Início » Futebol » Estádio do Peñarol: conheça o Campeón del Siglo, a casa do clube do Uruguai

Estádio do Peñarol: conheça o Campeón del Siglo, a casa do clube do Uruguai

Publicado em:

Última atualização:

O Uruguai é conhecido mundialmente pela qualidade dos seus jogadores de futebol. Clubes como o Peñarol são responsáveis por formarem grandes atletas que, logo, se tornam astros. O time não é apenas o maior campeão nacional da história, como carrega também o status de ser o primeiro vencedor da Libertadores. O estádio do Peñarol, batizado de “Campeón del Siglo”, é o palco do elenco em todas as competições.

Acompanhe a seguir a história do estádio e todos os detalhes.

Qual é o estádio do Peñarol?

Localizado em Montevidéu, o Estádio Campeón del Siglo é a casa do Peñarol. Em português, significa “Campeão do Século”.

As obras para a construção da arena começaram em 10 de fevereiro de 2014. Dois anos depois, o Peñarol pôde celebrar a estreia do seu novo templo.

O Estádio Campeón del Siglo tem capacidade para 40 mil pessoas, atrás apenas do Centenário, com espaço para 65 mil. O gramado mede 105 metros de comprimento por 68 de largura.

Mas, antes da realização do sonho dos Aurinegros, uma polêmica tomou conta da obra: de acordo com o site oficial da Conmebol, o espaço previsto para a construção do estádio era um parque arborizado, com muitas árvores. Enquanto alguns queriam manter a praça, outros gostariam de ver o Campeón del Siglo lá. Depois de muitos protestos, o grupo conseguiu o direito de utilizar a área.

O Peñarol inaugurou o estádio em março de 2016 com uma grande festa. Os torcedores assistiram a um amistoso contra o River Plate, da Argentina, com vitória do Peñarol por 4 a 1, gols de Diego Forlán, Miguel Murillo, Luis Aguiar e Cristian Palacios. O evento também contou com a presença de autoridades, o Presidente da República, e ex-jogadores importantes na história como Fernando Morena, maior artilheiro do Peñarol e do futebol uruguaio.

Quanto custou o novo estádio do Peñarol?

O Peñarol não poupou para construir o seu estádio. De acordo com informações do portal GZH, o clube gastou US$ 40 milhões, aproximadamente o total de R$ 146 milhões na época. A intenção de tornar o espaço o mais agradável possível é que o Uruguai lançaria a candidatura para ser sede da Copa do Mundo em 2030, portanto o estádio poderia deveria estar apto para receber confrontos entre as seleções.

Uma curiosidade é que, segundo a Conmebol, parte do financiamento veio da comercialização de assentos e palcos do antigo estádio.

Após a inauguração em 2016, o presidente da FIFA, Gianni Infantino, visitou as instalações da casa em preto e amarelo. Em entrevista ao site oficial do clube, o CEO disse que era “o estádio que um Campeão do Século merece”.

Com a aprovação da FIFA, o Campeón del Siglo estava mais do que pronto para ser utilizado como o mais novo templo do futebol sul-americano.

Títulos do clube

É impossível falar do Peñarol sem citar a extensa lista de conquistas. O clube de Montevidéu coleciona 53 taças do Campeonato Uruguaio, quatro a mais que o Nacional, seu principal adversário.

O Peñarol, inclusive, foi o primeiro time a vencer a Libertadores em toda a história. Em 1960, o elenco bateu o Olimpia, do Paraguai, por 2 a 1 no agregado. No total, são cinco triunfos, em 1960, 1961, 1966, 1982 e 1987.

O esquadrão coleciona também três Copas Intercontinentais, em 1961, 1966 e 1982, e uma Supercopa dos Campeões Intercontinentais em 1969. Também pertencem ao currículo duas Supercopa do Uruguai, oito edições da Copas Competencia e quatro Copas de Honor Cusenier.