A sexta e última rodada da CONMEBOL Libertadores da América acontecerá entre os dias 28 a 30 de maio. Em seguida, o torneio dá uma pausa para, em agosto, retornar com a fase de mata-mata que definirá os dois times que disputarão o título. E para qualquer latino-americano fanático por futebol, nada mais emocionante do que uma final de Libertadores.
É triste dizer, mas a Argentina é campeã absoluta em termos de títulos da Liberta. Isso porque os cinco maiores campeões da competição são times argentinos. Para dar uma ideia, somados, os clubes do país do alfajor têm, juntos, 25 troféus conquistados. Somente o Independiente, por exemplo, tem sete vitórias no campeonato.
Já dentre as equipes brasileiras, subiram ao pódio Flamengo, Palmeiras, São Paulo, Santos e Grêmio. Cada uma trouxe três títulos para casa na História da Libertadores. Mas, ano passado, o país conquistou mais uma taça com o Fluminense, que finalmente entrou para o hall dos campeões da Liberta.
Fluminense e Boca Juniors se enfrentaram na final da Libertadores de 2023
O mês de novembro de 2023 será inesquecível para a torcida do Fluminense, que viu o Maracanã se tingir com as cores verde, branca e grená. O time carioca carimbou a passagem para a grande final do torneio latino-americano após vencer o Internacional no estádio Beira-Rio, casa do adversário.
Porém, antes de colocar as mãos na taça, o Fluminense precisou enfrentar os argentinos do Boca Juniors, que vinham com garra em busca de seu sétimo título no campeonato. O duelo foi emocionante, com direito a expulsões e prorrogação.
Mas nem tudo foi drama na partida. Após 90 minutos de um dramático empate em zero a zero, o argentino e maior marcador do Flu na temporada, Germán Cano, viu sua estrela brilhar mais uma vez. Uma pena que tenha sido contra o time de seu país de origem.
Isso porque foi dos pés de Cano que saiu o gol que abriu o placar do jogo no primeiro tempo da prorrogação. Com isso, o camisa 14 atingiu a marca dos 13 gols marcados ao longo da temporada passada da Libertadores, consagrando-se artilheiro absoluto do campeonato.
Entretanto, a emoção não parou por aí, uma vez que, no segundo tempo da prorrogação, o Boca empatou com um gol de Advíncula. Enquanto os torcedores de ambas as equipes testavam a resistência de seus corações, John Kennedy anotou o segundo gol do Fluminense, garantindo o título inédito para o clube carioca.
Os confrontos das últimas finais da CONMEBOL Libertadores
Voltando um pouco mais na História da final da Libertadores, é fácil perceber que ela é recheada de confrontos emocionantes. Principalmente depois que a regra do jogo único passou a valer.
Inicialmente, as disputas para decidir o campeão da Liberta eram decididas no esquema de turno e returno, também conhecido como “ida e volta”. Ou seja, uma partida era realizada na casa de um dos times e um jogo de “volta” acontecia na casa do adversário. Dificilmente havia prorrogação ou disputas de pênalti.
No entanto, a partir de 2019 isso mudou e o título de vencedor da Libertadores passou a ser definido em um jogo único, ou seja, quem ganhasse a partida levava a taça para casa. A seguir, relembre os últimos 10 confrontos que ocorreram na final da Libertadores com seus respectivos resultados:
- 2023: Fluminense 2 x 1 Boca Juniors
- 2022: Flamengo 1 x 0 Atlhetico-PR
- 2021: Palmeiras 2 x 1 Flamengo
- 2020: Palmeiras 1 x 0 Santos
- 2019: Flamengo 2 x 1 River Plate
- 2018: River Plate 3 x 1 Boca Juniors (2 a 2 na ida)
- 2017: Grêmio 2 x 1 Lanús (1 a 0 na ida)
- 2016: Atlético Nacional 1 x 0 Del Valle (1 a 1 na ida)
- 2015: River Plate 3 x 0 Tigres-MEX (0 a 0 na ida)
- 2014: San Lorenzo 1 x 0 Nacional-PAR (1 a 1 na ida)