Início » Futebol » Copa Sul-Americana » Corinthians e Sul-Americana: uma história que ainda não deu certo

Corinthians e Sul-Americana: uma história que ainda não deu certo

Publicado em:

Última atualização:

O Corinthians passou por alguns dos mais importantes títulos do futebol: Libertadores (1), Mundial de Clubes (2), Campeonato Brasileiro (7), Copa do Brasil (3) e até mesmo a Re-copa Sul-Americana (1). No entanto, o Timão ainda não tem um título: a Copa Sul-Americana.

Na disputa pelo campeonato inédito em 2024, o Timão ainda tem chances de colocar mais uma taça em sua sala de troféus. Mas a tarefa não será fácil.

Continue a leitura e conheça a história do Corinthians na Copa Sul-Americana, as últimas classificações e os próximos confrontos no campeonato em 2024.

Retrospecto: a história do Corinthians na Copa Sul-Americana

A Copa Sul-Americana começou em 2002 com o intuito de substituir e unificar duas competições: a Copa Merconorte e a Copa Mercosur. Essa é a segunda competição mais importante da América do Sul, estando atrás apenas da Libertadores da América.

O Corinthians participou de nove edições (2003, 2005-2007, 2017, 2019, 2021, 2023 e 2024), com um histórico de altos e baixos no torneio. Confira:

2003

Em sua primeira participação, o Corinthians foi eliminado nas oitavas de final. Nas duas partidas que jogou, contra Fluminense e Atlético-MG, o time do técnico Júnior perdeu por 2 a 0. Curiosamente, esses foram os dois únicos jogos que o treinador comandou a equipe.

Naquela ocasião, o vencedor do torneio foi o Club Cienciano, do Peru.

2005

O Corinthians começou bem a Copa Sul-Americana de 2005. Na estreia, o Timão fez dois gols no Goiás no jogo de ida e empatou no jogo de volta, por 1 a 1, passando para as oitavas de final.

Nas oitavas, o Todo Poderoso enfrentou o River Plate. O primeiro jogo terminou em 0 a 0. No entanto, numa partida disputada, que terminou em 1 a 1, o Corinthians eliminou os argentinos nas cobranças de pênalti, no Monumental.

O Timão começou bem as quartas de final, enfrentando o Pumas do México: 2 a 1 no Pacaembu. Todavia, os mexicanos entraram com força total e findaram a eliminação do Corinthians do campeonato naquele ano numa goleada de 3 a 0.

2006

Mais um ano de poucos jogos para o Corinthians na Sul-Americana. O Alvinegro derrotou o Vasco por 1 a 0 em São Januário e, na volta, por 3 a 1.

Nas oitavas de final, o Timão jogou contra o Lanús, empatando por 0 a 0. Na argentina, porém, o time Grená eliminou o Corinthians por 4 a 2 e fez o time paulista se despedir precocemente da competição.

2007

O ano mais difícil na história do Corinthians até aqui. Passando por dificuldades no Campeonato Brasileiro, o Timão enfrentou o Botafogo na primeira fase e perdeu nos dois jogos: 3 a 1 na ida e 2 a 1 na volta.

Naquele ano, o Timão foi rebaixado para a Série B do Brasileirão.

2017

Dez anos se passaram e o Corinthians, campeão da Série A daquele ano — sendo este o seu último título no Brasileirão — foi eliminado nas oitavas de final. Com foco total no Campeonato Brasileiro, a equipe de Fábio Carille sofreu com a eliminação nos pênaltis para o Racing do Uruguai.

2019

Essa foi a primeira campanha mais longa da equipe na Sul-Americana. O Timão chegou até à semifinal, quando foi eliminado pelo Independiente del Valle depois de perder o primeiro jogo em casa por 2 a 0 e empatar no Equador em 2 a 2. Na ocasião, o técnico era Fábio Carille, em sua segunda passagem pela equipe.

2021

Numa temporada recheada de goleadas, tanto a favor quanto contra, o Corinthians disputou seis jogos. Foram três vitórias, um empate e duas derrotas, com 12 gols marcados e seis gols sofridos, saldo que não foi suficiente para o Timão passar da fase de grupos.

2023

Novamente o Corinthians chegou a mais uma semifinal. Dessa vez, o carrasco foi um time brasileiro: Fortaleza. Na ocasião, o técnico era Vanderlei Luxemburgo, que conseguiu o empate no primeiro jogo na Neo Química Arena. No entanto, o time cearense eliminou os paulistas na volta, por 2 a 0, e acabou com as chances do título inédito do Timão.

Corinthians na Sul-Americana 2024: há chances de título inédito?

Após oito edições frustradas, o Corinthians chega a mais uma oitava de final na Copa Sul-Americana. O Timão enfrentou o Bragantino pelo jogo de ida, quando ganhou por 2 a 1, com gols de Giovane (seis minutos) e do estreante Talles Magno (14 minutos). Aos 11 minutos do segundo tempo, porém, o meio-campista Helinho diminuiu para o time do interior.

No dia seguinte, o atual vilão Fortaleza enfrentou o Rosario Central, empatando por 1 a 1 na argentina. O Leão tem chances de vitória no jogo de volta, com o apoio de sua torcida, e pode enfrentar o Corinthians nas quartas de final, caso o Timão também passe para a próxima fase.

O próximo jogo do Corinthians na Copa Sul-Americana será no dia 20 de agosto, às 21h30, com uma vantagem de um gol contra o Bragantino. O jogo terá transmissão do SBT e da ESPN.