Início » Futebol » Diego Costa do Grêmio: trajetória e estatísticas do atacante

Diego Costa do Grêmio: trajetória e estatísticas do atacante

Publicado em:

Última atualização:

Diego Costa do Grêmio chegou ao time após uma busca intensa da equipe por um centroavante. Outros nomes tiveram na lista da procura, mas alguns recusaram e Diego tinha um histórico interessante na Europa, jogando em times como Chelsea e Atlético de Madrid. Assim, as suas habilidades e também a experiência internacional fizeram com que o Tricolor dos Pampas fechasse com o jogador.

Mas como foi a sua trajetória até o momento atual? Quantos jogos ele já tem pelo Grêmio? A seguir, estão as informações da sua carreira.

Início de Diego Costa do Grêmio

O jogador Diego Costa do Grêmio nasceu em 7 de outubro de 1988, em Lagarto, Sergipe. Pode-se dizer que o jogador já começou no futebol internacional, pois, apesar de ter tido a primeira experiência nas categorias de base do Barcelona Esportivo Capela, não demorou muito para começar a sua etapa profissional nos times portugueses.

Assim, a sua fase profissional se iniciou depois de uma indicação para jogar no Braga, clube português. Nesta equipe, jogou nove jogos e marcou um gol. No período em que ficou no clube, também foi emprestado ao Penafiel, atuando em 14 jogos e registrando cinco gols. Assim, em 2007, terminou esta fase inicial e então partiu para o Atlético de Madrid.

Temporadas internacionais

Pode-se dizer que o primeiro grande time em que jogou, internacionalmente, foi o Atlético de Madrid. Porém, enquanto esteve no time espanhol, também passou algumas temporadas em outros times por empréstimo. Essas experiências se mostraram essenciais para aprimorar as suas técnicas e desenvoltura como atacante.

O primeiro deles foi o Celta de Vigo, estando presente em 30 jogos e fechando com cinco gols. Depois, foi para o Albacete, participou de 35 jogos e balançou a rede nove vezes. Na temporada seguinte, foi emprestado ao Valladolid e, neste período, conseguiu ainda mais destaque pelo seu desempenho, marcando dez gols em um total de 36 partidas.

Para encerrar a temporada de empréstimos, foi para o Rayo Vallecano. Ficou apenas um ano defendendo a equipe, porém se configurou essencial para algumas vitórias. Para se ter uma ideia, nos três primeiros jogos, conseguiu marcar quatro gols, abrindo ainda mais espaço no cenário internacional. Ele encerrou com 16 participações e um total de dez gols.

Diego Costa no Atlético de Madrid e Chelsea

Diego Costa voltou então ao Atlético de Madrid em 2013. Porém, foi um período um pouco conturbado da sua trajetória. Ele teve desentendimentos em campo, bem como foi suspenso por quatro jogos pela UEFA. No entanto, por mais que ele estivesse tendo um período levemente turbulento, continuou como titular e, após a suspensão, marcou três gols e um gol de empate no final da Copa Rei, se tornando o artilheiro da temporada.

Em 2013, recebeu propostas para jogar pelo Liverpool, mas recusou e renovou o contrato com o Atlético e já começou a temporada com gols importantes, como o do jogo contra o Real Madrid, rendendo a ele o prêmio de jogador do mês. Este desempenho elevado se manteve e, em outubro do mesmo ano, chegou ao décimo gol do campeonato e, após fazer um gol de voleio, recebeu a indicação para o Prêmio Puskás.

Na Liga dos Campeões, Costa teve uma estreia de destaque, levando o Atlético às quartas pela primeira vez em 17 anos e depois à final, terminando a temporada da liga com 27 gols. Porém, sofreu uma lesão que atrapalhou bastante a sua performance na final.

Antes de chegar aos times brasileiros, Diego Costa, do Grêmio, também passou três anos no Chelsea e teve temporadas marcantes, chegando até a receber, logo que entrou, o prêmio de melhor jogador do mês da Premier League. No geral, jogou mais de cem partidas e marcou 55 gols. Assim, retornou ao Atlético e, em dezembro de 2020, encerrou o contrato.

Estatísticas no Atlético de Madrid

PeríodoPartidasGols Assistências
2017 – 202186249

Últimos clubes antes do Grêmio

Diego Costa chegou ao Brasil para jogar pelo Atlético Mineiro e já fez um gol em sua estreia, em um jogo contra o Red Bull Bragantino. Passou boa parte da temporada como reserva, mas participou da vitória do Brasileirão e da Copa do Brasil. Apesar de não ter ficado no clube por muito tempo, conseguiu deixar a marca de cinco gols.

Ele voltou então para os jogos internacionais para jogar pelo Wolverhampton, retornando assim à Premier League. Porém, não teve resultados tão bons quanto em sua última passagem, marcando apenas um gol no ano que defendeu o clube. O jogador retornou, logo, para o Brasil, mas agora para jogar pelo Botafogo.

O atleta ficou apenas a temporada de 2023 no time carioca, mas teve momentos interessantes, marcou três gols e ajudou o Glorioso a ganhar algumas partidas importantes do Campeonato Brasileiro. Em seguida, em fevereiro de 2024, Diego Costa chegou ao Grêmio.

Quantos jogos o Diego Costa jogou no Grêmio?

Diego Costa chegou ao Grêmio em fevereiro de 2024 como um reforço para o time, principalmente após a saída de Luis Suárez. Em sua estreia, contra o Guarany de Bagé, já marcou o seu primeiro gol no Tricolor dos Pampas. Entre os momentos marcantes do jogador no clube, temos o gol e a assistência dada na final do Gauchão em que o time venceu.

Até o momento, Diego soma 22 partidas e oito gols.

Estatísticas no Grêmio

PeríodoPartidasGols Assistências
20242284