Antes de alcançar o status de ídolo no futebol holandês, Tadic defendeu o Southampton por quatro anos. Os números indicam que o atacante de 35 anos teve uma passagem regular na Inglaterra, apesar de não ter conquistado títulos. Entre campeonatos nacionais e internacionais, disputou mais de cem partidas e também balançou as redes. Confira, então, as estatísticas completas de Dusan Tadic no Southampton.
Números de Dusan Tadic no Southampton
Depois de duas temporadas no FC Twente, o sérvio transferiu-se para o Southampton em 2014. Os ingleses apostaram todas as fichas no atacante. Sendo assim, desembolsaram 14 milhões de euros para tirá-lo da Holanda. Apesar da complexa negociação, Tadic obteve bons resultados à frente do grupo.
Tadic entrou em campo 162 vezes, marcou 24 gols e deu 32 assistências, conforme as estatísticas do portal Transfermarkt. Foi titular da Premier League por quatro temporadas, além de atuar na Liga Europa, Copa da Inglaterra e Copa da Liga Inglesa.
O sérvio estreou com a camisa dos Saints em 17 de agosto de 2014, na derrota por 2 a 1 para o Liverpool, no Campeonato Inglês. Por outro lado, só colocou a bola no fundo da rede pela primeira vez depois de um mês, no duelo contra o Arsenal, na EFL Cup.
Nesse cenário, Tadic ganhou a confiança do técnico Ronald Koeman e, consequentemente, recebeu mais minutagem.
Em 2017, o atacante liderou o Southampton até a final da Copa da Liga Inglesa após vencer o Crystal Palace, Sunderland, Arsenal e Liverpool. Na final contra o Manchester United, Gabbiadini marcou dois gols e empatou a partida, mas Ibrahimović deu a vitória para o Red Devils no finalzinho do segundo tempo, fechando o placar em 3 a 2.
Dusan Tadic não levantou troféus no Southampton, contudo deixou boa impressão com os torcedores. Além disso, o atleta garantiu lugar privilegiado na lista de jogadores sérvios que já passaram pela Premier League. Trocou a Inglaterra pela Holanda ao assinar com o Ajax, onde alcançou o ápice da sua carreira em 2018.
Carreira de Tadic
O atacante foi revelado nas categorias de base do Vojvodina, clube de seu país. Subiu para o time principal e permaneceu por quatro anos, até ser contratado pelo Groningen, da Holanda, em 2010. Dois anos depois, teve uma atuação discreta no Twente, que lhe rendeu a oferta para ir para o Southampton.
Depois de jogar na Inglaterra, Tadic chegou ao Ajax em 2018, onde claramente atingiu os melhores números da sua trajetória. Jogou 241 confrontos e marcou 105 gols, segundo o portal Transfermarkt, venceu três títulos do Campeonato Holandês, duas taças da Copa da Holanda e uma Supercopa.
Também ganhou o prêmio de melhor jogador do país em 2021. Por sua vez, em setembro de 2023, Tadic assinou contrato com o Fenerbahce, da Turquia.
Dusan Tadic defende a Seleção de Futebol da Sérvia desde 2008, quando foi convocado para o amistoso contra a Polônia. Com o elenco nacional, o atacante coleciona participações em qualificatórias, Liga das Nações, amistosos, Eurocopa e em duas Copas do Mundo.
Na Copa do Mundo da Rússia em 2018, a Sérvia venceu a Costa Rica, mas perdeu para a Suíça e o Brasil, eliminado precocemente. No Catar, em 2022, caiu também na fase de grupos após a derrota contra Brasil e Suíça e o empate diante de Camarões.
Em 2024, o jogador esteve em campo na Eurocopa, mas sua equipe não obteve sucesso.