Início » Futebol » Copa Sul-Americana » Fortaleza na Copa Sul-Americana: a caminhada até as fases eliminatórias

Fortaleza na Copa Sul-Americana: a caminhada até as fases eliminatórias

Publicado em:

Última atualização:

O Fortaleza está nas oitavas de final da Copa Sul-Americana 2024. Nesta fase, o time comandado por Juan Pablo Vojvoda enfrenta o Rosário Central, da Argentina.

Veja tudo sobre a campanha do Fortaleza na competição continental até agora.

Fase de grupos do Fortaleza na Copa Sul-Americana

Em 2023, o Tricolor cearense foi vice-campeão da Sul-Americana, perdendo a decisão nos pênaltis para a LDU de Quito. Igualmente, em 2024, o time voltou a disputar o torneio.

Assim como Cruzeiro e Corinthians, o Fortaleza foi um dos três brasileiros classificados diretamente para a fase das oitavas de final da Copa Sul-Americana.

O time cearense terminou a primeira fase como líder do Grupo D, que contava com Sportivo Trinidense, do Paraguai, Nacional Potosí, da Bolívia, e o poderoso Boca Juniors, da Argentina.

Por mais que o clube xeneize fosse o grande favorito a ser o primeiro do grupo, o Leão do Pici desbancou os argentinos e se garantiu de maneira direta nas oitavas de final.

Em sua estreia na competição continental, o time comandado por Vojvoda mostrou a que veio, derrotando o Sportivo Trinidense por 2 a 0 jogando no Paraguai. Em seguida, o clube brasileiro atropelou o Nacional Potosí no Castelão, derrotando os bolivianos por 5 a 0.

Logo depois, o Fortaleza venceu o Boca Juniors jogando em casa por 4 a 2. Após um primeiro tempo disputado, a equipe nordestina tomou conta do certame e conquistou uma vitória expressiva sobre um dos maiores clubes do continente.

Contudo, na rodada seguinte o Laion seria derrotado pelo Nacional Potosí, perdendo por 4 a 1 no duelo disputado na Bolívia. Da mesma forma que outros times do Brasil, o Fortaleza sofreu com os mais de 4.000 metros de altitude da cidade andina.

Assim que foi derrotado de maneira surpreendente, os comandados de Juan Pablo Vojvoda conquistaram um importante resultado contra o Boca em La Bombonera. O empate em 1 a 1 manteve os brasileiros à frente dos argentinos no grupo e facilitou a conquista da vaga em casa contra o Sportivo Trinidense.

Oitavas de final

Com o primeiro lugar assegurado depois de terminar a primeira fase dois pontos a frente do Boca Juniors, o Leão do Pici passou a esperar seu adversário vindo dos playoffs.

Nesta fase anterior às oitavas, os segundos colocados da fase de grupos da Sul-Americana enfrentaram os terceiros colocados da fase de grupos da Libertadores.

O adversário do time cearense seria decidido no duelo entre Rosário Central, da Argentina, e Internacional. Após vencer pelo placar mínimo em Rosário, o Central eliminaria o Inter em pleno Beira-Rio com um empate em 1 a 1.

Desse modo, o clube argentino se credenciou para enfrentar o Tricolor do Pici nas oitavas de final.

No jogo de ida, o Central recebeu o Fortaleza no Estádio Gigante de Arroyito. Logo nos primeiros minutos, o time visitante abriu o placar com um belo gol de falta de Marinho. No entanto, os argentinos conseguiram o empate em seguida, com um gol do lateral paraguaio Agustín Sández.

Assim sendo, o jogo terminou empatado em 1 a 1, deixando a decisão aberta para o duelo no Brasil.

O jogo de volta será realizado no Castelão, na próxima quarta-feira (21), às 19h. O Fortaleza sonha em repetir a boa campanha da temporada passada na Sul-Americana e, para isso, precisa derrotar o clube rosarino jogando em casa.