Nem Pelé, nem Maradona: o maior artilheiro da história da Libertadores da América sequer é brasileiro ou argentino. O atleta nasceu no Equador e atendia pelo nome de Alberto Spencer. Com 54 gols marcados em 87 jogos, ele mantém a liderança com folga desde sua última participação no torneio, em 1972.
A seguir, então, conheça um pouco mais sobre a trajetória de Spencer e outros goleadores notáveis da Liberta.
Alberto Spencer: o maior artilheiro de todas as Libertadores
Nascido em 1937, Alberto Spencer estreou no futebol quando tinha apenas 18 anos, defendendo o Círculo Deportivo Everest, mas começou rapidamente a se destacar no futebol equatoriano. Em 1959, fez uma incrível partida contra o Huracán, da Argentina, na inauguração do famoso Estádio Modelo, em Guayaquil.
Em seguida, no mesmo ano, jogou contra o Peñarol.Seu desempenho em campo chamou tanto a atenção do técnico do clube uruguaio que logo ele sugeriu a contratação de Spencer. Assim, em 1960, Alberto foi para o novo clube e deu início a uma triunfante jornada.
O atacante jogou por dez anos junto ao time, e foi com a camisa dele que Alberto fez a maioria de seus gols como artilheiro na Libertadores: 48 ao todo.
Em 1971, porém, Spencer retornou ao seu país de origem para defender as cores do Barcelona de Quito e, novamente se destacando na Copa, marcou mais seis. Ao todo, seus 54 gols o consagraram como o maior artilheiro da Libertadores da América de todos os tempos. Alberto Spencer também foi o maior marcador das edições de 1960 e 1962.
O brasileiro com mais gols na Libertadores
O título de Rei do Futebol serve muito bem a Pelé. No entanto, surpreendentemente ele não está nem entre os dez maiores artilheiros da Libertadores. Apesar de ter atuado nas conquistas do Santos nos campeonatos de 1962 e 1963, na verdade, ele foi o maior marcador apenas em uma edição: a Libertadores de 1965, na qual marcou sete vezes.
Cabe a Gabriel Barbosa, o famoso Gabigol, o título de maior artilheiro do Brasil na Libertadores. Ao todo, ele anotou 31 gols – 30 pelo Flamengo e mais um pelo Santos –, empatando com o argentino Daniel Ortega no terceiro lugar dentre os maiores goleadores do torneio.
O artilheiro da temporada
A CONMEBOL Libertadores da América 2024 ainda não terminou, e ao final do primeiro turno, está difícil eleger apenas um artilheiro. Isso porque cinco nomes brigam pelo título. Paulinho (Atlético-MG), Miguel Borja (River Plate) e Maximiliano Silveira (Peñarol) têm seis gols marcados. Contudo, colado com eles estão Pedro (Flamengo) e Francisco da Costa (Cerro Porteño), com cinco gols cada.
Os maiores artilheiros da história da Libertadores
- Alberto Spencer – 54 gols
- Fernando Morena: 37 gols
- Pedro Rocha: 37 gols
- Gabigol: 31 gols
- Daniel Onega: 31 gols
- Lucas Pratto: 30 gols
- Júlio Morales: 30 gols
- Luizão: 29 gols
- Juan Sarnari: 29 gols
- Anthony de Ávila: 29 gols
- Luiz Artime: 28 gols
- Alberto Acosta: 28 gols
- Oswaldo Ramírez: 27 gols
- Carlos Tévez: 26 gols
- Palhinha: 25 gols
- Fred: 25 gols
- Juan Carlos Sánchez: 25 gols
- Juan Román Riquelme: 25 gols