Início » Futebol » Corinthians 2024: confira a análise tática do time

Corinthians 2024: confira a análise tática do time

Publicado em:

Última atualização:

O Corinthians é um dos times brasileiros que mais trocou de treinador nos últimos tempos. Com uma torcida exigente e uma diretoria polêmica, o Timão passa por dificuldades em 2024, e precisa do atual técnico, Ramón Diaz, para não cair para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro.

Continue a leitura e entenda a situação do Corinthians e a análise tática do time em 2024.

Os últimos técnicos do Corinthians

O Corinthians passou por um 2023 conturbado. Nesse ano, o time foi comandado por quatro técnicos: o primeiro foi Fernando Lázaro, anteriormente auxiliar técnico do time, promovido a treinador. Em 17 jogos, o recém-técnico teve 56.8% de aproveitamento.

Segundo treinador do ano, o polêmico Cuca comandou o time por apenas dois jogos. Devido ao Escândalo de Berna, a torcida do Corinthians não aceitou a contratação do treinador, protestando nas redes sociais e fazendo um movimento majoritariamente feminino no CT Joaquim Grava.

O terceiro treinador do time na temporada foi Vanderlei Luxemburgo, que passava pela terceira vez pelo comando do Timão. Conhecido por falar o que pensa, o treinador, responsável pela promoção de alguns garotos da base, teve apenas 48% de aproveitamento e foi demitido após pouco mais de quatro meses no clube.

O último técnico, Mano Menezes, também em sua terceira passagem, conseguiu livrar o Corinthians da zona de rebaixamento na penúltima rodada do Brasileirão. Ele permaneceu com o elenco até 2024.

Corinthians em 2024: análise tática

Mano Menezes de 2024

Apesar de salvar o Corinthians da série B, Mano Menezes teve os piores números dos últimos treinadores do Corinthians. Apenas 38% de aproveitamento em 20 jogos.

Utilizando principalmente o esquema 4-2-3-1, Mano prezava contra-ataques rápidos. No entanto, com poucos jogadores velozes no elenco, o esquema tático do treinador gaúcho não funcionou no Corinthians.

Nos 20 jogos que o técnico comandou o time, Mano teve apenas seis vitórias, com nove derrotas, chegando a empatar em outras cinco ocasiões. O treinador foi demitido após perder os últimos cinco jogos do Campeonato Paulista.

António Oliveira: chegou, mas não foi para ficar

Após a demissão de Mano Menezes, o português António Oliveira assinou contrato com o Timão. O treinador chegou como uma grande promessa na comissão técnica. Isso porque António vinha fazendo um excelente trabalho no Cuiabá.

Com apenas 41 anos e somente cinco times comandados em sua carreira como treinador, o português iniciou o trabalho com resultados significativos e que animaram a Fiel Torcida nos dois primeiros jogos pelo Campeonato Paulista. O Timão, que estava em jejum há cinco jogos, venceu a equipe do Portuguesa e o Botafogo-SP.

No entanto, o que era sonho se tornou novamente pesadelo para os torcedores alvinegros. Após os dois primeiros jogos, o Corinthians não conseguiu mais nenhuma vitória pelas próximas seis partidas, empatando em todas as ocasiões.

Embora António Oliveira tenha dado chances para os talentosos garotos da base, Wesley e Breno Bidon, a torcida passou a desgostar do técnico, que utilizava o esquema 4-3-3. Esse esquema foi bastante criticado pelos torcedores nas redes sociais.

O Corinthians, que no começo do trabalho do técnico propunha o jogo, agora passara a jogar retrancado e a aceitar gols dos adversários.

Mas nem tudo foi ruim: durante sua passagem, António Oliveira “ressuscitou” o centroavante Yuri Alberto, que vinha de má fase com o técnico Mano Menezes. Apesar de perder muitos gols importantes, o jogador balançou as redes 10 vezes em 20 jogos, sua maior sequência da temporada até aqui.

A diretoria alvinegra demitiu António Oliveira na 13ª rodada do Campeonato Brasileiro após a derrota por 2 a 0 contra o Palmeiras, no Allianz Parque.

Ramón Diaz: a esperança do Corinthians depende do argentino

Ramón Diaz chegou ao Corinthians em julho, com contrato válido até 2025. No dia seguinte à sua chegada, o técnico comandou a equipe na vitória contra o Criciúma por 2 a 1 na Neo Química Arena.

Empolgados com a primeira vitória, os corinthianos tiveram mais uma surpresa: o treinador ajudou o Timão em sua segunda vitória consecutiva contra o Bahia por 1 a 0, dessa vez fora de casa. Essa sequência de vitórias no Campeonato Brasileiro não acontecia desde 2022, sob o comando do técnico português Vitor Pereira.

Ramón Diaz comandou a equipe em nove ocasiões até aqui. Foram quatro vitórias, quatro empates e uma derrota. Além disso, o argentino passou por três jogos decisivos: dois da Copa do Brasil contra o Grêmio, classificando o time nos pênaltis no jogo de volta; e na vitória contra o Bragantino por 2 a 1 pelo primeiro jogo da SulAmericana.

O Corinthians vive bons momentos nos campeonatos sul-americanos, mas momentos críticos no Brasileirão. Mesmo com novos reforços, como o volante Alex Santana e o atacante Talles Magno, o time é o primeiro time da zona de rebaixamento.

Por isso, o alvinegro precisará, mais do que nunca, da dedicação de Ramón Diaz e dos jogadores para não jogar a série B pela segunda vez em sua história. A análise tática do Corinthians nesta fase, liderada por Díaz, tem sido uma combinação de tentativas de ajuste nas formações e na estratégia de jogo.

O próximo jogo do Corinthians depois do contra o Bragantino. A partida acontecerá no dia 29 de agosto, às 16h.