Início » Futebol » Estádio da Fiorentina: conheça o lar do ACF Fiorentina

Estádio da Fiorentina: conheça o lar do ACF Fiorentina

Publicado em:

Última atualização:

O ACF Fiorentina é um dos nomes mais conhecidos do futebol italiano. Afinal, conta com mais de 97 anos de história e é um dos principais campeões do país, e é claro que um clube com tamanho legado teria um lar que se compare. O estádio da Fiorentina é um local muito importante para o time e hoje vamos ver mais sobre ele! Antes disso, confira um pouco da história do ACF Fiorentina.

História do clube ACF Fiorentina

Antes de falar do estádio da Fiorentina, vale contar um pouco da sua extensa história. O Fiorentina nasceu depois que o Florence Football Club foi dissolvido alguns anos depois da sua fundação. Foi em 1926 que o ACF Fiorentina apareceu, sendo a fusão entre dois clubes. Os times que fundiram foram o Club Sportivo Firenze e o Palestra Ginnastica Fiorentina Libertas e resultaram no time italiano que conhecemos hoje.

Grande parte dos primeiros anos do time ocorreram nas divisões inferiores do futebol italiano. A sua única vitória depois da sua fundação foi em 1940, na Copa Itália. Já nos anos 50, após a Segunda Guerra Mundial parar as partidas, eles foram mais vitoriosos. Portanto, o Fiorentina conquistou seu primeiro Scudetto em 1956.

Na temporada seguinte, chegaram até a final da Copa da Europa, ficando cada vez mais perto de troféus ainda maiores. Porém, saíram derrotados pelo Real Madrid. Mas em solo italiano, foram vitoriosos novamente em 1961. Novamente, conquistaram o troféu da Copa Itália e também na primeira Copa das Copas.

Nas décadas seguintes, eles levaram outro título da Copa Itália em 1966 e seu segundo Scudetto em 1969. Além disso, o clube conseguiu vencer outra Copa da Itália em 1975. Porém, depois disso, seus resultados não foram tão bons.

Nos anos 80, não conquistaram nenhum troféu, e nos anos 90, ganharam apenas 1 título da Copa da Itália em 1996. Atualmente, o Fiorentina quase levou a Conference League em 2024, mas perdeu para o Olympiacos na grande final.

Estádio da Fiorentina: conheça a casa do time

O estádio do clube foi inaugurado em 13 de setembro de 1931 e, no começo, contava com uma pista de atletismo. Por conta do regime nazista, ele tinha uma arquitetura no estilo fascista. Inicialmente, também levava o nome de Giovanni Berta, um mártir fascista. Porém, depois da Segunda Guerra Mundial acabar, passou a se chamar Stadio Comunale.

Além disso, o estádio da Fiorentina é uma obra muito importante da arquitetura italiana. Ele foi construído e idealizado pelo arquiteto Pier Luigi Nervi. Durante a Copa do Mundo em 1990, o estádio passou por várias reformas. A pista de atletismo, por exemplo, foi removida. A sua capacidade passou para 47.282 torcedores.

Nessa época, o nome mudou para ser uma homenagem ao ex-presidente da Federação Italiana de Futebol e da UEFA, Artemio Franchi. Atualmente, o estádio do clube italiano segue com o mesmo nome. Artemio veio a falecer em um acidente de carro em 1983, o que levou a homenagem. Além disso, o estádio de Fiorentina já foi palco de grandes disputas. Durante a Copa de 1990, por exemplo, o local teve quatro partidas da competição.