A Seleção Croata vem despontando como uma das potências do futebol europeu nos últimos anos. Após chegar ao terceiro lugar de 2022, o time comandado por Zlatko Dalić quer repetir essa façanha na Euro e brigar pelo topo. Afinal, o elenco da Croácia tem excelentes peças e bastante experiência nesse tipo de torneio. Principalmente o seu maior jogador, Luka Modrić.
No dia 7 de junho foram anunciados os convocados finais. Embora alguns nomes não sejam conhecidos, muitos deles estão em times de ponta de grandes ligas europeias, algo que confirma a qualidade que a geração croata possui e também mostra a sua capacidade de renovação. Importante ressaltar que a Croácia é um país com apenas quatro milhões de habitantes.
Continue lendo o texto para ver quais foram os convocados e descubra quais as perspectivas para a equipe nesse próximo torneio.
Elenco da Croácia para a Eurocopa
O técnico Dalić convocou 26 atletas para o torneio que começa dia 14 de junho. São eles:
- Goleiros: Ivica Ivusic (Pafos), Nediljko Labrovic (Rijeka) e Dominik Livakovic (Fenerbahce)
- Defensores: Josko Gvardiol (Manchester City), Josip Juranovic (Union Berlin), Domagoj Vida (AEK Atenas), Josip Sutalo (Ajax), Martin Erlic (Sassuolo), Marin Pongracic (Lecce), Borna Sosa (Ajax) e Josip Stanisic (Bayer Leverkusen)
- Meio-campistas: Luka Modrić (Real Madrid) Nikola Vlasic (Torino), Lovro Majer (Wolsfburg), Luka Ivanusec (Feyenoord), Luka Sucic (RB Salzburg), Mateo Kovacic (Manchester City), Marcelo Brozovic (Al-Nassr), Mario Pasalic (Atalanta) e Martin Baturina (Dínamo Zagreb)
- Atacantes: Ivan Perišić (Hajduk Split), Ante Budimir (Osasuna), Marco Pasalic (Rijeka), Andrej Kramaric (Hoffenheim), Bruno Petkovic (Dínamo Zagreb) e Marko Pjaca (Rijeka)
Vale destacar que vários desses nomes estavam presentes nas Eliminatórias e foram utilizados. Além disso, jogadores como Ivan Perišić e o próprio Luka Modrić representam o elenco da Croácia há mais de dez anos. Eles são dois dos atletas diretamente responsáveis pela “geração dourada” do futebol no país.
Perspectivas para a Euro
Como dito antes, a Croácia se posicionou como uma das melhores seleções europeias nos últimos anos. No entanto, é difícil negar que existirão equipes com elencos mais robustos no torneio.
Ainda por cima, no que se refere à fase de grupos, os croatas terão que enfrentar Espanha e Itália para avançar na competição, algo que está longe de ser simples.
A sorte da equipe, no caso, é que o sistema da Euro permite que os quatro melhores terceiros colocados dos seis grupos também se classifiquem para o mata-mata. Dessa forma, como a outra equipe que está no Grupo B é a Albânia, é provável que o time faça uma pontuação necessária para avançar.
Caso a seleção avance, o nível de complicações só aumentará. Equipes como França, Inglaterra, Alemanha e Portugal estão cotadas para vencer o torneio e podem acabar cruzando caminho com os croatas durante a trajetória.
Sendo assim, resta saber se o elenco da Croácia está novamente preparado para repetir os feitos dos últimos anos ou se os outros times serão fortes demais. E a única maneira de descobrir isso é assistindo ao evento e acompanhando o desempenho de cada uma das seleções.