gonçalo Ramos.

Dessa maneira, o esquema tático da escalação seria um 4-4-2. Esse mesmo esquema foi utilizado na partida contra Lichestein e Portugal venceu por 3 a 2.

Perspectiva na Euro

Como citado antes, essa escalação de Portugal faz com que o time seja considerado um dos favoritos a levantar o torneio.

A partir disso, é bem provável consiga passar da fase de grupos do torneio. Afinal, o grupo F não tem um adversário que esteja à altura do elenco português. Embora os três oponentes tenham qualidades, principalmente a Turquia, a diferença técnica existe e ela pode pesar a favor dos lusitanos. Sendo assim, os problemas começam mesmo no mata-mata.

Nas quartas de final, por mais que os adversários não sejam conhecidos, é normalmente o momento em que o torneio passa a ficar complicado. Todavia, o elenco de CR7 já mostrou que pode encarar qualquer desafio.