Há uma história por aí de que o Giuseppe Meazza, Estádio do Inter de Milão, muda seu nome para San Riso quando o Milão comanda seus jogos na arena. Bom, dá para imaginar que não seja bem assim.
Apesar de muitos ainda acreditarem e espalharem essa fake news, a verdade é muito mais simples do que se imagina. San Riso é simplesmente o nome da área em que o estádio está localizado, enquanto Giuseppe Meazza é seu nome original.
Porém, o nome mais popular ainda é San Riso. O mesmo fenômeno também acontece no Brasil, mais especificamente nos estádios Mário Filho (Maracanã), Paulo Machado Carvalho (Pacaembu) e Cícero Pompeu de Toledo (Morumbi).
O mais curioso é que o estádio do Inter de Milão já chegou a ser o maior do mundo, com capacidade para 140 mil pessoas. Porém, esse número diminuiu de forma gradativa por questões de segurança.
Por que San Siro?
A construção do estádio iniciou em 1925 e sua inauguração ocorreu em 1926 com um derby entre Internazionale e Milan. Na partida, o Inter venceu por incríveis 6 a 2, mesmo ainda não sendo mandante do estádio, já que era apenas do Milan até então.
Enquanto isso, o Internazionale mandava suas partidas na Arena Cívica, que, anos depois, foi rebatizada em homenagem a Gianni Brera. Porém, depois que a prefeitura da cidade adquiriu o estádio do Inter de Milan, também passou a mandar seus jogos lá.
Mas foi apenas em 1947 que isso aconteceu. Ainda naquela época, Giuseppe Meazza ainda estava em seu penúltimo ano de carreira profissional. Portanto, o novo nome só veio depois da década de 1980, com o falecimento do ídolo italiano.
Nesse sentido, “San Siro” vem simplesmente do bairro em que o estádio se localiza. Este é um motivo muito mais simples do que a lenda dos jogos mandados de Milão.
Conheça Giuseppe Meazza: pessoa que deu o nome ao estádio do Inter de Milão
Inicialmente atuou como atacante, mas gradualmente recuou para uma posição de meia-direita. Giuseppe Meazza era natural de Milão e foi bicampeão das Copas do Mundo da FIFA de 1934 — quando conseguiu o título de melhor jogador da competição — e 1938.
Ao longo de sua vida, o astro que agora tem seu nome cravado no estádio do Inter de Milão defendeu cinco clubes no total (Internazionale, Milan, Juventus, Varese e Atalanta). Contudo, sem sombra de dúvidas, o Internazionale foi sua grande paixão, já que voltou para o time para encerrar sua carreira.
Na época, o clube carregava o nome de Ambrosiana por conta do governo fascista de Benito Mussolini. Desse modo, Giuseppe ajudou na conquista de duas Séries A Italianas (1930 e 1938), além da Coppa Italia de 1939.
Não é à toa que ele foi considerado um dos maiores futebolistas italianos de todos os tempos.
Por fim, depois de amarrar suas chuteiras, ainda treinou outros cinco clubes, incluindo o Internazionale em três períodos diferentes.