A temporada de 2024 do Galo vem sendo cheia de inconstâncias e é difícil avaliar com precisão o ano da equipe até agora. Afinal, ao mesmo tempo que o clube não consegue ir bem no Brasileirão e tem desempenhos abaixo da expectativa na maioria das vezes, possui a possibilidade real de ganhar todos os torneios mata-mata que disputou no ano, incluindo a Copa do Brasil e a Libertadores. Além disso, a escalação do Atlético Mineiro sofre várias mudanças dependendo do jogo em questão e são poucos os nomes que estão sempre no time titular.
Mas, afinal, quais são os nomes que hoje fazem parte do plantel e estão à disposição do técnico? Leia o texto a seguir para descobrir e confira também quais deles vem tendo bons números.
Todos os jogadores disponíveis para escalação no Atlético Mineiro
Segundo o site Transfermarkt, ao todo, 34 atletas compõem a equipe do Galo hoje em dia. São eles:
- Goleiros: Everson, Matheus Mendes, Gabriel Delfin, Gabriel Átila;
- Zagueiros: Júnior Alonso, Lyanco, Maurício Lemos, Bruno Fuchs, Igor Rabello, Rômulo;
- Laterais: Guilherme Arana, Rubens, Renzo Saravia, Vitor Gabriel, Mariano;
- Meias: Otávio, Fausto Vera, Rodrigo Bataglia, Vitinho, Paulo Vitor, Alan Franco, Matías Zaracho, Gustavo Scarpa, Igor Gomes, Robert Conceição;
- Atacantes: Paulinho, Bernard, Allison, Brahian Palacios, Hulk, Eduardo Vargas, Deyverson, Kadu, Alan Kardec.
O treinador atual é o argentino Gabriel Milito. Ele está no cargo desde o final de março e substituiu Felipão, demitido ainda durante o Campeonato Mineiro.
Os principais nomes da escalação do Atlético Mineiro
Agora que você conferiu quem está presente no elenco, é hora de descobrir quais são os principais nomes do Galo em 2024. Dentre as opções disponíveis, alguns que vêm tendo destaque são:
Hulk
Como sempre, o grande destaque do Galo é o atacante Hulk. O jogador já viveu fases ainda melhores, é verdade, mas não deixou de ser o principal atleta e líder do time. Nessa temporada, aliás, já esteve presente em 41 jogos e marcou 18 gols, além de dar dez assistências, um número bem impressionante.
Gustavo Scarpa
Outro jogador que vem tendo um ano excelente é o meia Gustavo Scarpa. Sob o comando de Milito, vive a sua melhor fase no Galo e as estatísticas mostram isso até então. O jogador atuou em 54 partidas, fez nove gols e deu também dez assistências.
Guilherme Arana
Por fim, temos Guilherme Arana, que inclusive foi convocado para a Seleção Brasileira na Copa América. O atleta esse ano tem sido um dos melhores laterais do país, senão o melhor, e é importante demais no setor ofensivo. Ao todo, já disputou 42 duelos, fez cinco gols e ainda conseguiu nove assistências.
Perspectiva para o fim de ano do Galo
Considerando o cenário atual, como dito antes, é possível que o Atlético vença a Libertadores e a Copa do Brasil no fim do ano. Todavia, fato é que, mesmo com um elenco farto, existem times muito bons nos dois torneios.
Na Copa do Brasil, o Galo perdeu o jogo de ida para o Flamengo por 3 a 1. A volta será na casa do clube mineiro e, dessa forma, o torcedor está esperançoso.
Já na Libertadores o time irá enfrentar o Botafogo na grande decisão. O confronto será no final de novembro e, com uma vitória, o Galo pode se tornar bicampeão da competição.