A Alemanha, assim como o Brasil, possui vários times com enorme tradição no futebol mundial e que chamam a atenção, dentre outros motivos, por seus estádios enormes e modernos. Um desses exemplos é o Westfalenstadion, ou Signal Induna Park, estádio do Borussia Dortmund.
O local está lotado em praticamente todas as partidas que a equipe faz em casa e abriga a Muralha Amarela, torcida do Dortmund, uma das mais vibrantes e fanáticas de toda a Bundesliga e também da Europa. Essa mistura cria uma atmosfera fantástica e, tanto em jogos do Campeonato Alemão quanto da Champions League, é sempre possível perceber a agitação das arquibancadas.
Sendo assim, acompanhe a leitura e veja um pouco sobre a história do estádio do Borussia Dortmund e o que faz com que o Signal Induna Park seja um lugar tão especial.
A história do estádio do Borussia Dortmund
A princípio, a construção do Signal Induna Park teve seu início nos anos 1960, mais precisamente em 1965. Nessa data, um projeto de expansão do estádio “Rote Erde” foi entregue ao Comitê de Finanças da cidade.
O Conselho, então, teve a ideia de não somente ampliar a capacidade do estádio do Borussia Dortmund, mas também fazer um local completamente novo. Isso, no entanto, não ganhou tração por um período de 5 anos. O governo alemão e o governo da cidade não quiseram arcar com os fundos e, sem isso, não havia como dar continuidade ao projeto.
Ele só pôde começar a ser realizado em 1970, quando a Alemanha foi eleita como país-sede da Copa do Mundo e precisava de estádios para realizar as partidas. Inicialmente, o plano era realizar a construção de uma arena em Colônia, mas a cidade foi contra a ideia. Isso abriu as portas para que Dortmund finalmente recebesse os investimentos que queria.
Dessa forma, o estádio do Borussia Dortmund foi criado e inaugurado em 2 de abril de 1974 para uma capacidade de 54 mil espectadores. Ele foi um sucesso logo de cara e, após outros dois processos de expansão, agora pode abrigar 81.365 espectadores. Isso o torna o sexto maior estádio em todo o continente europeu.
Partidas lendárias
O estádio do Borussia Dortmund já foi palco para várias partidas importantes em diversas competições. Dentre elas, é possível destacar duas memoráveis:
Borussia Dortmund 4 x 1 Real Madrid (2013)
Um dos jogos mais icônicos que o estádio já teve foi o 4 a 1 aplicado pelos donos da casa em cima do, nada mais, nada menos, Real Madrid. O time, comandado por Jürgen Klopp na época, contou com quatro gols de Robert Lewandowski. Isso acabou gerando uma das maiores surpresas da história do futebol europeu. O Real, de Cristiano Ronaldo e José Mourinho, ainda iria vencer o segundo jogo por 2 a 0, mas não seria o suficiente para tirar o Dortmund da decisão.
Itália 2 x 0 Alemanha (2006)
Outro confronto histórico no estádio do Borussia Dortmund envolveu as duas seleções mais tradicionais da Europa. Ambas as equipes vinham surpreendendo no Mundial de 2006 e chegaram à fase de semifinal em condições parecidas. Os alemães tinham a chance de ganhar a segunda Copa em casa, mas Del Piero e Grosso, na prorrogação, levaram os italianos para uma final contra a França.