Início » Futebol » Copa Sul-Americana » Sul-Americana 2024: relembre a campanha do Corinthians até as quartas de final 

Sul-Americana 2024: relembre a campanha do Corinthians até as quartas de final 

Publicado em:

Última atualização:

Entre Campeonatos Paulistas, Brasileirões e Libertadores da América, os títulos do Timão são diversos. No entanto, a Gaviões da Fiel — a torcida corintiana — ainda não soltou o grito de “é campeão!” quando o assunto é Sula, e 2024 pode ser finalmente o ano em que o Corinthians vai levantar a taça da Copa Sul-Americana

A Sula é o segundo torneio de futebol mais importante da CONMEBOL, atrás somente da própria Libertadores da América. Essa é a nona participação do clube paulista no campeonato, que também já disputou o título nos anos de 2003, 2005, 2006, 2007, 2017, 2019, 2021 e 2023.

A seguir, relembre a campanha do Timão até aqui e como pode ser o caminho do Corinthians até a final:

A campanha do Corinthians na fase de grupos da Sul-Americana 2024 

O Corinthians fez parte do Grupo F, juntamente às equipes Racing (Uruguai), Argentinos Juniors (Argentina) e Nacional (Paraguai). A estreia na competição foi em abril, contra o Racing, na casa do adversário. O primeiro confronto terminou em empate, deixando a torcida desconfiada de que, mais uma vez, o time decepcionaria.

Contudo, já na partida seguinte o Timão quis deixar claro que veio para brigar por título nesta temporada — ao menos fora do Brasil. Recebendo o Nacional em casa, o clube alvinegro anotou um 4 a 0 contra a equipe paraguaia. Em seguida, porém, acabou perdendo por 1 a 0 para o Argentinos Juniors.

Nos jogos de volta, o Corinthians venceu novamente o Nacional, agora por 2 a 0. Além disso, contou com o calor da torcida ao receber o Argentinos Juniors em uma revanche por 4 a 0 em cima do time portenho. Por fim, o Corinthians também venceu em casa o returno em cima do Racing por 3 a 0.

Fase de Grupos Sul-Americana 2024 – Grupo F

  • Racing 1 X 1 Corinthians;
  • Corinthians 4 X 0 Nacional;
  • Argentinos Juniors 1 X 0 Corinthians;
  • Nacional 0 X 2 Corinthians;
  • Corinthians 4 X 0 Argentinos Juniors;
  • Corinthians 3 X 0 Racing.

Corinthians x Bragantino: o confronto das oitavas de final

O Timão terminou a fase de grupos no primeiro lugar do Grupo F. Então, ele enfrentaria o segundo lugar do Grupo H. Assim, ainda no sistema de turno e returno, o Corinthians enfrentou o Red Bull Bragantino nas oitavas de final. 

O jogo de ida foi na casa do adversário. A partida foi difícil e, mesmo com a torcida ao lado, o RB Bragantino perdeu por 2 a 1. Já a volta, disputada na Neo Química Arena, foi ainda mais equilibrada. Curiosamente, o jogo repetiu o placar anterior, mas com inversão no vencedor. Ou seja, dessa vez foi o Bragantino quem venceu por 2 a 1.

Com isso, o total de gols das duas equipes era o mesmo, levando a decisão para os pênaltis. E nessa, o Timão levou a melhor, vencendo por 2 a 1 e avançando no campeonato.

O que esperar do Fortaleza nas quartas de final

Os próximos jogos do Corinthians na Sul-Americana de 2024 já tem data e adversário definidos. O Timão enfrentará o Fortaleza em 17 e 24 de setembro pelas quartas de final do torneio. E o embate não será nada fácil.

Para dar uma ideia, o Gavião e o Leão do Pici estão em locais completamente diferentes na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro. Enquanto o Timão luta para sair da zona de rebaixamento, o Laion disputa ponto a ponto o título da Série A, alternando a liderança com o Botafogo.

Corinthians e Fortaleza se enfrentaram em 25 de agosto pela 24ª rodada do Brasileirão, e o tricolor cearense levou a melhor, vencendo o alvinegro por 1 a 0. Para alguns, foi uma mostra do que está por vir na Sula. Já para a torcida Fiel, o confronto do dia 17 de setembro será a “vingança” contra o Fortaleza.

Caso vença o Fortaleza nas quartas de final, o Corinthians enfrentará o vencedor de Athletico Paranaense e Racing (Argentina) nas semifinais. Do outro lado, Libertad (Paraguai), Cruzeiro, Lanús (Argentina) e Independiente de Medellin (Colômbia) também disputam uma vaga na semifinal.

Assim, em um futuro bastante otimista, um deles pode ser o adversário do Timão nas finais da Sula.