Em 2022, o estádio do Atlético de Madrid recebeu um novo nome: Cívitas Metropolitano. Isso aconteceu por conta de uma empresa imobiliária da Espanha com o mesmo nome, nova detentora dos direitos, que substituiu a Wanda, uma companhia chinesa.
Desse modo, o contrato da Cívitas no estádio é de dez anos e deve manter-se até 2032. Essa é uma prática cada vez mais comum em estádios e arenas pelo mundo, como no atual MorumBIS, a casa do São Paulo. Outro exemplo é a Crypto.com Arena, local em que o Los Angeles Lakers e o LA Clippers da NBA residem.
Outra razão para o fechamento deste contrato foi o projeto “Ciudad Del Desporte”, ou então Cidade do Esporte. Trata-se da construção de um complexo esportivo ao lado do estádio com capacidade para 6 mil pessoas em um miniestádio com pista de atletismo e até praia com ondas artificiais.
O projeto deveria ter ficado pronto agora em 2024, após um investimento de aproximadamente 1 bilhão de euros da empresa. Porém, apenas a fase de planejamento terminou em maio deste ano, com os pedidos de licenciamento de execução e construção sendo solicitados à cidade de Madrid recentemente.
O estádio, que também é conhecido como La Peineta ou Estádio Olímpico de Madrid, está localizado no distrito de San Blas-Canillejas, em Madrid, na Espanha. O escritório Cruz y Ortiz Arquitectos foi responsável por sua arquitetura.
O que aconteceu com o estádio do Atlético de Madrid?
Ao longo da história do clube, como a de muitos outros, o estádio do Atlético de Madrid mudou. O atual, terminou sua construção em 1993, quando inicialmente tinha capacidade para cerca de 20.000 torcedores. O local funcionava como um estádio de atletismo e pertencia ao Ayuntamiento de Madrid.
Depois disso, candidaturas falhas para tornarem a cidade de Madrid a sede dos Jogos Olímpicos de 2012, 2016 e 2020 fizeram com que a cidade descartasse um projeto inicial de reforma e ampliação do estádio. Isso só voltou a acontecer em 2013, depois da rejeição das candidaturas e da eleição espanhola.
Sendo assim, o clube manteve-se em seu antigo estádio, o Vicente Calderón, até 16 de setembro de 2017. Somente quando o Atlético de Madrid inaugurou sua nova casa, na época Wanda Metropolitano, em uma partida da La Liga contra o Málaga, que o clube saiu.
Números do Cívitas Metropolitano
O público recorde do Estádio do Atlético de Madrid foi de 69.196 espectadores, em um jogo contra o Internazionale, que terminou em 2 a 1 para Madrid. Seu custo inicial foi de 45 milhões de euros, porém, sua reforma custou aproximadamente 240 milhões de euros.
Os torcedores e curiosos podem realizar um tour sem guia pelo estádio Cívitas Metropolitano e no museu Território Atleti por meio de agências de turismo, e o custo se aproxima dos 150 reais. Também é possível comprar o ingresso diretamente pelo site do clube, porém, é necessário realizar um cadastro.