Início » Futebol » Estatísticas de PSG x Barcelona: confira o histórico do confronto

Estatísticas de PSG x Barcelona: confira o histórico do confronto

Publicado em:

Última atualização:

Duelo que marcou a carreira de Neymar nos últimos, o confronto entre espanhóis e franceses teve vários capítulos na história. Confira as estatísticas de PSG x Barcelona!

Histórias de PSG e Barcelona

O Paris Saint-Germain foi fundado em agosto de 1970, pela fusão entre o Paris Football Club e o Stade Saint-Germain. Posteriormente, conquistou seu primeiro grande título em 1982, na Copa da França. O primeiro troféu da Liga Francesa aconteceu em 1986.

Em seguida, na década de 1990, o clube viveu um dos períodos mais bem-sucedidos de sua história, com a segunda liga principal, três edições da Copa da França e duas edições da Copa da Liga Francesa. .

Entretanto, depois de sofrer uma crise econômica nos anos 2000, o renascimento veio em 2011, com um apoio financeiro maior, sendo dominante no cenário nacional e personagem recorrente na Liga dos Campeões.

Já o Barcelona foi fundado em 1899 por um grupo de jogadores suíços, ingleses e catalães, se tornando símbolo da cultura catalã. Diferentemente de outros clubes, é a própria torcida que opera o funcionamento do time, o que deu origem ao lema “Mais que um clube”.

Sendo assim, a equipe espanhola é uma das mais valiosas e tradicionais do mundo. Nacionalmente, é uma das fundadoras da La Liga, e também uma das únicas que nunca foram rebaixadas.

Estatísticas de PSG x Barcelona

A primeira vez que as equipes se enfrentaram na história foi em 1º de março de 1995, em jogo válido pela Liga dos Campeões 1994-95, pelas quartas de final. No confronto disputado no Camp Nou, o resultado terminou empatado em 1 a 1, com gols de Igor Korneev para os catalães e George Weah para os parisienses. Posteriormente, o Barça acabou eliminado com uma derrota por 2 a 1 no jogo de volta.

Após isso, os dois clubes decidiram o título da Recopa Europeia na temporada 1996-97. Naquela oportunidade, o brasileiro Ronaldo Fenômeno garantiu o título para os Culés com um gol de pênalti no primeiro tempo.

Depois disso, PSG e Barcelona voltaram a se enfrentar apenas na temporada 2012-13. Com dois empates, em 2 a 2 na Espanha e 1 a 1 na França, os catalães conquistaram a classificação pelo gol fora qualificado.

Dois anos depois, os times se encontraram em quatro oportunidades, sendo duas vezes na fase de grupos e duas nas quartas de final. No Grupo F, cada lado conseguiu uma vitória dentro de casa. Posteriormente, na fase final, o Barça venceu os dois jogos, com três gols de Neymar no confronto.

Estatísticas de PSG x Barcelona após 2017

Após o histórico confronto entre os clubes em 2017, eles voltaram a se enfrentar em 2021. Nesta ocasião, o Paris Saint-Germain conseguiu a classificação. No embate, os parisienses venceram por 4 a 1 na partida de ida, na Espanha, com três gols de Kylian Mbappé. Na França, o duelo ficou 1 a 1.

Em 2024, os catalães voltaram a ser eliminados pela Liga dos Campeões 2023-24. Depois de vencerem por 3 a 2 fora de casa com gols de Raphinha, na volta, o Barça ainda saiu na frente, mas acabou derrotado por 4 a 1, com dois gols de Mbappé.

PSG x Barcelona histórico de 2017

Entre todas as vezes que os clubes se enfrentaram, os duelos mais históricos aconteceram em 2017. Naquela edição da Champions League, as equipes se encontraram nas oitavas de final da competição.

Inicialmente, pela partida de ida, na França, o Paris Saint-Germain goleou o Barcelona por 4 a 0. Logo no primeiro tempo, Angel Di María e Draxler fizeram 2 a 0, enquanto no segundo tempo o argentino marcou novamente e Edinson Cavani fechou a conta no Parque dos Príncipes.

Posteriormente, na semana seguinte, os times se encontraram novamente, desta vez no Camp Nou. Rapidamente, o Barça teve o início que sonhava dentro de casa, com um gol logo aos três minutos. Rafinha cruzou, Marquinhos foi mal no corte, e Verrati e Trapp se atrapalharam, deixando a bola sobrar para Luis Suárez balançar as redes.

Do lado francês, a estratégia de Unai Emery foi diferente do que pensou dentro de casa, recuando sua equipe e dando espaço para o adversário. Desta maneira, seu time apenas assistiu o rival jogar. Sendo assim, o zagueiro brasileiro voltou a falhar, perdeu disputa para Iniesta, que tentou um passe de calcanhar. Na defesa, Kurzawa tentou impedir, mas acabou fazendo gol contra.

Cavani atrapalha virada

Em grande momento na partida, Neymar aproveitou um escorregão de Verratti e cavou um pênalti convertido por Messi. 3 a 0. Quando faltava apenas um gol para empatar no agregado, o PSG conseguiu encaixar uma jogada com Kurzawa vencendo Rakitic, passando para Cavani marcar um golaço.

O balde de água fria diminuiu a empolgação, mas não impediu Neymar de garantir a classificação espanhola. Eram necessários mais três gols em pouquíssimo tempo. Aos 43 minutos, o camisa 11 fez 4 a 1 com belo gol de falta. Restavam ainda dois tentos.

Dois minutos depois, Suárez conseguiu cavar um pênalti em dividida com Marquinhos. O craque brasileiro bateu e fez o 5 a 1, explodindo o estádio. Com pouco tempo, o Barça partiu para o ataque, até mesmo com Ter Stegen na área no último lance.

Nos instantes finais, Neymar colocou a bola na área, e Sergi Roberto se atirou de qualquer jeito para fazer o gol que deu a classificação para o Barcelona. Depois disso, as capas de jornais destacaram a partida de Messi invés do então camisa 11, fato que teria contribuído para sua saída para o PSG.