Diego Alves é um goleiro brasileiro que ganhou fama mundial por sua habilidade em defender cobranças de pênaltis. Contudo, esse não é o único talento do arqueiro que brilhou na Europa e voltou para o Brasil para ser goleiro do Flamengo, onde ganhou muitos títulos.
Diego Alves nasceu no dia 24 de junho de 1985 no Rio de Janeiro e está atualmente com 39 anos. Revelado pelo Atlético Mineiro, o goleiro Diego Alves se destacou rapidamente no cenário brasileiro e, em 2007, foi transferido para o Almería, da Espanha.
Po lá, Diego Alves quebrou o recorde de minutos sem sofrer gol e se tornou um dos principais goleiros da La Liga. Além disso, a fama de Diego Alves cresceu ainda mais no Valencia e por lá ampliou seu recorde de pênaltis defendidos na liga espanhola.
Em 2017, Diego Alves retornou ao Brasil para atuar pelo Flamengo.
Carreira e trajetória do goleiro Diego Alves
Confira, abaixo, detalhes da jornada do atleta:
Botafogo de Ribeirão Preto
Diego Alves começou sua carreira em 2011 no Botafogo de Ribeirão Preto, sua cidade natal nasceu e onde mora sua família. Pelo Botafogo-SP, o goleiro disputou diversos torneios internacionais, como: Nokia Debitel Cup em Dusseldorf, LZO Cup em Bremen e Finaznzgruppe Cup em Oberndorf.
Aliás, em todas essas competições, Diego Alves foi eleito o melhor goleiro do campeonato. Assim sendo, o arqueiro despertou o interesse do Atlético Mineiro, um novo salto para a carreira do atleta.
Atlético Mineiro
Em 2004, Diego Alves se transferiu para o Atlético Mineiro para integrar a equipe dos juniores e subiu para equipe principal em 2005. Sua estreia pelo time principal do galo aconteceu no Campeonato Mineiro de 2005, em uma goleada por 4×1 sobre a URT (União Recreativa dos Trabalhadores).
Além disso, Diego Alves foi campeão do Brasileirão da Série B de 2006 e ajudou o Atlético-MG a retornar a elite do futebol brasileiro. Aliás, novamente o goleiro Diego Alves foi eleito o melhor goleiro da competição.
Em 2007, conquistou o Campeonato Mineiro, competição em que também foi eleito o melhor goleiro.
Almería
Após a conquista da Série B, Diego Alves foi comprado pelo Amería, da Espanha, por 2,5 milhões de euros. Assim sendo, não demorou para o goleiro conseguir um feito histórico para sua carreira: ficar 618 minutos sem sofrer gols e bater o recorde de Iker Casillas pelo Real Madrid.
Além disso, Diego Alves também se tornou um exímio pegador de pênaltis e quebrou outro recorde na La Liga. O goleiro defendeu 13 cobranças em apenas uma temporada, sendo um deles de Cristiano Ronaldo, o que ajudou a aumentar a fama de Diego Alves.
Valencia
As grandes atuações e recordes batidos no Almeria fizeram o Valencia contratar Diego Alves para ser seu novo goleiro em 2011. A transação foi de 3 milhões de euros.
Desde que chegou à meta do Valencia, Diego Alves se tornou o goleiro titular absoluto. Porém, em 2015, sofreu com uma lesão no joelho que o tirou dos gramados por nove meses.
Contudo, Diego Alves retornou em 2016 e em 2017 ampliou seu recorde de pênaltis defendidos: foram 24 defesas em 50 cobranças, uma marca impressionante do brasileiro.
Diego Alves pelo Flamengo
Agora, veja os detalhes de sua atuação pelo Flamengo:
2017
Diego Alves foi contratado pelo Flamengo em julho de 2017, vindo do Valencia por 300 mil euros, com um salário reduzido em comparação ao que recebia na Europa. O goleiro buscava maior visibilidade no Brasil para tentar uma vaga na Seleção Brasileira para a Copa do Mundo de 2018.
Ele estreou no empate contra o Corinthians, mas sua temporada foi interrompida por uma grave lesão na clavícula durante as semifinais da Copa Sul-Americana.
2018
Recuperado da lesão, Diego voltou em boa forma no Brasileirão, sendo considerado um dos melhores jogadores até a 9ª rodada. Contudo, ele se desentendeu com o técnico Dorival Júnior quando se recusou a viajar com o time em um jogo que não seria titular, o que resultou em seu afastamento.
Com a chegada de Abel Braga no ano seguinte, Diego Alves voltou a ser o goleiro titular do Flamengo.
2019
Em 2019, Diego Alves foi fundamental em várias partidas, especialmente na Libertadores e no Campeonato Brasileiro. Destaque para sua atuação na vitória contra o San José na altitude da Bolívia, com nove defesas, e na goleada de 4 a 1 sobre o Vasco, quando defendeu dois pênaltis.
Assim sendo, no final de 2019, o Flamengo conquistou a Libertadores e o Brasileirão, dois títulos que marcaram o auge do time e uma coroação para o goleiro Diego Alves.
2020
Em 2020, Diego Alves sofreu uma lesão no ombro e ficou afastado de 20 partidas. Por fim, após meses de negociações complicadas, o goleiro renovou contrato até o final de 2021. Nesse ano, o Flamengo continuou colecionando títulos, como a Recopa Sul-Americana e a Supercopa do Brasil.
2021
Diego Alves brilhou na final da Supercopa do Brasil contra o Palmeiras, defendendo três pênaltis e garantindo o bicampeonato. Ele também atingiu a marca de 200 jogos pelo Flamengo.
2022
Diego teve um desempenho irregular no seu último ano no Flamengo. Ele começou a temporada no banco de reservas e, quando voltou como titular, falhou em uma partida contra o Resende.
Por fim, a passagem de Diego Alves como goleiro do Flamengo terminou em um jogo contra o Avaí. O atleta encerrou sua trajetória no Flamengo com 217 partidas e 11 títulos, incluindo dois Brasileirões, duas Libertadores e três Campeonatos Cariocas.
Onde está jogando Diego Alves atualmente
Em 2024, Diego Alves está sem clube. Porém, o goleiro ainda planeja retornar aos gramados.
Seu último clube defendido foi o Celta de Vigo, da Espanha. Entretanto, a passagem durou apenas 2 meses ao ser interrompida por uma lesão no joelho de Diego Alves, o que fez seu contrato ser reincido.