Com a hegemonia brasileira nos últimos anos, muita gente imagina que os clubes do Brasil são os detentores do maior número de taças do campeonato continental. Mas, afinal, qual país tem mais libertadores?
Desde 2019, o Flamengo e o Palmeiras assumiram o protagonismo na disputa pelo título mais desejado das Américas. Com a conquista do Fluminense em 2023, os times brasileiros fizeram história no torneio, aplicando maior hegemonia na história. Para se ter ideia, apenas o Boca Juniors e River Plate apareceram nas finais nos últimos cinco anos, considerando clubes de outros países.
Tendo 25 vencedores diferentes entre os mais de 60 anos de disputa, acompanhe o artigo para descobrir uma pergunta comum entre os torcedores sul-americanos: quem tem mais Libertadores, Brasil ou Argentina?
Afinal, qual país tem mais Libertadores?
O principal campeonato do continente é desejo de muitos clubes. A fase de grupos do torneio das Américas está chegando na reta final com soberania dos times argentinos e brasileiros. Avaliando o retrospecto histórico, o Brasil está chegando nos números de taças da Argentina.
Ainda assim, a resposta de qual país tem mais Libertadores ainda é a mesma: a alviceleste fica em primeiro lugar com 25 conquistas. A federação verde e amarela já levantou o título 23 vezes, sendo 5 consecutivas desde 2019. O Uruguai aparece em terceiro, com oito torneios.
A Argentina também surge com os clubes do país logo nas primeiras colocações de maiores vencedores da Libertadores, junto ao Penarol (5). São eles: Independiente (7); Boca Juniors (6), River Plate e Estudiantes (4).
Por outro lado, é o Brasil que tem o maior número de times diferentes vencedores do campeonato continental. Atlético MG, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Internacional, São Paulo, Santos e Vasco já alcançaram a glória eterna entre os clubes da federação brasileira.
Vale lembrar que, desde 2019, apenas dois elencos que não eram brasileiros chegaram às finais do torneio. River Plate e Boca Juniors são os únicos times que enfrentaram os clubes brasileiros na Libertadores nos últimos anos. Entretanto, ambos perderam para os outros finalistas, Flamengo e Fluminense.
Momento atual na Libertadores
Quando analisamos qual país tem mais títulos na Libertadores com o retrospecto dos últimos anos, percebemos que é questão de tempo para o Brasil ultrapassar a Argentina no número total de torneios.
Devido ao alto investimento e a atratividade do torneio para joias e talentos sul-americanos, os clubes brasileiros têm se sobressaído no campeonato continental, não dando chances para os outros times. O River Plate foi o último clube da federação azul-celeste que levantou a taça da Glória Eterna, ao vencer seu principal rival na Final de 2018.
Outro destaque interessante é que a camisa das federações argentina e brasileira parecem pesar no torneio. Isso porque 2016 foi a primeira vez em 25 anos que nenhum clube dessas ligas não estiveram presentes.
Atlético Nacional e Independiente Del Valle surpreenderam o Boca Juniors e São Paulo nas semifinais ao disputarem a final do campeonato, com o time da Colômbia levantando a taça. O destaque da Libertadores daquele ano foi o atacante Borja, que posteriormente foi para o Palmeiras.