Desde o dia 2 de abril, os amantes do futebol estão torcendo pelos seus times do coração pela CONMEBOL Libertadores 2024. O torneio reúne os clubes de elite do futebol latino-americano. Neste ano, os torcedores podem assistir à Libertadores em cinco diferentes locais entre plataformas de streaming, TV aberta e canais por assinatura.
Após as fases preliminares ocorridas entre os dias 7 de fevereiro e 13 de março, 32 times do Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Bolívia, Equador, Venezuela, Peru e Paraguai foram classificados para seguir adiante para a chamada fase de grupos.
Na fase de grupos da Libertadores, são 96 jogos, divididos em seis rodadas. Para esta etapa, os clubes são divididos em oito grupos, com quatro integrantes cada. A definição dos times que formam cada grupo aconteceu por meio de um sorteio realizado pela própria CONMEBOL em março deste ano.
Os clubes seguem disputando a fase de grupos até o dia 30 de maio, competindo contra os demais de seu grupo. Em seguida, apenas os dois melhores de cada grupo avançam para a fase seguinte. Ou seja, apenas 16 times se enfrentam no mata-mata.
Onde assistir à Libertadores 2024
Aqueles que não quiserem perder nenhuma emoção do principal torneio de clubes da América Latina terão cinco opções para assistir à Libertadores. Na TV aberta, a Rede Globo será a responsável pela transmissão de diversos jogos. Já os canais por assinatura da ESPN são a opção para quem utiliza a TV fechada. Por fim, os serviços de streaming Star+, Paramount+ e Globoplay também transmitem as partidas ao vivo.
Como está o calendário da Libertadores
Como dito anteriormente, as seis primeiras rodadas do torneio seguem até o dia 30 de maio. Após a fase de grupos da Libertadores, o campeonato entra em uma pausa de cerca de dois meses e meio. Isso porque entre os meses de junho e julho ocorre a Copa América, nos Estados Unidos.
Assim, as oitavas de final da CONMEBOL estão previstas para começarem no dia 14 de agosto. Em seguida, o calendário das etapas seguintes tem a seguinte previsão de datas:
- Oitavas de final: 14 e 21 de agosto
- Quartas de final: 18 e 25 de setembro
- Semifinal: 23 e 30 de outubro
- Final: 30 de novembro
Assim como acontece desde 2019, a grande final do torneio máximo da América Latina não contará com partidas de ida e volta. Ou seja, apenas um único jogo define que time será o campeão de 2024 e melhor da América Latina.
Este ano, a cidade de Buenos Aires, capital da Argentina, é a anfitriã da grande final da CONMEBOL Libertadores. O estádio ainda não está definido, mas há grandes chances de que o escolhido seja o Monumental de Núñes, conhecido por ser o lar do River Plate, um dos maiores clubes do país hermano.
Esta é a primeira vez que a cidade porteña recebe a final da Libertadores — que, nos últimos cinco, anos teve apenas times brasileiros como campeões. O último jogo do torneio de 2023 aconteceu na cidade do Rio de Janeiro, com o Maracanã testemunhando a vitória do Fluminense.
Em 2022, foi a vez da cidade de Guayaquil, no Equador, ver o Flamengo levantar a taça de campeão. Antes disso, o Palmeiras conquistou o título nos anos de 2021 em Montevidéu, capital uruguaia, e em 2020, também no Rio de Janeiro. Por fim, em 2019, primeiro ano em que a partida única começou a valer, viu o Flamengo derrotar o River Plate na cidade de Lima, no Peru.