Definir uma lista com os maiores craques do futebol — seja do mundo ou apenas do Brasil — é uma missão complexa. Afinal, são muitos nomes de estaque atuando em muitas posições. Além disso, o que define um craque? O número de gols marcados? Mas assim, goleiros e defensores não seriam craques, então? Entende a complexidade?
Ainda assim, várias publicações séries se dedicaram a examinar a atuação dos expoentes do futebol em todo o mundo para listar os maiores reis da bola de hoje, de ontem e de sempre. Então, conheça alguns dos principais rankings dos melhores jogadores de futebol da história do esporte.
Quais são os maiores craques de futebol da história?
Veja, a seguir, alguns nomes inesquecíveis:
Os 10 melhores segundo a Sports Illustrated
A Sports Illustrated é uma das mais famosas revistas dedicadas ao mundo dos esportes. E em outubro de 2024, divulgou um ranking atualizado com os 50 melhores jogadores de futebol da história. Para isso, ela priorizou nomes já famosos e, principalmente, o auge de suas carreiras. Confira o top dez a seguir.
10. Alfredo di Stefano
O argentino começou no River Plate, mas foi no Real Madrid que teve seu melhor desempenho. Considerado pelo próprio Pelé um jogador melhor do que ele, di Stefano viveu o auge de sua carreira entre 1956 e 1962. Nesse período, ganhou duas vezes o Ballon D’or. Além disso, conquistou cinco Champions League, uma Intercontinental, oito vezes a La Liga espanhola e uma Copa Del Rey.
09. Roberto Baggio
Vivendo seu auge entre 1990 e 1994, Baggio parece nunca ter se recuperado do pênalti que chutou para fora na final da Copa do Mundo que consagrou o Brasil como tetracampeão mundial. Mas isso nem de longe apaga o brilho de sua carreira que fez dele o Jogador do Ano da FIFA e ganhador do Bola de Ouro de 1993.
08. Michel Platini
Considerado um dos maiores meio-campistas de todos os tempos, Platini coleciona títulos pessoais, dentre eles o de Jogador Francês do Século e duas vezes o Jogador Francês do Ano. Além disso, ele também foi Bola de Ouro em 1983, 1984, 1985 e conquistou a Eurocopa de 1984, uma Champions League, uma Ligue 1 e uma Copa Intercontinental.
07. Ronaldo
Um jogador com apelido de Fenômeno não poderia ficar de fora da lista dos maiores craques do mundo, certo? Entre 1995 e 1998, viveu seu auge, antes que as lesões começassem a cobrar seu preço, mas, ainda assim, seguiu ganhando prêmios após o período. Tanto que ele foi Bola de Ouro em 1997 e 2002; e Jogador do Ano da FIFA de 1996, 1997 e 2002.
Além disso, Ronaldo também foi bicampeão mundial em 1994 e 2002, bicampeão da Copa América em 1997 e 1999, além de possuir dois títulos da La Liga, um da Copa Del Rey, uma Copa UEFA e uma Intercontinental.
06. Zinedine Zidane
Para muitos brasileiros, o nome de Zidane traz lembranças ruins da Copa de 1998. Mas o fato é que ele merece estar entre os melhores. Afinal, cabeçadas à parte, Zidane é o único jogador a ser nomeado Jogador do Ano em três das cinco principais ligas, além de deter o número de gols em finais da Copa do Mundo da FIFA.
05. Johan Cruyff
O nome é pouco conhecido para os fãs mais novos do futebol, mas Cruyff fazia bonito em campo nos anos 1970. Além de suas Copas dos Campeões Europeus, um título da La Liga, nove da Eredivisie, uma Copa del Rey, seis Copas KNVB e uma Intercontinental, o holandês também colecionava prêmios individuais. E os troféus da Bola de Ouro de 1971, 1973 e 1975 são apenas alguns deles.
04. Franz Beckenbauer
Com um verdadeiro status de lenda do futebol mundial, o alemão dispensa apresentações. Basta dizer que ele ajudou a seleção alemã a ganhar a Copa do Mundo da FIFA de 1974, além de liderar o Bayer de Munique rumo à conquista do Campeonato Europeu da UEFA de 1972, três Copas dos Campeões Europeus, cinco títulos da Bundesliga e uma Copa Intercontinental.
03. Pelé
Que o nome de Pelé é presença obrigatória em qualquer ranking sobre craques do futebol, isso todos sabem. Mas a questão é: em que colocação? A Sports Illustrated deu ao brasileiro recorde de maior número de gols marcados — reconhecido pelo Guinness Book, inclusive, bem como a medalha de bronze.
A lista de títulos, prêmios e conquistas de Pelé é imensa. Para citar apenas algumas, ele foi eleito o Jogador do Século da FIFA, Maior Jogador da Copa do Mundo da FIFA pela France Football, está na lista das 100 Pessoas Mais Importantes do Século XX da revista TIME e mais, muito mais.
02. Diego Maradona
Para a publicação norte-americana, o argentino mereceu o segundo lugar do ranking. Controvérsias e rivalidades entre brasileiros e argentinos à parte, o fato é que ele também possui uma vasta coleção de prêmios, como o de Melhor Jogador de Futebol de Todos os Tempos pela revista 90min, Melhor Atleta da História pelo jornal Corriere dello Sport.
Além disso, ele também é dono do Gol do Século pela FIFA, aquele fatídico gol no jogo da Argentina contra a Inglaterra na Copa do Mundo de 1986. Aos seis minutos do segundo tempo, ele recebeu a bola e, em uma jogada espetacular, atravessou o campo adversário e marcou um gol. Contudo, até hoje fica a dúvida se ele pegou ou não pegou a bola com a mão.
01. Lionel Messi
No topo da lista da Sports Illustrated, vem outro argentino. Lionel Messi, de fato, é considerado um gênio, um verdadeiro craque do futebol atual. Só seus oito prêmios Ballon D’or (em 2009, 2010, 2011, 2012, 2015, 2019, 2021 e 2023) já mostram que, como ele, não tem. Se acrescentarmos os demais títulos, prêmios e conquistas, então… A lista não acaba!
Os cinco maiores craques do futebol mundial para a ForFourTwo
Outra respeitada revista esportiva, mas agora, do Reino Unido, é a FourFourTwo, (FFT). E seu ranking mais atualizado dos maiores craques da história do futebol saiu em setembro de 2003. Ao todo, a lista conta com 100 jogadores, mas como os 10 primeiros são bem semelhantes aos da Sports Illustrated, revelamos a seguir o TOP cinco da publicação.
5. Johan Cruyff
O El Salvador pode ter nascido na Holanda, mas foi com o Barcelona que ele fez sucesso a ponto de outros jogadores da equipe se revoltarem contra o jogador. Assim como na Sports Illustrated, ele também ficou em quinto na FFT.
4. Cristiano Ronaldo
Fora do TOP dez da revista norte-americana, o português Cristiano Ronaldo ficou em quarto na FFT e a decisão não deve ter sido fácil. Afinal, ele se tornou o primeiro jogador a marcar em cinco Copas do Mundo, o mair artilheiro do mundo entre seleções masculinas, maior artilheiro da história do Real Madrid, maior artilheiro da história da Eurocopa e maior artilheiro da história da UEFA Champions League.
E isso sem citar as inúmeras conquistas, títulos e premiações individuais, como cinco prêmios Bola de Ouro (2008, 2013, 2014, 2016, 2017). É outro grande craque cuja lista de honrarias só cresce.
3. Diego Maradona
A medalha de bronze ficou com o argentino de 1,65m também conhecido como “El Pibe de Oro”, em Buenos Aires. Ele é a prova que nem sempre são os troféus que contam, mas sim as conquistas individuais e, principalmente, a atuação dentro das quatro linhas que fazem de um “simples” jogador um dos grandes craques do futebol.
2.Pelé
Se na Sports Illustrated Pelé vinha em terceiro, na FFT, ele trocou de lugar com Maradona e assumiu o vice-campeonato. O atacante revelado no Santos sempre será lembrado como Rei do Futebol, como o jogador mais jovem a vencer uma Copa do Mundo FIFA, como tricampeão mundial; enfim, como um dos maiores jogadores de todos os tempos.
1.Lionel Messi
Se tem uma coisa que britânicos e norte-americanos parecem concordar é que Lionel Messi é o melhor jogador de futebol do mundo — não apenas da atualidade, mas de todos os tempos. E precisa comentar mais alguma coisa?
Quais são os 10 melhores jogadores do mundo hoje?
Assim como a lista dos melhores craques de todos os tempos, eleger os destaques da atualidade também não é nada fácil, e pelos mesmos motivos. Por outro lado, as premiações dão um bom norte para listar os melhores jogadores.
Então, separamos dois importantes rankings dos melhores da atualidade. Confira as listas a seguir.
Os melhores jogadores de hoje segundo o Ballon D’or
O ranking do prêmio Bola de Ouro, feito pela revista France Football, é um dos principais termômetros para conhecer os maiores craques do futebol da temporada. E para 2024, a publicação elegeu os seguintes jogadores:
30º: Hummels, do Borussia Dortmund/Roma
29º: Dovbyk, do Girona/Roma
28º: Grimaldo, do Bayer Leverkusen
27º: Vitinha, do Paris Saint-Germain
26º: Declan Rice, do Arsenal
25º: Palmer, do Chelsea
24º: Saliba, do Arsenal
23º: Rúben Dias, do Manchester City
22º: Rüdiger, do Real Madrid
21º: Saka, do Arsenal
20º: Çalhanoglu, do Inter de Milão
19º: Odegaard, do Arsenal
18º: Emiliano Martínez, do Aston Villa
17º: Valverde, do Real Madrid
16º: Xhaka, do Bayer Leverkusen
15º: Nico Williams, do Athletic Bilbao
14º: Lookman, do Atalanta
13º: Dani Olmo, do RB Leipzig
12º: Wirtz, do Bayer Leverkusen
11º: Foden, do Manchester City
10º: Harry Kane, do Bayern
09º: Toni Kroos, do Real Madrid
08º: Lamine Yamal, do Barcelona
07º: Lautaro Martínez, do Inter de Milão
06º: Mbappé, do Paris Saint-Germain/Real Madrid
05º: Haaland, do Manchester City
04º: Carvajal, do Real Madrid
03º: Bellingham, do Real Madrid
02º: Vini Jr., do Real Madrid
01º: Rodri, do Manchester City
Os craques de cada posição para a ESPN
Enquanto Sports Illustrated e FourFourTwo consideraram todas as posições para elaborarem suas listas — embora a maoria dos jogadores listados seja de atacantes —, a ESPN fez diferente. O conglomerado esportivo resolveu eleger os melhores por posição em campo, para, assim, ser justo com todos. E o resultado foi o seguinte:
Maiores craques do futebol em 2024 (nome, time/nacionalidade) | ||||
---|---|---|---|---|
Posição | Goleiros | Defensores | Meio-campistas | Atacantes |
10º | Gianluigi Donnarumma, Paris Saint-Germain/Itália | Federico Dimarco, Inter De Milão/Itália | Kevin De Bruyne, Manchester City/Bélgica | Son Heung-Min, Tottenham/Coreia Do Sul |
09° | Lukas Hradecky, Bayer Leverkusen/Finlândia | Andy Robertson, Liverpool/Escócia | Bruno Fernandes, Manchester United/Portugal | Bukayo Saka, Arsenal/Inglaterra |
08° | Yann Sommer, Inter de Milão/Suíça | Ronald Araujo, Barcelona/Uruguai | Pedri, Barcelona/Espanha | Phil Foden, Manchester City/Inglaterra |
07° | Mike Maignan, Milan/França | Achraf Hakimi, Paris Saint-Germain/Marrocos | Aurelién Tchouaméni, Real Madrid/França | Lionel Messi, Inter Miami/Argentina |
06º | Manuel Neuer, Bayern de Munique/Alemanha | John Stones, Manchester City/Inglaterra | Florian Wirtz, Bayer Leverkusen/Alemanha | Antoine Griezmann, Atlético de Madrid/França |
05º | Marc-Andre Ter Stegen, Barcelona/Alemanha | Marquinhos, Paris Saint-Germain/Brasil | Declan Rice, Arsenal/Inglaterra | Mohamed Salah, Liverpool/Egito |
04º | Jan Oblak, Atlético de Madrid/Eslovênia | Kyle Walker, Manchester City/Inglaterra | Toni Kroos, Real Madrid/Alemanha | Vini Jr., Real Madrid/Brasil |
03º | Ederson, Manchester City/Brasil | Virgil Van Dijk, Liverpool/Holanda | Martin Odegaard, Arsenal/Noruega | Erling Haaland, Manchester City/Noruega |
02° | Dibu Martinez, Aston Villa/Argentina | William Saliba, Arsenal/França | Jude Bellingham, Real Madrid/Inglaterra | Harry Kane, Tottenham/Inglaterra |
01° | Alisson, Liverpool/Brasil | Antonio Rudiger, Real Madrid/Alemanha | Rodri, Manchester City/Espanha | Kylian Mbappé, Paris Saint-Germain/França |