Início » Futebol » As principais informações da Libertadores feminina de 2023 e quem foi o último campeão

As principais informações da Libertadores feminina de 2023 e quem foi o último campeão

Publicado em:

Última atualização:

Apesar do crescimento do futebol feminino na América do Sul, ainda existem muitos torcedores que não sabem, por exemplo, quem foi o campeão da Libertadores Feminina de 2023. Entretanto, o continente ganhou mais um motivo para acompanhar cada vez mais a modalidade. 

Afinal, a próxima Copa do Mundo de futebol feminino será realizada por aqui, no Brasil.

Falando nisso, um time brasileiro foi campeão da Libertadores de 2023, o Corinthians. Aliás, a equipe também foi a campeã da Libertadores por mais vezes, com quatro conquistas da competição que realiza a sua 16ª edição em 2024.

E não termina por aí: o Brasil é também o país com mais títulos da Copa Libertadores da América de Futebol Feminino com 12 conquistas.

Portanto, apenas em três edições, quem foi o campeão da Libertadores não era uma equipe brasileira.

Quem foi o último campeão da Libertadores?

O Corinthians foi o último campeão da Libertadores de futebol feminino e começou a campanha de 2023 no grupo C do torneio. Além do Timão, o grupo contava com Colo-Colo, Libertad e Always Ready.

Por fim, as corintianas se classificaram após somarem três vitórias em três partidas disputadas, um aproveitamento de 100% que já mostrava a força da equipe e o favoritismo ao troféu.

Nas quartas de final, o adversário foi o América de Cali, que não viu a cor da bola e levou um elástico 4×0 do time paulista.

Contudo, a primeira grande dificuldade que o Corinthians passaria no torneio seria contra uma equipe brasileira na semifinal: o Internacional.

A partida terminou empatada em 1×1 e foi definida nas penalidades máximas, e as alvinegras garantiram vaga na final.

Final da Libertadores de 2023: Palmeiras x Corinthians

Uma final digna de Libertadores e que nunca havia acontecido na história do futebol, considerando também o masculino.

Portanto, foi a primeira vez, e única até agora, que Palmeiras e Corinthians protagonizaram uma decisão do torneio mais importante da América do Sul.

Assim sendo, o Dérbi paulista definiu quem é o campeão da Libertadores feminina e o título ficou com o Corinthians, que venceu o Palmeiras por 1×0.

Artilharia da Copa Libertadores de Futebol Feminino 2023

Apesar de ter sido o Corinthians quem ganhou a Libertadores feminina da última temporada, o prêmio de artilheira da competição foi para outra equipe brasileira.

O Internacional, que ficou na quarta colocação da competição, foi o clube que contou com a grande artilheira da edição.

Priscila marcou oito gols em seis partidas que o Colorado jogou pelo torneio. 

Além disso, o segundo lugar ficou empatado entre Bia Zaneratto, do Palmeiras, e Milene, do Corinthians, com seis gols cada.

Quando começa a Libertadores feminina de 2024

A Copa Libertadores de Futebol Feminino 2024 inicia no dia 3 de outubro, no Uruguai. A propósito, a competição terá 16 dias de duração e a grande final será jogada no dia 19 de outubro.