Os torcedores do Vasco podem comemorar, porque Philippe Coutinho está de volta. O Gigante da Colina apresentou o jogador no dia 11 de julho de 2024, que retorna ao time em que começou sua carreira nas categorias de base. A seguir, entenda um pouco mais do seu retorno e quais são as estatísticas de Philippe Coutinho até agora em sua carreira!
Philippe Coutinho no Vasco
Não é a primeira vez que o jogador atua no Vasco, visto que Coutinho jogou, ainda na infância, pela base do time. Apesar disso, ele não ficou por muito tempo e, em 2008, foi anunciado como um dos jogadores vendidos para a Internazionale, da Itália. Isso ocorreu antes mesmo de Philippe se tornar profissional.
O jogador permaneceu no clube carioca até 2010, ingressando no time principal durante o primeiro semestre de 2009. Apesar de sua breve passagem pelo Vasco profissional, deixou uma marca nos fãs. Após 14 anos atuando em outros clubes, ele retorna ao Vasco da Gama por meio de um empréstimo do Aston Villa.
Anteriormente, ele estava no Al-Duhail, também como empréstimo, com expectativa de durar até julho de 2025. O clube anunciou seu retorno às 11h11, em referência ao número da camisa que o jogador usará, já que o atual camisa 10 do Vasco é Dimitri Payet.
Coutinho mencionou em suas entrevistas que seu principal motivo para voltar é o amor que sente pelo time carioca. Afinal, foi no Vasco que Coutinho se desenvolveu e se destacou no futebol. Com isso em mente, vamos analisar um pouco das estatísticas de Philippe Coutinho dentro e fora do Vasco a seguir.
Estatísticas de Philippe Coutinho na sua carreira
Coutinho iniciou sua trajetória no Vasco da Gama nas categorias de base, permanecendo no clube de 1999 a 2008, e somente em 2009 passou para o time principal. Durante sua passagem pela equipe principal, ele disputou 43 partidas e marcou cinco gols. Em seguida, foi para a Internazionale, estreando no futebol internacional.
Na equipe italiana, ele participou de 47 jogos e também anotou cinco gols. Durante sua passagem, foi emprestado para o Espanyol, fazendo 16 partidas e marcando cinco gols. Após deixar a Internazionale, transferiu-se para o Liverpool, clube em que teve maior destaque em sua carreira.
No Liverpool, Coutinho entrou em campo 201 vezes. Ele permaneceu no time por cinco anos, de 2013 a 2018, marcando 54 gols nesse período e alcançando grande sucesso. Em 2018, o jogador foi para o Barcelona, no qual disputou um total de 106 partidas e marcou 26 gols. Durante esse período, foi emprestado a dois outros clubes.
Philippe Coutinho integrou o elenco do Bayern de Munique de 2019 a 2020, por empréstimo, tendo um desempenho de destaque com 38 jogos e 11 gols pelo clube alemão. Posteriormente, se juntou ao Aston Villa, no qual marcou cinco gols em 19 partidas.
Após sua passagem pelo Aston Villa, Coutinho permaneceu no clube, mas novamente por meio de empréstimos. Chegou em 2022 e, em 2023, foi emprestado ao Al-Duhail. Durante sua passagem pelo time, fez 22 partidas e marcou oito gols.