O ano de 2024 do Corinthians é, no mínimo, decepcionante. Os alvinegros fizeram investimentos altos nesta temporada e tinham expectativas de estar em uma situação bem melhor nos torneios que disputam, principalmente no Campeonato Brasileiro. Todavia, o clube sofreu enormes instabilidades, tanto dentro quanto fora de campo, e os péssimos resultados vieram como uma consequência do cenário caótico da instituição. Aliás, o desempenho é ruim na maioria dos duelos que a equipe disputa e, em especial, nos jogos fora de casa do Corinthians.
Leia o texto a seguir para entender mais sobre esse assunto e conferir alguns dados sobre o desempenho do Timão até agora. Além disso, confira as perspectivas para o resto do ano.
Dados gerais
Em primeiro lugar, é preciso verificar quais são os dados do grupo como um todo em 2024. Afinal, o Timão também tem problemas nos duelos como mandante. De acordo com o site OGOL, no geral, são 48 partidas que o Corinthians já fez neste ano. O retrospecto é de 17 vitórias, 15 empates e 16 derrotas.
Somando a esse ponto, são 59 gols marcados e 48 feitos. O que significa que o Timão, em média, tem um dos piores ataques do país, marcando apenas 1,2 gols por partida, e uma das piores defesas, sofrendo uma bola na rede por jogo.
Dessa forma, não à toa, dos quatro principais campeonatos que o clube disputou, apenas em dois ainda há uma certa esperança quanto a resultados melhores: Copa do Brasil e Sul-Americana. No torneio nacional, os corintianos avançaram para as quartas após vencerem o Grêmio nos pênaltis, já na “Sula”, derrotaram o Red Bull Bragantino no primeiro jogo das oitavas de final na última semana.
Desempenho fora de casa do Corinthians
No que se refere a jogos fora de casa do Corinthians esse ano, os números são ainda piores. Ainda de acordo com o OGOL, foram 26 partidas que os alvinegros fizeram longe dos seus domínios e, nelas, o Timão ganhou apenas sete, empatou outras sete e perdeu 12. Além disso, a equipe fez somente 23 gols e sofreu 28.
Esses dados ajudam a explicar o desempenho desastroso no Brasileirão que, por ser um torneio que prioriza a regularidade, acaba expondo os principais defeitos de um time, ao contrário do mata-mata. Aliás, no torneio em si, vale destacar que o clube tem apenas uma vitória em partidas como visitante, que foi contra o Bahia, em julho. Na ocasião, o Corinthians venceu por 1 a 0 na Fonte Nova.
Perspectivas
Infelizmente, a perspectiva dos paulistas até o fim do ano não é positiva. Por mais que, na Copa do Brasil e na Sul-Americana, ainda possam ir longe, não são nem um pouco favoritos. Inclusive, contra o Bragantino, o confronto continua bem aberto, já que o placar na ida foi de apenas 2 a 1 para o Timão.
Além do mais, a equipe do Parque São Jorge precisará lutar contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro. Atualmente, ela ocupa a 16ª colocação, com 22 pontos em 23 partidas. Uma diferença pequena em relação ao Vitória, primeiro da zona, com 21 pontos em 22 jogos.