A Copa Sul-Americana de 2024 teve início no dia 5 de março. Sua final está programada para acontecer no dia 23 de novembro em Assunção, Paraguai. Essa é a 23ª edição da competição, que é a segunda mais importante a nível continental da América do Sul, atrás da Libertadores.
Ao todo, 56 clubes diferentes estiveram em campo no torneio. Alguns deles acabaram entrando nela após serem eliminados da Libertadores, como Bragantino e Nacional do Paraguai. Sete times brasileiros já entraram em campo pela Copa Sul-Americana de 2024. São eles o Corinthians, Athletico Paranaense, Bragantino, Fortaleza, Cuiabá, Internacional e Cruzeiro. Três deles já estão com vaga garantida nas oitavas de final.
Porém, nenhum desses clubes está disputando o torneio pela primeira vez em sua história. Nessa edição da competição, apenas cinco times estão fazendo sua estreia.
Conheça os cinco times estreantes da Copa Sul-Americana de 2024
Alianza FC (Colômbia)
O Alianza FC era conhecido como Alianza Petrolera até o início de 2024. No entanto, por questões financeiras e pelo fato do estádio do estádio da equipe não ser adequado para receber competições internacionais, a equipe teve de mudar de cidade. Sendo assim, ela saiu de Barrancabermeja e foi para Valledupar.
O time conseguiu a classificação para a Copa Sul-Americana de 2024 depois de ficar na oitava colocação do Campeonato Colombiano de 2023. Na competição continental, conseguiu passar da primeira fase ao eliminar o América de Cali. Caiu então no grupo do Cruzeiro. No primeiro jogo contra o Cabuloso, perdeu de 3 a 0. Já no segundo, tomou três gols ainda no primeiro tempo, mas conseguiu o empate. Mesmo assim, ficou em terceiro do grupo, sendo eliminado.
Deportivo Garcilaso (Peru)
O Deportivo Garcilaso se classificou para a Copa Sul-Americana de 2024 depois de ficar em sétimo no Campeonato Peruano de 2023. Um fato curioso é que essa foi a primeira vez que o clube esteve na elite do futebol peruano, conseguindo ter uma grande campanha logo em sua estreia.
No entanto, a estreia no torneio continental não teve muito destaque. O Deportivo Garcilaso até conseguiu chegar na fase de grupos depois de eliminar o ADT na fase inicial. O clube peruano então caiu em um grupo com Lanús, Cuiabá e Metropolitanos. Acabou somando apenas seis pontos, ficando em terceiro em sua chave.
Rayo Zuliano (Venezuela)
Em 2023, o Rayo Zuliano ficou na oitava posição do Campeonato Venezuelano. Isso credenciou o clube a disputar a Copa Sul-Americana de 2024, fazendo sua estreia na competição. Porém, ela acabou não sendo muito boa.
A equipe caiu em grupo com Sportivo Ameliano, Athletico Paranaense e Danubio. Somou apenas um ponto nas seis partidas, tomando 18 gols e anotando apenas um. Em confrontos contra o clube brasileiro, tomou um 6 a 0 e um 5 a 1.
Racing Montevidéu (Uruguai)
Um dos estreantes na Copa Sul-Americana de 2024 foi o Racing do Uruguai. A equipe ficou em sexto lugar no Campeonato Uruguaio de 2023, somando 50 pontos. Dessa forma, enfrentou o Cerro Largo na primeira fase da competição continental. Com um 2 a 0, acabou avançando para a fase de grupos.
Nela, caiu na chave do Corinthians, Nacional do Paraguai e Argentinos Juniors. O Racing teve uma campanha surpreendente: somou onze pontos, perdendo apenas um de seus jogos. A equipe uruguaia ficou na segunda colocação de seu grupo e, agora, espera o sorteio para ver qual clube enfrentará nos play-offs.
Real Tomayapo (Bolívia)
O real Tomayapo ficou em sexto no Campeonato Boliviano de 2023 e, assim, conquistou uma vaga na Copa Sul-Americana de 2024. O time da Bolívia passou nos pênaltis na primeira fase, ao eliminar o Jorge Wilstermann.
Sendo assim, caiu no grupo do Belgrano, Internacional e Delfín. Disputou cinco jogos até o momento, pois uma das partidas contra o Internacional teve de ser adiada por conta das chuvas no Rio Grande do Sul. Porém, seu desempenho nos jogos disputados até aqui é muito fraco. O clube empatou uma partida e perdeu as outras quatro. Já está eliminada e será o último colocado do grupo de qualquer forma.