Danilo certamente está na lista dos grandes laterais brasileiros dessa geração. O atleta já passou por diversos clube na carreira e, inclusive, já jogou em grandes times do futebol europeu. Atualmente, Danilo está na Juventus e é um dos principais nomes da equipe de Turim. Além disso, foi um dos convocados na lista de Dorival Júnior para representar a Seleção Brasileira durante a Copa América de 2024, um torneio que poderá adicionar ainda mais ao seu currículo.
Caso você tenha interesse em saber mais do jogador, leia o texto a seguir e descubra como foi a trajetória do atleta até chegar à Velha Senhora e os títulos que ele conquistou até então.
Início da carreira no Brasil
Danilo Luiz da Silva nasceu na cidade de Bicas, em Minas Gerais, no dia 15 de julho de 1991.
Na juventude, seu clube de formação foi o Tupynambás, de Juiz de Fora, onde ficou de 2004 até 2005. Depois disso, passou pelas categorias de base do América e subiu para o profissional em 2009. No clube, jogou durante uma temporada e acabou virando um dos destaques, chamando a atenção de um grande brasileiro: o Santos.
Durante sua passagem pelo Peixe, conquistou seus primeiros títulos. Parte importante da equipe comandada por Neymar, levantou o Campeonato Paulista e a Libertadores em 2011. Ademais, chegou a disputar a final do Mundial de Clubes contra o Barcelona daquele ano, no Japão, quando o time perdeu para osc por 4 a 0.
Carreira na Europa
Antes de Danilo e Juventus se unirem, o atleta já havia passado por outros gigantes europeus.
Após sair dos Santos em 2012, o lateral foi para o Porto e lá permaneceu até 2015. Nos Dragões, inclusive, teve os melhores números da carreira até agora, com 13 gols e 16 assistências em 41 jogos disputados, e chegou a conquistar duas edições do Campeonatos Português em 2011/12 e 2012/13.
Depois disso, chegou a ser contratado por ninguém menos do que o Real Madrid. Lá ficou por duas temporadas e não chegou a ser tão utilizado, somando apenas 56 jogos. Todavia, foi no Real que conquistou os troféus mais importantes da sua carreira. Foram cinco ao todo, e, dentre as taças, estão duas Ligas dos Campeões (2015/16 e 2016/17) e um Mundial de Clubes da FIFA (2016).
Por fim, antes de ir para a Itália passou pelo Manchester City. Similar ao que ocorreu em Madrid, foi pouco utilizado e apenas esteve em 60 partidas durante dois anos. Ainda assim, conquistou outros seis troféus, incluindo duas Premier Leagues.
Danilo na Juventus
O atleta da Seleção chegou ao time italiano em 2019. Daí em diante, Danilo, na Juventus, esteve presente em 197 partidas, fez nove gols e marcou 13 assistências. No que se refere a conquistas, o brasileiro conquistou quatro no local: um Campeonato Italiano (2019/20), uma Supercopa Italiana (2020) e duas Copas da Itália (2020/21 e 2023/24).
Vale destacar que atualmente realiza vários jogos como zagueiro e é o capitão do time. Aliás, é o primeiro que atleta que não é italiano a usar a braçadeira da Juve em mais de 60 anos.