Início » Futebol » Quase imaculado: conheça o estádio do Newcastle, da Inglaterra

Quase imaculado: conheça o estádio do Newcastle, da Inglaterra

Publicado em:

Última atualização:

Quase sem alteração em sua estrutura, o estádio do Newcastle é um dos mais icônicos da Inglaterra. Isso porque, além de receber partidas dos campeonatos nacionais, também já foi palco de Eurocopa e Jogos Olímpicos e despertou um grande carinho na cidade desde a sua construção. Dessa forma, preparamos um post contando a história de um dos templos do futebol mundial.

História do estádio do Newcastle

O St James’ Park é um estádio de futebol que pertence ao Newcastle, da Inglaterra. Localizado em Newcastle upon Tyne, nordeste do país, o espaço vem sendo a casa da equipe desde 1892.

Além de servir para eventos de futebol locais ou nacionais, o estádio já foi utilizado internacionalmente. Isso porque a estrutura recebeu partidas da Eurocopa de 1996, Jogos Olímpicos de 2012, competições de rúgbi, além de shows e apresentações musicais, cenários de filmes ou programas para TV.

Eventos esportivos

Na Eurocopa de 1996, por exemplo, o estádio do Newcastle recebeu jogos em três oportunidades. Em 10 de junho, Romênia e França duelaram pelo primeiro jogo da fase de grupos, e os franceses venceram por 1 a 0. Posteriormente, em 13 de junho, a Romênia voltaria a jogar no local, dessa vez diante da Bulgária, tendo perdido outra vez por 1 a 0. Por fim, França e Bulgária se enfrentaram no dia 18 de junho, com vitória dos franceses por 2 a 0.

Nos Jogos Olímpicos de 2012, por outro lado, o estádio do Newcastle recebeu sete partidas de futebol. O primeiro jogo recebido foi México e Coreia do Sul, com placar de 0 a 0, em 26 de julho. Mais tarde naquele dia, Gabão e Suíça empataram em 1 a 1.

Depois, no dia 29 de julho, os duelos no local foram entre Japão 1 a 0 Marrocos, e Espanha 0 a 1 Honduras. Dias depois, em 1º de agosto, o Brasil derrotou a Nova Zelândia por 3 a 0. Posteriormente, em 4 de agosto, já no mata-mata, a Seleção Brasileira voltou ao local para vencer Honduras por 3 a 2.

Entretenimento

Utilizado ainda pelo setor de entretenimento, o estádio do Newcastle já recebeu artistas como as bandas The Rolling Stones, Queen e Kings of Leon, bem como o cantor Ed Sheeran. Além disso, o espaço é frequentemente usado para audições de reality shows, tais como “The X Factor” e “Big Brother”.

A indústria cenográfica também é figura constante no local, tendo gravado o filme Goal!, o qual conta a história de um jogador contratado pelos Magpies, de 2005.

Identidade

O nome “St James’ Park” surgiu para completar a estação de metrô mais próxima, a St James, e as ruas St James Street e St James Terrace. É como se o estádio do Newcastle fosse parte de um conglomerado que envolve toda uma localidade, uma vez que se utiliza o apóstrofo após pronomes possessivos monossilábicos que terminam com “s”. No caso de “James”, por exemplo, já tem o “s”, então o apóstrofo surge para determinar que se trata dessa categoria.

Capacidade

A capacidade do estádio do Newcastle sempre foi um assunto com controvérsias. Isso porque o clube possui projetos arquivados de mudanças e reformas no local, os quais não saíram do papel devido às reclamações tanto de torcedores, quanto de moradores da cidade. A casa dos Magpies foi fundada com lotação para pouco mais de 52.000 pessoas, tendo se adequado às regras da Premier League ao longo dos anos.

Em 2023, então, veículos de mídia noticiaram que o Newcastle pretende alterar alguns setores do estádio, como a expansão da Gallowgate End. Se concretizada, a reforma elevaria o número de assentos para mais de 65 mil lugares.