Início » Futebol » Capitão do penta, veja as estatísticas de Cafu e entenda por que ele é um dos grandes da história do futebol

Capitão do penta, veja as estatísticas de Cafu e entenda por que ele é um dos grandes da história do futebol

Publicado em:

Última atualização:

Conhecido por muitos como o “Senhor Copa”, as estatísticas de Cafu, além de incríveis em certas análises, não mostram a resiliência e paciência que um dos melhores jogadores da história teve em sua trajetória profissional. Para melhor noção, o atleta foi o único a ser titular em três finais do evento diferentes e, consecutivamente, foi rejeitado em diversas peneiras antes de sua estreia.

Ainda assim, é fato que o lateral-direito teve uma carreira vitoriosa com grandes títulos nos clubes em que passou. Para melhor noção, são 21 taças levantadas em mais de 400 jogos disputados. Ou seja, a cada 22 confrontos, o capitão do penta ganhava um torneio. 

Dessa forma, acompanhe a leitura do artigo e veja mais das estatísticas de Cafu. Além de seus números, entenda por que seu nome é tão respeitado no mundo do futebol e aparece em diversas listas como o maior de sua posição.

A carreira e estatísticas de Cafu

Embora tenha tido um currículo invejável entre os esportistas, o início de carreira de Marcos Evangelista de Souza de Nascimento não foi tão fácil assim. Isso porque, antes das estatísticas de Cafu comprovarem seu talento para o esporte, foram mais de nove categorias de base que rejeitaram o atleta em suas peneiras.

O fato, aliado à sua condição de vida, que não foi fácil no período da infância, quase fez com que o defensor desistisse de atuar nos gramados. No entanto, é com Telê Santana no São Paulo, em 1989, que ele consegue iniciar sua trajetória no futebol. 

Se não fossem suas características e personalidade, que já mostravam o papel de liderança que ele teria com a amarelinha, muito dificilmente outros teriam continuado a perseguir o sonho como o lateral o fez.

Em seus 19 anos de carreira, o atleta passou por diferentes equipes, entre elas: São Paulo, Real Zaragoza, Juventude, Palmeiras, Roma e Milan. Por equipes, foram cerca de 448 jogos, 18 gols e 60 assistências. Veja seus títulos:

  • 1x Champions League;
  • 3x Mundiais de Clubes;
  • 2x Série A Tim;
  • 2x UEFA Super-cup;
  • 1x Taça Europa;
  • 2x Supercopa da Itália;
  • 1x Campeonato Brasileiro;
  • 2x Libertadores
  • 2x Recopa Sul-americana.

Trajetória na Seleção

Se por clubes a carreira do defensor foi um sucesso, sua trajetória e estatísticas na Seleção só demonstram ainda mais sua regularidade. Desde que começou a ser convocado, no início dos anos 90, o lateral-direito passou a ser figurinha carimbada, fazendo parte de quatro ciclos de Copa do Mundo.

Além disso, o jogador é o que mais vezes vestiu a camisa da Seleção Brasileira, com 143 jogos, tendo ainda cinco gols e 18 assistências. Para melhorar ainda mais as estatísticas de Cafu, o esportista é o único na história do futebol a ter jogado três finais de Copa do Mundo da FIFA. 

Vale lembrar que essas participações de Cafu em decisões ocorreram consecutivamente (1994, 1998 e 2002). Devido ao atual nível de seleções, possivelmente nunca algum outro jogador terá o mesmo feito.

O atleta também é recordista mundial em número de vitórias em Copas, totalizando 16 vitórias. Veja suas taças com a amarelinha:

  • 2x Copa do Mundo;
  • 2x Copa América;
  • 1x Copa das Confederações.

Marcos Evangelista de Souza de Nascimento decidiu se aposentar em 2008, sendo sua última partida vestindo a camisa do Milan, no duelo contra a Udinese, que terminou em 4 a 1 para os Rossoneros.