Início » Futebol » Copa Sul-Americana » Fortaleza cresce e se destaca em competições internacionais

Fortaleza cresce e se destaca em competições internacionais

Publicado em:

Última atualização:

A cada ano o Fortaleza cresce mais e mais no futebol brasileiro, e além de ganhar títulos como o estadual e a Copa Nordeste, o Laion também vem se destacando, principalmente, no Campeonato Brasileiro. Mais do que isso: a participação do Fortaleza em competições internacionais tem sido cada vez mais constante.

Não bastasse ter participado de duas CONMEBOL Libertadores da América, o Fortaleza foi vice-campeão da Copa Sul-Americana em 2023. Além disso, no mesmo ano, ele foi rankeado como a terceira melhor equipe do futebol sul-americano segundo a IFFHS (Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol), atrás somente de Fluminense e Palmeiras.

Hoje disputando sua quarta Sula, o Laion é o clube cearense com mais vitórias em competições internacionais. A seguir, então, relembre as participações internacionais do clube cearense.

Atuações do Fortaleza na Copa Sul-Americana

Em 2020, o Fortaleza fez sua estreia em competições internacionais, participando pela primeira vez da Copa Sul-Americana. A primeira partida foi na Argentina, contra o Independiente, e o Laion apresentou um bom futebol como o primeiro time cearense a jogar fora do Brasil, mas perdeu por 1 a 0. 

Em seguida, no jogo de volta, o tricolor venceu o Independiente na Arena Castelão, pelo placar de 2 a 1. No entanto, o resultado não foi suficiente para o clube avançar na competição. Assim, o Fortaleza se despediu precocemente do torneio.

Já em 2023, o time participou novamente da Sul-Americana e, dessa vez, fez uma campanha bem mais emocionante. O time comandado pelo argentino Juan Pablo Vojvoida terminou a fase de grupos em primeiro lugar. Em seguida, eliminou grandes clubes como o Libertad, e os brasileiros América Mineiro e Corinthians. 

O Fortaleza se tornou a primeira equipe do Ceará a disputar uma final continental – e segundo do Nordeste, depois do alagoano CSA. A partida foi em 28 de outubro de 2023, contra o LDU Quito, do Equador, e foi histórica

Com um empate em 1 a 1 no tempo regulamentar, o jogo foi para os pênaltis. Mas, infelizmente, o Laion perdeu por 4 a 3, ficando com o vice-campeonato. Ainda assim, foi um marco na história do futebol cearense e do próprio Fortaleza. 

Agora em 2024, o Leão participa de sua terceira Copa Sul-Americana. Embora tenha caído no grupo com alguns dos adversários mais fortes da competição, como o Boca Juniors (Argentina), Nacional Potosí (Bolívia), e Sportivo Trinidense (Paraguai), o clube terminou a fase de grupos em primeiro lugar do Grupo D.

Garantido nas oitavas de final do torneio, o Fortaleza enfrentará o Rosário Central, time argentino vencedor da repescagem contra o Internacional. A partida será no dia 21 de agosto e o vencedor avança para as quartas de final, quando enfrentará o campeão do confronto entre RB Bragantino e Corinthians. 

Atuações do Fortaleza na CONMEBOl Libertadores

Em 2021, o Fortaleza fez uma campanha icônica sob a tutela de Vojvoida, terminando o Campeonato Brasileiro em quarto lugar com 58 pontos, 17 vitórias, sete empates e 14 derrotas. Com isso, ele conquistou, enfim, o acesso à CONMEBOL Libertadores da América. 

Com a classificação no G4, o Laion também foi o primeiro time do Nordeste a se classificar para a competição pelo Brasileirão no sistema de pontos corridos, além de ser o primeiro clube do Ceará a participar do torneio máximo da América Latina. A equipe apresentou um excelente desempenho, mas avançou somente até as oitavas de final, quando foi eliminado pelo Estudiantes, da Argentina. 

Em 2023, o tricolor conquistou a vaga para sua segunda Libertadores após derrotar o Santos em uma partida que culminou com o rebaixamento do time paulista. No entanto, foi eliminado do torneio continental ainda nas fases preliminares, sendo transferido para a Sul-Americana – justamente a que terminou como vice.

Números do Fortaleza em competições internacionais

Copa Libertadores da América

  • Participação em duas edições: 2022 e 2023
  • Melhor resultado: oitavas de final em 2022
  • 12 jogos
  • 4 vitórias 
  • 3 empates
  • 5 derrotas
  • 16 gols marcados
  • 16 gols sofridos

Copa Sul-Americana

  • Participação em três edições: 2020, 2023 e 2024
  • Melhor resultado: vice-campeão em 2023
  • 22 jogos
  • 14 vitórias
  • 5 empates
  • 3 derrotas
  • 46 gols marcados
  • 21 gols sofridos