Um dos clubes mais tradicionais do futebol brasileiro, o Flamengo é um dos principais times que movimenta multidões desde o princípio de sua história. Dono da maior torcida de um país de mais de 200 milhões de habitantes, o rubro-negro é um dos maiores vencedores de títulos internacionais do nosso futebol. Mas você sabe quantos títulos internacionais tem o Flamengo? Vamos conferir a lista!
Três títulos na Copa Libertadores da América (1981, 2019 e 2022)
O ano de 1981 é, indiscutivelmente, o maior da história do Mais Querido. A geração comandada por Zico, Júnior, Andrade, Adílio e Leandro começou a gerar frutos e conquistou praticamente tudo o que tinha para conquistar.
Naquele ano, o lendário time rubro-negro conquistou a Copa Libertadores pela primeira vez na sua história. Depois de superar o Grupo 3 com Atlético Mineiro, Cerro Porteño e Olímpia, o Flamengo passou pelo Grupo A na Fase semifinal contra Deportivo Cali e Jorge Wilstermann e disputou a final contra o Cobreloa. O clube carioca venceu o primeiro jogo por 2 a 1, mas perdeu a volta por 1 a 0 no Chile. No jogo de desempate, Zico marcou os dois gols da vitória por 2 a 0 no Estádio Centenário para garantir a conquista do título.
O bicampeonato rubro-negro só chegaria em 2019. A geração comandada pelo treinador Jorge Jesus, que encantava o futebol brasileiro com um estilo ofensivo e resultados efusivos, gerou frutos na competição continental. Depois de liderar o Grupo D contra LDU, Peñarol e San José, o Flamengo passou por Emelec, Internacional e Grêmio. Assim, chegou à final contra o poderoso River Plate. Depois de perder por 1 a 0 até os 41 minutos do segundo tempo, Gabigol entrou para a história ao marcar dois gols em três minutos e garantir a conquista do título.
Três anos depois, a conquista do tricampeonato chegou com grande parte do time remanescente de 2019. O time passou invicto pela primeira fase no Grupo H contra Talleres, Universidad Católica e Sporting Cristal. Então o rubro-negro superou o Tolima, Corinthians e Vélez Sarsfield para chegar a mais uma final de Libertadores, desta vez contra o Athletico Paranaense. Novamente, Gabigol brilhou e marcou o gol da vitória por 1 a 0 para garantir a conquista do tricampeonato.
Outros títulos internacionais do Flamengo: quantos são?
Para além da Copa Libertadores, outros títulos internacionais foram marcantes na história do Flamengo. Então vamos descobrir a história por trás de alguns deles?
Mundial de Clubes – 1 título (1981)
Conhecido pelas alcunhas de Copa Intercontinental ou Copa Toyota, o Mundial de Clubes de 1981 não era um torneio oficialmente organizado pela Fifa, mas foi reconhecido posteriormente pela entidade máxima do futebol como a competição mundial entre clubes.
Mesmo com três títulos da Copa Libertadores, o Flamengo só conseguiu conquistar o mundo em uma oportunidade. Com a geração de ouro de 1981, o rubro-negro viajou até Tóquio para enfrentar o Liverpool, campeão da Liga dos Campeões daquele ano. E mesmo com o grande desafio, o time comandado por Zico mostrou sua força e encantou o mundo com uma vitória por 3 a 0, com dois gols de Nunes e um de Adílio.
Copa Ouro – 1 título (1996)
A Copa Ouro Nicolás Leoz foi organizada em três edições nos anos de 1993, 1995 e 1996, recebendo o nome do então presidente da Conmebol. A competição tinha um formato semelhante ao da Recopa Sul-Americana, promovendo o confronto entre os campeões dos torneios promovidos pela entidade em 1995.
Em sua terceira e última edição, a Copa Ouro de 1996 reuniu Grêmio, Rosário Central, São Paulo e Independiente, mas o último clube argentino acabou desistindo de participar da competição. Então, o Flamengo, vice-campeão da Supercopa Libertadores de 1995, foi convidado a participar e saiu como campeão ao bater o São Paulo na final por 3 a 1.
4) Copa Mercosul – 1 título (1999)
Em sua segunda edição, a Copa Mercosul de 1999 reuniu muitos dos melhores clubes sul-americanos. Na época, ela era a segunda competição mais importante do continente, atrás apenas da Copa Libertadores.
O Flamengo iniciou o torneio no Grupo E e se classificou em segundo lugar contra Olimpia, Colo-Colo e Universidade de Chile. Na segunda fase, o rubro-negro passou por Independiente e Peñarol até chegar nas finais contra o Palmeiras. Depois de vencer o primeiro jogo por 4 a 3 no Maracanã, o clube carioca segurou o empate por 3 a 3 no segundo jogo para levantar a taça.
5) Recopa Sul-Americana – 1 título (2020)
Mesmo com três títulos da Copa Libertadores, o Flamengo só conseguiu conquistar a Recopa Sul-Americana em uma oportunidade.
A competição reúne os campeões da Libertadores e da Copa Sul-Americana, e o rubro-negro finalmente alcançou essa conquista em 2020. Então campeã da Libertadores, a equipe de Jorge Jesus superou a jovem e talentosa equipe do Independiente Del Valle. No primeiro jogo, os times empataram por 2 a 2 no Equador. Na volta, o time carioca venceu por 3 a 0 no Maracanã e levantou a taça.