Perguntar a um fanático por futebol “em qual time Cássio já jogou”, certamente trará o Corinthians como resposta. Isso porque o goleiro passou mais de dez anos defendendo o Timão. No entanto, o “Gigante” começou sua carreira bem jovem e teve passagem por outros três clubes antes de fazer história no time paulista.
Nascido no interior do Rio Grande do Sul, Cássio Ramos tinha apenas 19 anos quando foi revelado pelo Grêmio, em 2006. Contudo, sua altura e habilidade no gol logo o levaram até a Seleção Brasileira Sub-20, onde se destacou na conquista do Sul-Americano Sub-20.
Com apenas 20 anos, o garoto foi para a Europa defender o PSV Eindhoven, da Holanda. No entanto, ele praticamente não teve nenhuma oportunidade de mostrar suas habilidades no time. Somente em 2009, dois anos após sua apresentação, ele fez sua estreia pelo clube holandês. Mas pouco depois, o Sparta Rotterdam o levou emprestado.
Após ganhar experiência no Sparta, ele retornou ao PSV, mas continuou no banco. Principalmente porque, na época, o titular do clube era ninguém menos do que Andreas Isaksson, goleiro da seleção sueca. Cansado de “esquentar banco” na Holanda, no final de 2011 Cássio rescindiu contrato com o PSV.
Dos times que Cássio já jogou, o Timão foi o mais importante
Imagine terminar um relacionamento de 12 anos – e ainda ver o outro seguindo em frente. Certamente não é fácil, mas é exatamente o que a torcida do Corinthians está enfrentando. Isso porque Cássio Ramos, agora ex-goleiro do Timão, foi oficialmente contratado pelo Cruzeiro. Mas antes disso, lá em 2012, a torcida alvinegra não tinha ideia das emoções que iriam sentir. Em 2 de fevereiro de 2012, um não muito conhecido Cássio Ramos foi oficialmente apresentado pelo Corinthians, juntamente com o zagueiro Felipe. E, assim como em seus clubes anteriores, ele passou um tempo no banco antes que Tite, na época técnico do Timão, lhe desse a chance de entrar em campo.
Contudo, quando a oportunidade veio, Cássio a agarrou com a força de um goleiro – literalmente. Titular absoluto, Júlio César havia decepcionado a torcida duas vezes no Campeonato Paulista. Tite então resolveu mandar o camisa 1 para o banco e coube a Cássio assumir o posto, que fechou o gol e não deixou nenhuma bola entrar.
Desde então, 12 anos de muita história se passaram. Nesse tempo, Cássio disputou 712 partidas pelo clube, tornando-se o segundo jogador a defender mais vezes a camisa do Timão. O goleiro ficou atrás apenas de Wladimir, que jogou 806 pelo time paulista. Nesses 12 anos, Cássio levou 614 gols. Ele também é o maior defensor de pênaltis da História do Corinthians, com 32 defesas no total.
Ao todo, Cássio também é o jogador com mais títulos, sendo nove ao todo. Em 2012, ele levantou a Taça da Libertadores e do Mundial. No ano de 2013, Cássio levantou a da Recopa Sul Americana. Em 2015 e 2017, foram as taças do Brasileirão e em 2013, 2017, 2018 e 2019, o goleiro conquistou o Paulistão. Vale destacar que Júlio César também tem nove conquistas, contudo, em quatro delas o goleiro não estava em campo.