Início » Futebol » Estádios do Brasil: afinal, quantos estádios existem no país?

Estádios do Brasil: afinal, quantos estádios existem no país?

Publicado em:

Última atualização:

Quando se fala em Brasil, não se pode deixar de lado a paixão pelo futebol, um verdadeiro símbolo da cultura nacional. Mas você já parou para pensar em quantos estádios abrigam essa paixão? Segundo o Portal da Câmara dos Deputados, o país conta com 778 clubes profissionais em atividade, mas apenas 56 têm o selo de qualidade da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Desde os cantos da torcida à eliminação do time em campeonatos, os estádios carregam emoções que ultrapassam as quatro linhas. Dessa forma, cada um deles conta uma história e tem uma alma diferente.

Continue a leitura e saiba quantos estádios existem no Brasil, bem como quais são os maiores e qual deles pode ser considerado o melhor do país.

Quantos estádios de futebol o Brasil tem?

Com mais de 770 equipes profissionais em atividade, o Brasil também conta com mais de 700 estádios. Dentre eles, há uma variação entre grandes arenas, que abrigam milhares de torcedores, e outros que têm capacidade reduzida, e sequer podem sediar algum jogo específico, como finais de campeonatos.

Dentre os times da elite do futebol brasileiro, por exemplo, o menor estádio é o Antônio Accioly, do Atlético Goianiense. Isso porque a casa do Dragão tem uma capacidade total para apenas 12.500 fãs do esporte. Seguido dele, o estádio Nabi Abi Chedid, do Red Bull Bragantino, é o segundo menor estádio da Série A do Campeonato Brasileiro, abrigando 15.010 torcedores.

Os outros três menores estádios dos clubes que jogam na primeira divisão são Heriberto Hülse, do Criciúma, com capacidade para 19.225 espectadores; Alfredo Jaconi, do Juventude, que abriga 19.924 fãs e, por último, de forma surpreendente, o São Januário, do Vasco da Gama, com capacidade para 24.584 torcedores.

Quais são os maiores estádios do Brasil?

Depois de listar quantos estádios o país tem e quais são os menores que existem, vamos ao que interessa: quais são os cinco maiores estádios do Brasil?

Maracanã

Com capacidade para 78.838 torcedores, o Estádio Jornalista Mário Filho, popularmente conhecido como Maracanã, é o maior estádio do Brasil. Inaugurado em 16 de junho de 1950, no Rio de Janeiro, o Maraca já foi palco de encerramento da Copa do Mundo de 2014, bem como o ponto de encontro dos Jogos Olímpicos do Rio em 2016.

Para além do esporte, o estádio do Maracanã costuma receber grandes artistas, como foi nas Bodas de 50 anos do Rei Roberto Carlos, além do segundo Rock in Rio da história, que contou com Prince, George Michael e até mesmo Guns ‘n Roses.

Voltando para os esportes, diferentemente do que muitos pensam, o Maracanã não é a casa oficial somente do Flamengo. Desde 2019, a concessão do estádio pertence também ao Fluminense, que ainda tem o Estádio de Laranjeiras (com nome oficial de Manoel Schwartz).

Mané Garrincha

Fora do eixo Rio-São Paulo, sendo o único estádio do Centro-Oeste na lista, está o Mané Garrincha, localizado em Brasília-DF. Inaugurado inicialmente em 1974, com capacidade para 45.200 pessoas, o Mané Garrincha foi reconstruído entre 2010 e 2013, com a capacidade aumentada para 72.788 torcedores a fim de abrigar jogos da Copa do Mundo de 2014.

No entanto, o espaço é pouco utilizado pelos clubes da Série A do Campeonato Brasileiro. Mesmo assim, a última partida pelo torneio ocorreu em 29 de setembro de 2024, pela 28ª rodada, entre São Paulo e Corinthians.

Além disso, a Seleção Brasileira costuma jogar no estádio, como foi o caso contra o Peru em duelo válido pela décima rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo, no dia 15 de outubro de 2024. Entretanto, a torcida ocupou menos de 50% da capacidade permitida, com apenas 30.000 ingressos vendidos.

MorumBIS

Estádio oficial do São Paulo Futebol Clube, o Estádio Cícero Pompeu de Toledo, ou MorumBIS, tem capacidade para 66.671 torcedores. O palco do Tricolor teve inauguração na década de 60. De lá para cá, a equipe já foi 21 vezes campeã diante da torcida, tendo o primeiro título em 1971 pelo Campeonato Paulista ao vencer o Palmeiras.

Castelão

Casa do Fortaleza, o Castelão, cujo nome oficial é Estádio Governador Plácido Castelo, abriga 63.903 torcedores. A inauguração do palco do Leão do Pici ocorreu em 11 de novembro de 1973, mas foi reinaugurado em 23 de janeiro de 2013.

Maior estádio do Nordeste brasileiro, o Castelão testemunhou o fim da invencibilidade do Fortaleza em casa, que durava 21 jogos. Ela aconteceu após a derrota por 2 a 0 para o Corinthians no jogo de ida das quartas de final da Copa Sul-Americana, em 17 de setembro. O time não perdia em casa desde março de 2024.

Mesmo assim, a equipe sofreu apenas 20 gols em casa, marcando 57 nos adversários.

Mineirão

Pode parecer, mas o Mineirão não é nem do Atlético Mineiro, América Mineiro ou Cruzeiro. O estádio pertence ao Governo do Estado de Minas Gerais, apesar de abrigar os torcedores dos respectivos times. E por falar em torcedores, o estádio abriga 61.927 fãs do esporte.

A inauguração do Estádio Governador Magalhães Pinto, seu nome oficial, ocorreu em 5 de setembro de 1965, com a reinauguração em 3 de fevereiro de 2013.

Qual é o melhor estádio do Brasil?

Segundo levantamento realizado pelo Quaest/CNN/Itatiaia, o melhor estádio do Brasil é o Maracanã. Com votação popular, o Maraca tem o coração de 32% dos entrevistados. Logo atrás, aparece a Neo Química Arena, estádio oficial do Corinthians, com 10%. Tecnicamente, está empatado com o Allianz Parque, do rival Palmeiras, que teve 9% dos votos.