Início » Futebol » Estádio do Atlético-MG: tudo sobre a Arena MRV e as antigas moradias do mineiro 

Estádio do Atlético-MG: tudo sobre a Arena MRV e as antigas moradias do mineiro 

Publicado em:

Última atualização:

O novo estádio do Atlético-MG, a Arena MRV, foi inaugurado ano passado (2023) após quase 100 anos da construção da sua primeira casa, o estádio Antônio Carlos.

Porém, em todos esses anos de história, o Galo já se mudou algumas vezes, tendo inclusive moradia compartilhada com seus rivais Cruzeiro no Mineirão e América na Arena Independência. 

Estádios antigos do Atlético Mineiro

Em 1929, o Atlético-MG inaugurou o estádio Antônio Carlos — nomeado em homenagem ao Governador de Minas Gerais, Antônio Carlos Rivera de Andrada — lugar que sediou os jogos do clube por quase 40 anos. 

Isso acontece pois, a partir da década de 1950, a atual Arena Independência ou Estádio Raimundo Sampaio, foi construída para sediar a Copa e passou a receber os jogos do mineiro por conta de sua maior capacidade de público. 

Já nos anos 60, com o surgimento do Mineirão, o Atlético-MG deixou de vez de jogar no Antônio Carlos, que passou a servir apenas para treinos, alojamentos e outras atividades até ser desapropriado de vez em 1969. 

Em todos esses anos que seguiram, o Galo jogou tanto no Independência quanto no Mineirão, com exceção dos dois anos em que ambos estiveram em reforma, o que obrigou o Atlético, o Cruzeiro e o América a jogarem fora da capital mineira. 

Um fato curioso, é que em 2023 o Atlético-MG jogou em três casas durante a temporada: Mineirão, Independência e Arena MRV. 

Arena MRV

O novo lar do Atlético-MG, a Arena MRV, estava em construção desde 2020, mas teve seu projeto iniciado em 2017. É batizada por conta da MRV Engenharia, parceira comercial do Atlético que doou o terreno para a construção do estádio. 

A partir disso, a Arena teve seu primeiro jogo em 27 de agosto de 2023, quando enfrentou o Santos na 21ª rodada do Brasileirão e venceu por 2 a 0 por ambos os gols marcados pelo atacante Paulinho, hoje ídolo do Atlético-MG

O novo ninho do Galo é o 13º maior estádio do Brasil e o 3º de Minas Gerais, atrás apenas do Mineirão e do Parque do Sabiá em Uberlândia. 

Por fim, a arena tem capacidade para 45.414 torcedores sentados, já para shows realizados na arena o número sobe para de 65 mil a 70 mil pessoas. Além disso, o estádio possui 68 camarotes (com espaços entre 17 e 31 torcedores sentados).

Com dois lounges que abrigam até 1.900 torcedores, o estádio contém 40 bares e mais de 50 banheiros. O estacionamento possui aproximadamente 2.500 vagas.