O futebol já era um dos esportes mais populares do Uruguai quando o Danubio FC foi fundado, em 1932. Àquela altura, a Seleção Uruguaia havia conquistado os títulos olímpicos de 1924 e 1928, além de sediar e vencer a Copa do Mundo de 1930.
Na época, vários times pequenos jogavam na região conhecida como Curva de Maroñas, em Montevidéu, mas nada de forma profissional. Nesse cenário, um grupo de estudantes de uma escola pública local se reuniu para formar um time de futebol que, inicialmente, chamava-se Tigre. O primeiro jogo “oficial” dos meninos foi na primavera de 1931, mas, infelizmente, eles perderam por 1 a 0 para o Plaza de Deportes de la Unión.
Em março de 1932, com o retorno das aulas, o time viu que precisava se preparar melhor para uma revanche. Assim, as mães entraram no jogo — literalmente —, e criaram as fardas para a equipe. Foi uma delas, inclusive, que sugeriu mudar o nome para Danubio Fútbol Clube. Nascia assim o clube que, no ano seguinte, conseguiu revanche ao vencer seu primeiro rival pelo placar de 2 a 0.
Mas foi somente em 1934 que o Danubio FC disputou sua primeira competição oficial; enquanto em 1944, o clube estreou na segunda divisão. Em 1948, o clube enfim se uniu à elite do futebol uruguaio, conseguindo o acesso para a primeira divisão do país.
Estatísticas do Danubio Fútbol Club
O time uruguaio terminou o Torneo Apertura — primeira fase do campeonato do país — em 15º lugar na tabela de classificação. Ele fechou sua participação com 14 pontos conquistados nos 15 jogos do torneio. Destes, o Danubio venceu apenas três partidas, enquanto empatou cinco e perdeu as outras sete. Com 13 gols marcados contra 19 sofridos, o time terminou com um saldo de gols de -6.
Agora, a equipe disputa o Torneo Intermedio, no qual aparece na terceira colocação do Grupo B. Com cinco pontos marcados nos três jogos que já disputou, o time tem um saldo de gols de +2 até o momento, uma vez que balançou a rede adversária quatro vezes enquanto levou apenas dois gols. O Danubio está a quatro pontos de distância do líder do grupo, o Miramar Misiones, que está com nove pontos.
O destaque do time este ano é o atacante de 26 anos Sebastián Fernández. Ele é o atleta que mais vezes entrou em campo defendendo o Danu. Foram 26 jogos até o momento. Fernández também é o artilheiro do clube no momento, com nove gols marcados, o que dá uma média de 0,35 gols marcados a cada partida.
Elenco do time
Atualmente, a equipe do Danubio FC é formada pelos seguintes jogadores:
- Goleiros: Emiliano Bermúdez, José Río, Kevin Martinez e Mauro Goicoechea.
- Defensores: Martín Rea, Lucas Ferreira, Santiago Etchebarne, Leandro Sosa, Rafael Haller, Mateo Argüello e Lucas Monzón.
- Meio-campistas: Ribair Rodríguez, Facundo Saravia, Kevin Lewis, Juan Millán, Santiago Romero, Santiago Silva, Franco Faría, Ignacio Pintos.
- Atacantes: Jannenson Sarmiento, Alejo Cruz, Gonzalo Bueno, Nicolas Rossi, Facundo Silvera, Mauro Zarate, Diego Vera, Francisco Martinicorena e Sebastián Fernández.
Importantes conquistas do Danubio FC
Com uma vasta história no futebol uruguaio, o Danubio conquistou os seguintes títulos:
- Campeão Uruguaio em 1988, 2004, 2007 e 2014;
- Campeão do Trofeo El Olivo (España) em 1989;
- Campeão do Trofeo Ciudad de Granada (España) no ano de 1989;
- Campeão do Trofeo “IV Memorial Massimino” (Italia) em 2004;
- Campeão do Trofeo “I Team Estate” (Italia) em 2004.