Início » Futebol » Conheça o Estádio do Tottenham, conhecido como Tottenham Hotspur Stadium

Conheça o Estádio do Tottenham, conhecido como Tottenham Hotspur Stadium

Publicado em:

Última atualização:

Terceiro maior estádio da Inglaterra, o Tottenham Hotspur Stadium é um dos mais emblemáticos do país. Com capacidade para 62.850 pessoas, a arena é a segunda maior de Londres, atrás apenas do Wembley Stadium, casa do West Ham e da Seleção Inglesa.

Continue a leitura e saiba tudo sobre o estádio do Tottenham, desde a criação até os principais jogos que aconteceram em campo.

História do Estádio do Tottenham

O estádio do Tottenham nem sempre foi o Tottenham Hotspur Stadium. Isso porque, antes, os Spurs jogavam no White Hart Lane, que fica ao lado da atual arena. No entanto, a antiga casa do time precisava urgentemente de modernizações, uma vez que já não acompanhava a grandeza do clube.

Assim, os responsáveis passaram a buscar alternativas no começo dos anos 2000. A princípio, a proposta era que o estádio tivesse capacidade para 58.000 pessoas. No entanto, devido às revisões feitas em razão de planejamento urbano e conservação ambiental, o projeto mudou.

Dessa forma, a ideia só foi implementada em 2015, quando o Tottenham iniciou a construção do novo estádio após as aprovações municipais. Entretanto, o clube optou por manter o White Hart Lane funcionando e, por isso, dividiu a obra em duas fases.

Na primeira fase, o foco esteve na construção das arquibancadas norte, oeste e leste. Já na segunda fase, que começou após a demolição do White Hart Lane, a atenção se voltou para a arquibancada sul. O clube optou por preservar alguns elementos do antigo estádio, como partes do pavimento e outros detalhes arquitetônicos, que foram incorporados ao novo projeto.

Curiosidades sobre o estádio

O estádio do Tottenham tem capacidade para 62.850 pessoas. No entanto, o público recorde aconteceu em uma vitória de 3 a 0 dos Spurs contra o Arsenal, quando 62.027 torcedores foram apreciar o espetáculo à parte do time da casa.

Além disso, o Tottenham Hotspur Stadium é o estádio mais verde da Premier League. Isso porque a arena tem 100% de energia renovável, com gramado retrátil e política de zero desperdício, com esquema de reutilização de copos de cerveja.

Para além do futebol, a arena do time também é palco para outros esportes, como NFL, boxe e rúgbi, bem como um excelente espaço para shows de artistas famosos.

É possível visitar o estádio, que atrai quase dois milhões de visitantes ao ano. Com todas as atrações, o time ainda arrecada, em média, £ 344 milhões ao ano para a economia local em uma das áreas mais carentes da cidade de Londres.

Primeiro jogo no Tottenham Hotspur Stadium

A primeira partida no novo estádio do Tottenham aconteceu em 24 de março de 2019, após quatro anos de obras. Na ocasião, quem jogou foi a equipe sub-18, que venceu o Southampton por 3 a 1.

Já o time principal fez a estreia pouco tempo depois, em 3 de abril de 2019, durante a Premier League. Os Lilywhites venceram o Crystal Palace por 2 a 0, com gols de Son Heung-min — o primeiro oficial do estádio — e Christian Eriksen.

Top 3 jogos mais emblemáticos no estádio do Tottenham

Confira a seguir os três jogos mais emblemáticos no estádio do Tottenham:

Liga dos Campeões da UEFA: Tottenham 1 x 0 Manchester City

Nas quartas de final da Liga dos Campeões da UEFA de 2019, o Tottenham tinha pela frente um dos grandes favoritos à Liga dos Campeões da UEFA: o Manchester City do técnico Pep Guardiola.

O atual campeão da Premier League tinha tudo para vencer a partida. No entanto, a derrota não estava nos planos do treinador argentino Mauricio Pochettino, principalmente em seu próprio estádio. Assim, o jogo de ida, no dia 9 de abril, terminou em 1 a 0 para os Spurs, com gol de Son Heung-min aos 33 minutos da segunda etapa.

Na volta, já no Etihad Stadium, o jogo terminou em 4 a 3 para o City, mas o Tottenham eliminou o time de Manchester nos pênaltis e avançou para as semifinais da competição. A equipe chegou à final depois de passar pelo Ajax na semi, mas perdeu o título para o Liverpool.

EFL Cup: Tottenham 1 x 1 Chelsea

Maior rival do Tottenham, o Chelsea buscava manter a hegemonia sobre os Spurs. O jogo começou pegado, assim como um Fla-Flu ou um Derby Paulista. Com os Blues mantendo maior posse de bola, uma hora a bola chegaria ao gol do Tottenham. E assim se fez: aos 19 minutos do primeiro tempo, o alemão Timo Werner fez o único gol da primeira etapa.

Com sede de resultado, o time da casa não estava satisfeito de perder para o arquirrival em pleno Hotspur Stadium. Assim, o Tottenham do técnico José Mourinho marcou aos 38 minutos do segundo tempo, com gol do meio-campista argentino Érik Lamela.

O tempo regulamentar terminou com 11 chutes a gol dos Spurs contra sete dos Blues, além de quatro cartões amarelos — dois para cada lado. Nas penalidades, cada equipe separou os batedores da seguinte forma:

  • Tottenham: Eric Dier, Érik Lamela, Højbjerg, Lucas Moura e Harry Kane
  • Chelsea: Tammy Abraham, Azpilicueta, Jorginho, Palmieri e Mason Mount

No sorteio, o primeiro a cobrar foi Eric Dier, do Tottenham. A equipe conseguiu a sequência de cinco pênaltis. Assim, sobraria para Mason Mount, do Chelsea, manter a bola na rede, assim como seus companheiros de time. No entanto, o jogador perdeu a cobrança e a equipe da casa avançou para a semifinal.

Posteriormente, mesmo ganhando do Brentford por 2 a 0, o Tottenham sofreu com uma derrota por 1 a 0 para o City, e ficou com o vice-campeonato.

Premier League: Tottenham 6 x 2 Leicester City

Uma das maiores goleadas aplicadas pelo Tottenham dentro de seu estádio foi o 6 a 2 contra o Leicester City pela Premier League de 2022. Já aos seis minutos do primeiro tempo, o zagueiro Sánchez acertou o calcanhar do lateral-esquerdo James Justin dentro da área e o juiz marcou o pênalti. Assim, Tielemans bateu a cobrança e marcou o primeiro gol da partida.

No entanto, dois minutos depois, Harry Kane descontou para os Spurs, empatando o jogo em 1 a 1. Aos 21 minutos da primeira etapa, Eric Dane virou o jogo para o Tottenham, mas James Maddison igualou o placar aos 41 minutos.

Os times foram para o vestiário no intervalo empatados, mas logo aos dois minutos do segundo tempo, Rodrigo Betancur marcou o terceiro do Tottenham. Depois, o craque Son Heung-min saiu do banco de reservas para fazer história. Isso porque o atacante fez um hat-trick em apenas 12 minutos. O primeiro gol veio aos 28′; o segundo, aos 39′; e o terceiro, aos 42′, para fechar o caixão do Leicester.