Início » Futebol » Copa Sul-Americana » Desempenho do Fortaleza na Copa Sul-Americana de 2024

Desempenho do Fortaleza na Copa Sul-Americana de 2024

Publicado em:

Última atualização:

Cada vez mais atuante nas competições internacionais, pela terceira vez em sua história, o Fortaleza Esporte Clube participa da Copa Sul-Americana. Após uma breve passagem em 2021 e o vice-campeonato em 2023, o Leão do Pici se prepara para as oitavas de final do torneio máximo da América Latina.

A seguir, confira o desempenho do clube cearense na fase de grupos da Sula este ano, e relembre as participações anteriores do Laion no campeonato.

A jornada do Fortaleza na Copa Sul-Americana de 2024

Sob o comando do argentino Juan Pablo Vojvoida, o Fortaleza caiu no Grupo D. E por falar na Argentina, um dos rivais mais difíceis para o técnico do Laion foi justamente o Boca Juniors, um dos maiores times da capital porteña. Além dele, o Nacional Potosí, da Bolívia, e o Sportivo Trinidense, do Paraguai, completam o grupo.

O tricolor cearense estreou na Sul-Americana de 2024 em março, enfrentando o Trinidense, vencendo a equipe paraguaia por 2 a 0. O Laion também passou com facilidade pelo Potosí, anotando cinco gols em cima da equipe boliviana, que deixou o campo sem balançar a rede do Arena Castelão nenhuma vez. 

Em seguida, veio o maior desafio do Fortaleza: o Boca. jogando em casa, o Leão tinha a torcida a seu favor, o que fez a diferença em campo. O clube tricolor venceu os argentinos com o placar de 4 a 2. 

Em seguida, nos returnos, Fortaleza e Potosí se enfrentaram novamente, agora na casa do adversário. E o Laion sentiu a pressão da torcida colombiana, perdendo por 4 a 1, sua maior derrota na fase de grupos. Na sequência, foi a vez do Leão embarcar rumo a Buenos Aires para enfrentar o Boca Juniors em uma partida que terminou empatada, com um gol para cada lado.

Por fim, o Fortaleza venceu novamente o Sportivo Trinidense, jogando em casa, pelo placar de 2 a 1. Assim, o Leão do Pici terminou as seis rodadas da fase de grupos em primeiro lugar, com 13 pontos. 

Classificado para as oitavas de final, agora o Fortaleza enfrentará o Rosário Central, também da Argentina, que derrotou o Internacional na repescagem. O jogo de ida foi no dia 14 de agosto e terminou empatado em 1 a 1. A partida de volta será no dia 21 de agosto. 

Fase de Grupos da Copa Sul-Americana 2024

Grupo D

Fortaleza – 13 pontos – 4 vitórias – 1 empate – 1 derrota – 15 gols marcados – 8 gols sofridos

Boca Juniors – 11 pontos – 3 vitórias – 2 empate – 1 derrota – 10 gols marcados – 6 gols sofridos

Nacional Potosí – 7 pontos – 2 vitórias – 1 empate – 3 derrota – 6 gols marcados – 13 gols sofridos

Sportivo Trinidense – 3 pontos – 1 vitórias – 0 empate – 5 derrota – 5 gols marcados – 9 gols sofridos

Relembre as atuações do Fortaleza na Sula

A primeira participação do Leão do Pici em uma competição internacional foi em 2020, justamente na Copa Sul-Americana. O Fortaleza estreou contra o Independiente. O jogo de ida foi na casa do adversário e, apesar de ter apresentado um bom futebol em campo, o clube tricolor perdeu por 1 a 0. Na volta, o tricolor venceu o Independiente na Arena Castelão, com o placar de 2 a 1, mas o resultado não foi suficiente para o clube avançar na competição.

Em 2023, o time participou da Sul-Americana pela segunda vez. Mas, dessa vez, fez uma campanha histórica para o time e para o futebol cearense. Sob a tutela de Vojvoida, o Laion terminou a fase de grupos em primeiro lugar. 

Em seguida, eliminou grandes clubes como o Libertad e o Corinthians. O Fortaleza, então, avançou a ponto de se tornar a primeira equipe cearense a disputar uma final continental – e o segundo do Nordeste, depois do alagoano CSA. 

Assim, no dia 28 de outubro de 2023, o tricolor cearense jogou sua primeira final continental contra o LDU Quito, do Equador, em um jogo que foi um verdadeiro teste de nervos para ambas as torcidas. 

Com um empate em 1 a 1 no tempo regulamentar, o jogo foi para os pênaltis. Infelizmente, o Fortaleza perdeu por 4 a 3. Mas, apesar de ter ficado com o vice-campeonato, ainda assim a campanha foi um marco na história do futebol cearense e do próprio Fortaleza.