Em busca de reforços para a temporada 2024, o Corinthians tem interesse em contratar o lateral-esquerdo Cristian Borja, de 31 anos, sem clube desde que saiu do Braga, de Portugal.
Entretanto, problemas contratuais e de valores podem atrasar a vinda do colombiano para o Brasil. Sendo assim, saiba em que pé está a contratação do lateral e quais são os números do jogador na carreira.
Este ano, o Timão contratou Félix Torres, Gustavo Henrique, Hugo, Diego Palácios, Matheuzinho, Raniele, Rodrigo Garro, Igor Coronado, Pedro Henrique e Pedro Raul para compor o elenco.
Até aqui, a temporada do Corinthians não é das melhores. Em julho, o elenco está classificado para as oitavas de final da Copa do Brasil e da Copa Sul-Americana, mas briga contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro da Série A.
Contratação de Cristian Borja no Corinthians em 2024
O Corinthians quer o lateral-esquerdo Cristian Borja para compor o setor defensivo em 2024. O problema é que a negociação sofreu um impasse após o clube alterar as condições já discutidas.
Inicialmente, a diretoria do time brasileiro ofereceu um vínculo de três temporadas, mas mudou para duas. Depois, segundo o UOL, o Corinthians diminuiu os valores oferecidos ao jogador.
Com o atual impasse entre as partes, o Corinthians pode demorar para concluir a contratação do colombiano, o que causaria mais dor de cabeça não só para a comissão técnica, como também para os torcedores.
No momento, o comandante António Oliveira tem Hugo, Cacá, Caetano, Léo Mana e Matheus Bidu disponíveis em seu plantel. Na lateral, Hugo é titular absoluto, mas o treinador tem apresentado dificuldades para montar a escalação no Campeonato Brasileiro.
Borja cairia como uma luva na defesa. No Brasileirão, o Corinthians sofreu 13 gols, uma campanha regular. Porém, o problema é que o time enfrenta a zona de rebaixamento, com apenas uma vitória, seis empates e cinco derrotas na temporada.
Ademais, o atleta também recebeu propostas de clubes da Colômbia. O defensor está sem trabalho desde que saiu do Braga.
Carreira do lateral no futebol
Formado nas categorias de base do Internacional de Palmira, da Colômbia, o lateral-esquerdo Cristian Borja teve o primeiro desafio da carreira no Santa Fé, onde levantou o caneco da Superliga Colombiana. Em 2018, por sua vez, defendeu o Toluca, do México, mas não obteve sucesso dentro dos gramados.
Embarcou para Portugal, em 2019, para dar início à sua jornada na Europa. No Sporting, participou de três vitórias: o Campeonato Português, a Taça de Portugal e a Taça da Liga de Portugal, além de contabilizar 49 partidas e um gol, de acordo com as estatísticas do Transfermarkt.
Na temporada 2021, assinou com o Braga, onde ganhou dois títulos nacionais, a Taça de Portugal e a Taça da Liga. No total, disputou 83 jogos e anotou dois tentos.
Foi emprestado por um ano ao Alanyaspor, da Turquia, e, quando voltou para Portugal, ficou sem espaço no elenco. Foi então que o Braga decidiu se desfazer do atleta ao fim da temporada 2023/24.
Pela Seleção da Colombina, Borja tem sete partidas e uma assistência, válidas em amistosos, Eliminatórias da Copa do Mundo e a Copa América.