Início » Futebol » Copa Sul-Americana » Club Sportivo Ameliano: conheça o time com o recorde de cartões vermelhos em um único jogo

Club Sportivo Ameliano: conheça o time com o recorde de cartões vermelhos em um único jogo

Publicado em:

Última atualização:

O time de futebol do Paraguai Club Sportivo Ameliano tem o reconhecimento do The Guinness Book of Records pelo recorde de maior número de cartões vermelhos em um único jogo, quando o árbitro William Weiler expulsou 20 jogadores em um jogo entre o time e o General Caballero em 1 de junho de 1993. 

Dito isso, o time, assim como o Olimpia, Cerro Porteño e Libertad — os três maiores clubes paraguaios — também é de Assunção, a capital do país, mas mais especificamente no bairro Virgen del Huerto, onde manda seus jogos no Estádio José Tomás Silva. 

Sem muitos títulos até hoje, o Club Sportivo Ameliano nunca venceu um Campeonato Paraguaio, mas detém os títulos da Copa do Paraguai de 2022, da Terceira Divisão do Paraguai (1959 e 2019) e da Quarta Divisão do Paraguai (2003 e 2006). 

Atualmente, a equipe disputa a Primeira Divisão do Campeonato Paraguaio, a Copa de Primera – TIGO – Ueno Bank 2024, desde 2022.  

História do Club Sportivo Ameliano

A fundação do Club Sportivo Ameliano aconteceu em 6 de janeiro de 1936 e, de lá para cá, teve uma história de altos e baixos no futebol do Paraguai. Inicialmente, o time tinha sua casa em Villa Amelia, em Assunção, local onde ganhou destaque e venceu sua primeira competição oficial, a Terceira Divisão, em 1959.

Depois disso, mudou sua localização diversas vezes nas décadas seguintes, e passou então por bairros como Jara e Virgen del Huerto.

A principal causa para ganhar notoriedade mundial, entretanto, foi justamente o recorde de cartões vermelhos (20) em uma única partida quando jogaram contra o time General Caballero em 1993. 

Já em termos de conquista, como percebe-se pelos títulos que conseguiu até agora, sua ascensão ocorreu de forma gradual desde que consagrou-se campeão da quarta divisão em 2003.

Desde então, teve momentos promissores até chegar na Primeira Divisão em 2022, quando também venceu a Copa Paraguai ao derrotar o Nacional nos pênaltis na final, o que também não só lhe garantiu o título, como também a qualificação para a Copa Sul-Americana de 2023 e a Supercopa Paraguai de 2022, que também acabaram vencendo.

No torneio continental, o clube acabou caindo ainda na primeira fase, ao ser eliminado pelo Guaraní do Paraguai. Em 2024, voltou para a Sul-Americana e conseguiu um desempenho bem melhor, ficando em primeira em seu grupo.

Principais jogadores

Os principais jogadores do Club Sportivo Ameliano foram os paraguaios Alfredo Mazacotte, que jogou nas categorias de base do time e Marcos Caballero, que jogou de 2003 até 2021 e foi o principal artilheiro na Primera División C de 2008.  

Além deles, os argentinos Fabian Caballero, que jogou entre 2013 e 2014, e Sérgio Escalante, atual jogador desde 2019, também são grandes nomes na história do clube. 

Estádio José Tomás Silva 

Por fim, o Estádio José Tomás Silva é a casa atual do Club Sportivo Ameliano e está localizado a um quarteirão da Universidade Americana, que também é a principal patrocinadora do time. 

A construção do estádio aconteceu em 1970 e conta com uma capacidade de 2.000 pessoas, além de uma média de apenas 73 espectadores por partida.