Início » Futebol » Eurocopa » Seleção da Itália divulga lista de pré-convocados para a Eurocopa

Seleção da Itália divulga lista de pré-convocados para a Eurocopa

Publicado em:

Última atualização:

As melhores seleções do velho continente estão prestes a se enfrentar pelo título de campeão da UEFA Euro 2024. A Alemanha será a anfitriã da edição deste ano do campeonato que acontece entre os dias 26 de junho e 14 de julho. Nos últimos dias, as equipes participantes começaram a divulgar suas convocações para a disputa, e o elenco da Itália, atual campeã da Eurocopa, também foi revelado.

O técnico Luciano Spalletti anunciou uma lista com seus 30 pré-convocados para a Eurocopa. A princípio, eles já devem entrar em campo para os treinos no dia 31 de maio. Em seguida, o grupo disputará um amistoso contra a Turquia no dia 4 de junho. Então, somente depois disso que Spalletti irá inscrever os 26 convocados oficialmente na competição, que disputarão um último amistoso, agora contra a Bósnia-Herzegovina, no dia 9 de junho.

O elenco oficial da Itália estreia na Eurocopa no dia 15 de julho contra a Albânia. A seleção está no grupo B, do qual participam, ainda, as seleções da Croácia e da Espanha. 

Pré-convocados da Itália para a Eurocopa 2024

A lista do técnico italiano conta com nove jogadores que atuaram na campanha que levou a Itália ao título de campeã da Eurocopa de 2021. Além disso, o elenco da Azzurra chama atenção por ter apenas um estreante pré-convocado: o defensor Riccardo Calafiori, do Bologna. Confira, então, os nomes dos pré-selecionados por Luciano Spalletti:

Goleiros: 

Gianluigi Donnarumma (Paris Saint Germain)
Alex Meret (Napoli)
Ivan Provedel (Lazio)
Guglielmo Vicario (Tottenham)

Defensores: 

Francesco Acerbi (Inter de Milão)
Alessandro Bastoni (Inter de Milão)
Raoul Bellanova (Torino)
Alessandro Buongiorno (Torino)
Riccardo Calafiori (Bologna)
Andrea Cambiaso (Juventus)
Matteo Darmian (Inter de Milão)
Giovanni Di Lorenzo (Napoli)
Federico Dimarco (Inter de Milão)
Gianluca Mancini (Roma)
Giorgio Scalvini (Atalanta);

Meio-campistas: 

Nicolò Barella (Inter de Milão)
Bryan Cristante (Roma)
Nicolò Fagioli (Juventus)
Michael Folorunsho (Hellas Verona)
Davide Frattesi (Inter de Milão)
Jorginho (Arsenal)
Lorenzo Pellegrini (Roma)
Samuele Ricci (Torino)

Atacantes: 

Federico Chiesa (Juventus)
Stephan El Shaarawy (Roma)
Riccardo Orsolini (Bologna)
Giacomo Raspadori (Napoli)
Mateo Retegui (Genoa)
Gianluca Scamacca (Atalanta)
Mattia Zaccagni (Lazio)

Mais detalhes sobre a Eurocopa 2024

Esta é a primeira vez que a Alemanha recebe a Euro depois de sua reunificação. No entanto, em 1988, a então República Federal da Alemanha (RFA) sediou o evento. Ao todo, 26 seleções participam da UEFA Euro 2024, divididos em seis grupos com quatro times cada. O Grupo A é formado pelas seleções da Alemanha, Escócia, Hungria e Suíça. Já Espanha, Croácia, Itália e Albânia, como dito anteriormente, formam o Grupo B. Eslovênia, Dinamarca, Sérvia e Inglaterra são do Grupo C, enquanto Polônia, Países Baixos, Áustria e França são do Grupo D. Por fim o Grupo E vem com Bélgica, Eslováquia, Romênia e Ucrânia e o Grupo F com Turquia, Geórgia, Portugal e República Tcheca.

Uma vez que a Alemanha foi sede da Copa do Mundo FIFA de 2006, os estádios selecionados para receber os jogos da Eurocopa são os mesmos do Mundial. Apenas o Düsseldorf Arena, que receberá partidas do campeonato deste ano, não estava entre os estádios da Copa. O Munich Football Arena, casa do Bayern, em Munique, receberá a partida de abertura da Euro, entre Alemanha e Escócia. Enquanto isso, o Estádio Olímpico de Berlim será palco da grande final do campeonato no dia 14 de julho.