Aparecendo como um dos favoritos para a conquista da Copa Sul-Americana de 2024, é fato que o retorno do Cruzeiro nas competições internacionais ajuda no projeto do time como um todo. Isso porque, além de trazer para a torcida o espírito de competitividade para o plantel, também ajuda diretamente no desenvolvimento de um elenco com boas peças.
Sendo assim, acompanhe a leitura do artigo e veja como a busca do retorno do Cruzeiro nas competições internacionais é importante para o clube após o time passar tantos anos na Série B com problemas financeiros.
Entendendo a situação atual do Cabuloso: como a volta do Cruzeiro nas competições internacionais ajuda o time?
Após passar quatro anos na Série B e ver o clube em estado crítico por conta de problemas financeiros, é lógico que a volta do Cruzeiro nas competições internacionais ajuda o time em diferentes setores.
Com a transformação da equipe em SAF e a administração de Ronaldo Fenômeno, o plantel conseguiu seu retorno para a Série A. Seu objetivo a partir de então era claro: permanecer na elite do futebol brasileiro e conseguir uma vaga na sul-americana.
Passando boa parte da temporada entre as equipes com chance de rebaixamento, a Raposa conseguiu um bom final de temporada e realizou seu objetivo. Para melhor noção, o Cabuloso ficou na 14ª colocação, com 47 pontos em 38 jogos. Foram 11 vitórias, 14 empates e 13 derrotas. Sendo assim, eles pegaram a última vaga para competições internacionais dentre as possíveis.
Tendo isso em vista, a possibilidade de conquistar um troféu continental atrai bons jogadores para o projeto da equipe. Por isso, a direção projetou ter o Cruzeiro nas competições internacionais em 2024. Além da vinda de bons atletas e apostas, como a de Gabriel Veron, e a permanência de Pereira, o plantel conquista maior renda. Isso pelo fato de ter mais jogos e atração por parte da torcida.
Após a venda de Ronaldo Fenômeno para Pedro Lourenço, dos Supermercados BH, o projeto acelerou para a equipe. Sendo assim, com maior investimento, o time trouxe mais esportistas de alto nível para, dessa vez, buscar a taça da Sul-Americana e a vaga para a Libertadores.
Campanha até o momento
Na temporada atual, a Raposa não precisou se preocupar com a possibilidade de ir para a Série B. Isso porque se reforçou com excelentes atletas (Cássio, Matheus Henrique, Kaio Jorge e Walace) e conseguiu ter entrosamento dos esportistas.
Na Série A, a meta do Cruzeiro nas competições internacionais nesse momento é se fixar entre os seis principais colocados para ir à Libertadores. Nesse momento, o elenco está na oitava posição, com 44 pontos em 30 partidas.
Outra possibilidade otimista é a de conquistar a Copa Sul-Americana, na qual o time está nas semifinais, com confronto contra a Lánus, da Argentina, no dia 24/10. Caso a Raposa passe, irá enfrentar na final do torneio o vencedor do duelo de Racing e Corinthians.
Tendo 4 milhões de reais já obtidos por estar entre os quatro principais times do torneio, caso o Cruzeiro levante a taça, ele terá uma premiação total de 6 milhões de dólares. Seria, então, um total de 30 milhões em premiações. Além disso, iriam para a Libertadores como pote um do torneio e estariam na disputa da taça da recopa.