Início » Futebol » Superação e experiência, relembre a história de Dan Burn pelo Fulham

Superação e experiência, relembre a história de Dan Burn pelo Fulham

Publicado em:

Última atualização:

O defensor Dan Burn, que fez sua fama no Fulham, é um dos principais nomes desse setor no futebol inglês. O jogador possui uma história de superação, tendo levado um “não” do seu time do coração. O interessante é que, mais tarde, ele se tornaria atleta desse clube, reforçando todo o seu trajeto no esporte. Conheça!

Quem é Dan Burn?

Nascido em 09 de maio de 1992, Daniel Johnson Burn é um zagueiro que atualmente defende o Fulham. Antes disso, porém, o jogador possui uma história com muitas dificuldades, principalmente após a dispensa pelo Newcastle. Enquanto tentava a sorte no futebol aos 16 anos, Burn também trabalhava em um supermercado. Depois daquela experiência, o defensor jogou pelos humildes New Hartley, Blyth Town e Blyth Spartans para se desenvolver.

Dan Burn assinou o primeiro contrato com um clube profissional em 2009, quando o Darlington deu uma chance a ele após ser visto por um olheiro. No primeiro momento, a ascensão de Burn ao time principal se deu por causa do financeiro do clube que não ia bem. Mais tarde, no entanto, ele conquistou seu espaço, garantindo as notícias de Dan Burn no Fulham.

Dan Burn e o Fulham

Posteriormente, em 2011, o desempenho de Dan Burn em campo chamou atenção de muitos clubes ingleses, incluindo o Fulham. Assim, por um valor de 350 mil libras, pudemos ver Dan Burn no Fulham. Na época, porém, ele ficou no time reserva, além de jogar por empréstimo em outros clubes para ganhar experiência.

Por isso, na temporada 2012-13, Dan Burn foi para o Yeovil Town em um dos acordos de empréstimo. Por lá, ele jogou 41 partidas e conseguiu anotar três gols, além de ajudar a equipe a subir para a segunda divisão da Inglaterra. Mais tarde, em 2013-14, o jogador cumpriu outro empréstimo, desta vez no Birmingham City. A experiência foi positiva, uma vez que o jovem atleta ajudou o Birmingham a evitar um rebaixamento.

Em janeiro de 2014, tivemos novamente Dan Burn no Fulham e o jogador não demorou a estrear na equipe principal. O jogo em questão aconteceu pela Copa da Inglaterra diante do Norwich. Na Premier League, então, sua estreia foi diante do Arsenal. No entanto, mesmo com suas contribuições, sua equipe caiu para a Championship no final daquela temporada. O defensor teve 69 jogos com a equipe, com dois gols e ainda duas assistências.

Pós-Fulham

Apesar de se destacar, Dan Burn deixou o Fulham em consequência de um período em que houve muitas mudanças técnicas no clube. Assim, em 2016, Burn seguiu para o Wigan Athletic. Logo de cara o jogador mostrou serviço e foi eleito Jogador do Ano pela equipe. Posteriormente, já em 2018, ele assinou com o Brighton & Hove Albion, mas retornou ao Wigan. Por esse último, ele disputou 111 partidas, sete gols e duas assistências. Depois de 2019, ele voltou ao Brighton, onde se firmou outra vez, tendo acumulado 85 jogos e dois gols.

Por fim, em janeiro de 2022, Dan Burn foi contratado pelo Newcastle, time pelo qual o jogador torce e teve o episódio de rejeição na infância. Apesar desse tópico, tratou-se de um momento importante para Burn, que logo se estabeleceu como um dos principais jogadores do elenco. Desde aquele momento da contratação, então, o lateral-esquerdo já acumula 103 jogos, seis gols e três assistências pelos Magpies.