Início » Futebol » Estádio do Dragão: história e capacidade atual

Estádio do Dragão: história e capacidade atual

Publicado em:

Última atualização:

O Estádio do Dragão está localizado na cidade do Porto e, de acordo com os critérios estabelecidos pela UEFA, ele se encontra na categoria 4. Em outras palavras, tem a melhor estrutura para receber as partidas. Por isso, já foi e, aliás, continua sendo o lugar escolhido para diversos eventos e campeonatos importantes.

Para conhecer mais sobre o estádio do Futebol Clube do Porto, a seguir estão informações importantes da sua fundação, capacidade atual e o público recorde até os dias atuais.

História do Estádio do Dragão

Primeiramente, a inauguração do Estádio do Dragão aconteceu em novembro de 2003 e ele foi o escolhido para substituir o Estádio das Antas, que já existia desde 1952. Mas não foi fácil chegar à categoria 4 da UEFA, pois houve desafios na construção em razão de conflitos entre o presidente do clube, Jorge Nuno Pinto da Costa, e o presidente da autarquia, Rui Rio.

O nome do estádio teve como inspiração o emblema do clube, que carrega a imagem de um dragão. E o primeiro jogo foi duplamente especial, pois, além de ser a primeira partida nos gramados novos, o time da casa jogou contra o Barcelona, que tinha em seu elenco Lionel Messi. Esta foi a partida de estreia do craque, que, apesar de ter perdido, conseguiu mostrar o quanto tinha potencial para se desenvolver no futebol.

Ademais, outro ponto interessante sobre a história do estádio é que a sua arquitetura foi inspiração para outras construções. Uma delas se refere ao RasenBallsport Leipzig, que considerou a estrutura harmônica que o espaço oferece.

Qual a capacidade atual?

Hoje em dia, o estádio tem capacidade para receber 50.033 espectadores. Porém, já houve partidas em que este número foi excedido, como se pode ver a seguir. Os lugares são divididos em:

  • Camarotes empresariais: 1369;
  • Tribuna: 1154;
  • Camarotes para sócios: 174;
  • Tribuna para sócios;
  • Bancada Central: 1036;
  • Bancada Central: 19.536;
  • Bancada Central do segundo nível: 12.270;
  • Topo: 16.474.

Além disso, ele também conta com um estacionamento com 1187 lugares. Ou seja, realmente é um estádio completo e preparado para receber muitas pessoas de forma segura e confortável.

Público recorde do Estádio do Dragão

Decerto, o Estádio do Dragão já foi palco de grandes campeonatos, como Campeonato Europeu de Futebol, Liga das Nações da UEFA e de partidas importantes, incluindo jogos das eliminatórias da Copa do Mundo. No entanto, a partida com mais público aconteceu em 16 de novembro de 2003, dia da inauguração do estádio.

Na ocasião, o FC Porto enfrentou o Barcelona e levou a melhor, vencendo o amistoso por 2 a 0. Esta partida teve um total de 52.004 pessoas. Lembrando que, atualmente, a capacidade do estádio é de 50.033 espectadores.

Por ter uma boa estrutura, ele também já foi o local escolhido para receber eventos que também reuniram uma grande número de indivíduos. Entre eles, temos como exemplos: Coldplay, em 2012, que reuniu cerca de 50 mil pessoas; o Rolling Stones, com público de 47 mil espectadores; e One Direction, com 45 mil.